11 Dicas de reforma, decoração e organização da casa | Blog Telhanorte
home > Ambientes Internos > 11 Dicas de reforma, decoração e organização da casa

11 Dicas de reforma, decoração e organização da casa

casa-decoracao-itens-cores-decorativos-decorar-personalizar-decor-quarto-cama-amarelo-cobertas-lampada-abajur-luminaria-papel-parede

| Ambientes Internos

 

 Confira dicas simples para aplicar na decoração da casa e deixá-la com a sua cara!

 

Você já se mudou para uma casa ou apartamento e teve a impressão de que não haveria como personalizar o ambiente? Talvez pelo tamanho do espaço, estrutura, ou mesmo por se tratar de um imóvel alugado e já mobiliado… Pois saiba que sempre tem um jeito de deixar a casa bonita e com a sua cara!

 

 

Helene Festal, funcionária da Telhanorte e apaixonada por decoração, se mudou para um apartamento alugado que não tinha nada a ver com o estilo dela… E isso só a deixou ainda mais animada! Helene conversou com a dona do apartamento, para pedir as devidas autorizações de reforma, e, com algumas soluções de Do It Yourself (faça você mesmo) ela transformou completamente o espaço para viver a casa com o jeitinho dela!

Confira agora as principais dicas de decoração que Helene usou na reforma, se inspire com as fotos do ambiente decorado e depois visite uma de nossas lojas para decorar a sua casa.

 

Dicas de decoração para você mesmo fazer em casa

 

casa-decoracao-itens-cores-decorativos-decorar-personalizar-decor-plantinhas-plantas-suculenta-mesa-toalha-armario-lampada-luminaria-criativa-madeira

Personalize a casa do seu jeito (Foto: Helene Festal / Divulgação)

 

Defina as cores da casa a partir de um elemento decorativo

“Algo fundamental para qualquer reforma é basear as cores em um elemento decorativo“, aconselha Helene. Para o apartamento alugado, ela se baseou nas cores de dois quadros decorativos que já possuía. Assim, explorou tons amarelados e azulados nas paredes, móveis e objetos de organização.

 

quarto-personalizado-raque-plantas-decoracao-prateleiras

O quadro decorativo do quarto também influenciou na decoração (Foto: Helene Festal / Divulgação)

 

Pinte móveis antigos

A casa que você se mudou já veio mobiliada, mas você não está satisfeito com o acabamento dos móveis? Para Helene, isso não foi um problema. “Telefonei para a proprietária e perguntei se poderia pintar os móveis”, ela explica. “Com a autorização dela, misturei as tintas preta e branca, para chegar a um tom de cinza neutro para alguns dos armários.”

 

 

Para pintar móveis, é preciso encontrar os tipos de tinta ideais para cada superfície. Na madeira ou no metal, a tinta esmalte é a melhor solução, possuindo diversos acabamentos, do fosco ao brilhante.

 

Sugestão de matéria: Confira os diferentes tipos e acabamentos da tinta esmalte e dicas sobre como usar a tinta esmalte em seus móveis!

 

Use sobras de papel de parede e adesivo nos móveis

Comprou papel de parede a mais e não sabe o que fazer com as sobras? Experimente adesivar pequenos detalhes em estantes, racks e demais armários. Além de deixar o móvel em harmonia com o ambiente, você ainda cria um estilo completamente personalizado e único!

 

 

Personalize com elementos Do It Yourself (DIY)

Quer ter uma decoração única e sentir que a casa está com a sua cara? Então experimente fazer por conta própria alguns detalhes em cada ambiente. Abuse da criatividade pintando e adaptando móveis, elementos decorativos e revestimentos. “Customizei com novos puxadores e adesivo,” diz Helene, sobre os móveis abaixo.

 

 

“No rack, coloquei as sobras do papel de parede. E na porta [de um deles], customizei com adesivo também”, Helene completa. Ela ainda aproveitou o adesivo de parede para restaurar um móvel que estava arranhado pelo seu animal de estimação. Utilizou massa corrida, que, apesar de não ser a melhor opção para superfícies de madeira, era o que ela já tinha em casa. Lixou a superfície e envelopou com o adesivo.

 

 

Outro elemento feito por Helene foi a cabeceira da cama. Ela comprou grandes placas de madeira e, seguindo recomendações de profissionais, pregou e colou os elementos, deixando-os harmonizados com a decoração do ambiente.

 

 

Use a criatividade na organização diária da casa

Sabe aquela bagunça do dia a dia? Helene também encontrou um jeito bem criativo de resolvê-la. Deu uma olhadinha nos itens de organização da casa da Telhanorte e comprou caixas e cestos organizadores para ajudá-la a arrumar os objetos. Ela também comprou alguns copos da seção de porta escova de dente e os utilizou para guardar lápis, canetas e afins. E para deixar seu computador de home office na altura ergonômica ideal, Helene usou uma das caixas organizadoras como apoio do notebook. Além de útil, combinou muito com o ambiente!

 

 

Sugestão de matéria: Precisando de dicas para o seu escritório caseiro? Então veja como montar o home office e saiba como deixar o home office organizado e bem decorado

 

Confira alguns dos itens comprados por Helene no site da Telhanorte em Organização da Casa

 

Se atente à iluminação

A luminária que você escolher para determinado ambiente pode transformá-lo completamente. Por isso, é importante buscar a opinião de especialistas, para encontrar a mais adequada para cada espaço da casa. O recomendado é que se faça um estudo de luz da casa inteira, adequando a intensidade e cor da luminária. Além disso, você pode escolher modelos de luminárias que combinem com a decoração, trazendo ainda mais harmonia e estilo.

 

sala-estar-antes-depois-madeira-pintura-moveis-decoracao-decor-reforma-piso-paredes-estante-tv

Sala de estar antes da reforma (Foto: Quinto Andar / Reprodução)

 

No caso de Helene, a luz amarela fez toda a diferença na sala de estar, deixando o ambiente mais aconchegante e bonito.

 

apartamento-personalizado-decoracao-sala-estar-moderna-aconchegante-dicas

A luz amarela deixa o ambiente aconchegante (Foto: Helene Festal / Divulgação)

 

Sugestão de matéria: Aprenda a calcular a quantidade de lâmpadas por m² e confira dicas para escolher a luminária adequada para cada cômodo

 

Amante de pets? Deixe a casa adequada para os bichinhos!

Além do rack que Helene adaptou por conta de Nala, sua cadela de estimação, outra reforma feita foi em seu sofá. Ela explica que a proprietária ia doar o móvel, então ela pediu para que deixasse no apartamento, porque sabia que a Nala poderia destruí-lo… “E aconteceu”, brinca Helene.

A restauração do móvel foi feita com tecido emborrachado. Segundo Helene, “esse tecido é bom para quem tem pets: os pelos não ficam presos na fibra, é fácil de limpar e muito mais resistente!”

 

 

Gostou das dicas?

Assim como Helene, você também pode deixar a casa do seu jeitinho e de cara nova! Na loja virtual da Telhanorte, você encontra diversos itens de decoração, iluminação, Tintas e muito mais! Você também pode encontrar a Telhanorte mais próxima de você em nosso site, em nossas lojas. A Telhanorte vai com você do comecinho da obra até o final!

 

Estilo escandinavo: tenha uma casa clean e aconchegante

 

Por Vinicius Marques | Edição de Stéphanie Durante