home > Área Externa > Árvores frutíferas de pequeno porte para quintal ou jardim: conheça 5 espécies que você pode ter em casa

Árvores frutíferas de pequeno porte para quintal ou jardim: conheça 5 espécies que você pode ter em casa

tema: Área Externa
#30 - 26 de fevereiro de 2020

As árvores frutíferas de pequeno porte para quintal ou jardim são perfeitas para quem tem pouco espaço, mas ainda assim quer ter o prazer de consumir uma fruta colhida na hora.

Dessa forma, comer jabuticaba, pitanga, limão, acerola, entre outras, direto do pé, se tornou possível mesmo que você não more no campo.

Cada vez mais populares nos ambientes urbanos, as plantas frutíferas de pequeno porte embelezam o espaço, decoram e proporcionam mais contato com a natureza.

Conheça agora 5 espécies de árvores frutíferas de pequeno porte para vasos, as características de cada uma e dicas de como plantar e cuidar.

Espécies ideais de árvores frutíferas de pequeno porte para quintal ou jardim

Existem diversas espécies de árvores frutíferas de pequeno porte para quintal ou jardim que você pode ter na sua casa.

Além de deixar o espaço muito mais bonito, estimulam a alimentação saudável e é uma excelente maneira de trazer a natureza para perto.

No entanto, ainda que se trate de um pé de fruta pequeno, há alguns cuidados que você precisa ter para o cultivo correto.

A exposição ao sol, por exemplo, é essencial para que as plantas fiquem saudáveis e deem bons frutos. Também há algumas espécies que precisam de profundidade para que as raízes se desenvolvam e a árvore cresça bem. Por esses motivos, é essencial escolher com atenção onde elas serão dispostas.

Para lhe ajudar nessa decisão, veja abaixo alguns tipos de árvores frutíferas de pequeno porte para quintal, escolha as que mais gosta e monte um jardim incrível!

Jabuticabeira

A jabuticaba é uma fruta pequena, redonda, com casca escura e adocicada. Se desenvolvendo melhor em regiões mais frias, a espécie resiste bem a geadas, mas nada impede seu cultivo em locais mais quentes.

Ainda que possa chegar a 10 metros de altura, a jabuticabeira pode ser cultivada em vasos sem problemas — a sugestão é utilizar os de 50 centímetros de diâmetro. Nesse caso, seu crescimento fica limitado a dois metros de altura, mas sem impedir a produção das frutas.

Os principais cuidados que essa planta frutífera requer para crescer bem e dar frutos é a exposição direta ao sol e as regas diárias, especialmente no verão.

Limoeiro

Quem não gosta de temperar uma bela salada com limão, ou ainda, tomar uma limonada geladinha nos dias quentes? Agora, imagina tudo isso sendo feito com um limão colhido diretamente do pé!

Entre as árvores frutíferas que não crescem muito, o pé de limão-siciliano se destaca. Além de muito bonito, a espécie se desenvolve bem em qualquer espaço.

É comum essa planta chegar a um metro de altura. No entanto, dependendo do local de cultivo, pode crescer um pouco mais. Mas se não quiser que seu limoeiro fique muito alto, basta plantá-lo em um vaso que tenha até cem litros de capacidade.

Os primeiros frutos podem ser vistos depois de dois anos do plantio, surgindo logo após o nascimento das flores.

Quanto aos cuidados, o pé de limão-siciliano precisa de algumas horas de luz solar por dia, mas não pode ficar exposto o dia todo. Já a rega deve ser realizada três vezes por semana, sem encharcar a terra.

Laranjeira

Entre as árvores frutíferas de pequeno porte para quintal ou jardim que vale a pena ter é a laranjeira. Importante fonte de vitamina C, sua fruta pode ser consumida in natura, em sucos, ou no preparo de variados alimentos.

Além de saborosa, versátil e benéfica para a saúde, a laranjeira é uma espécie fácil de ser cultivada. Um pé de laranja-pera, por exemplo, precisa de exposição ao sol constante e seu solo não pode ficar muito molhado.

Por isso, antes de regar, é importante verificar se a terra já não está úmida. Caso esteja, não é preciso regar.

Outro tipo de laranjeira que também pode ser cultivada em espaços pequenos é a Kinka, também conhecida como Kumquat. É uma laranja pequena, originária da China e que, basicamente, requer os mesmos cuidados das outras espécies.

Quando plantada em vasos, a dica é adicionar cascalhos para evitar que a água da rega apodreça as raízes.

Aceroleira

Par perfeito da laranja, a acerola é ainda mais rica em vitamina C e perfeita para sucos, sorvetes, sobremesas e diversos outros pratos.

Das árvores frutíferas de pequeno porte para quintal ou jardim, a aceroleira pode dar frutos até três vezes por ano, e ainda tem a vantagem de poder ser cultivada em vasos pequenos.

Se optar pelo plantio dessa forma, a dica é utilizar os que têm, pelo menos, 10 cm de diâmetro a mais que o torrão da muda (bloco de raízes e terra).  Esse cuidado é essencial para que a espécie cresça saudável.

Caso queira a aceroleira no chão, ainda assim, a dica é utilizar vasos ou canteiros com até 2,25 m² com solo argilo-arenoso. Isso é essencial para reter a umidade, já que essa é uma espécie que requer água em abundância.

Também por esse motivo, a rega deve ser feita quatro vezes por semana ou sempre que notar a terra seca, especialmente no verão.

Pitangueira

A pitangueira é uma planta brasileira que precisa de muito sol para se desenvolver bem. Por isso, se essa for a sua opção, procure colocá-la em um local com boa radiação solar.

No solo, a espécie pode chegar a dois metros de altura. Caso prefira cultivá-la em um vaso, pode utilizar um de tamanho pequeno ou médio, o que vai manter a planta mais baixa.

Sobre os cuidados com a pitangueira, é fundamental fazer a rega todos os dias. Quando em vasos, o ideal é girar periodicamente para que receba sol e calor por igual.

Cuidados para deixar as árvores frutíferas bonitas e saudáveis

Além dos cuidados que especificamos para cada planta citada, quando se trata de árvores frutíferas, há outros que requerem sua atenção.

O tipo de fertilizante ou adubo utilizado, por exemplo, deve ser de acordo com as particularidades de cada espécie. Por isso, antes de comprar, é importante se informar através das indicações das embalagens do produto, ou consultando um jardineiro.

As podas também devem ser regulares. No entanto, precisam respeitar o período de frutificação de cada planta para favorecer o ciclo de desenvolvimento.

Somado a tudo isso, é fundamental utilizar as ferramentas de jardinagem corretas. Isso evita que a estrutura da árvore seja comprometida, contribuindo para um crescimento mais saudável e produção de frutas saborosas.

Na Telhanorte você encontra uma linha completa de ferramentas de jardinagem que vão lhe ajudar a ter um jardim ainda mais bonito. Também temos mangueiras, irrigadores, aparadores de grama, vasos de diversos tamanhos e vários outros acessórios.

Quer conhecer mais? Visite uma de nossas lojas físicas ou acesse o nosso site. Lá, você pode escolher tudo o que precisa e comprar on-line, pelo WhatsApp ou televendas!