home > Cozinha > Cerâmica ideal para parede de cozinha: 5 dicas para escolher a sua!

Cerâmica ideal para parede de cozinha: 5 dicas para escolher a sua!

tema: Cozinha
#30 - 12 de dezembro de 2019

Uma das etapas mais interessantes em uma reforma ou construção é a escolha dos acabamentos e um dos cômodos que mais inspiram criatividade é a cozinha, não é mesmo? Entre tantos detalhes, a escolha da cerâmica ideal para parede de cozinha merece atenção especial. 

Não dá pra negar que a parede é um dos grandes pontos de atenção de qualquer ambiente e sem dúvida a escolha por uma cor ou textura tem o poder de transformar o seu ambiente.

Ao optar por um revestimento estampado, como os ladrilhos portugueses, você cria um ambiente aconchegante e alegre. Se optar por uma cerâmica de parede em um tom escuro como cinza ou preto, agrega sofisticação e modernidade ao espaço.

cerâmica ideal para parede de cozinha

Imagem: Pinterest

cerâmica ideal para parede de cozinha

Imagem: Pinterest

Por essas razões escolher a cerâmica ideal para parede de cozinha requer uma série de cuidados. A seguir listamos algumas dicas para você acertar na decisão. Também listamos alguns benefícios de escolher a cerâmica como revestimento.

Cerâmica ideal para parede de cozinha: 5 dicas para escolher

A cerâmicas é uma das opções de revestimento de parede mais usados por arquitetos para as paredes e o chão da cozinha, seja em toda a extensão do cômodo em apenas em faixas estrategicamente colocadas na pia, por exemplo.

A razão para isso está ligada ao fato de que a cerâmica é uma material resistente e simples de manter limpo.

Mas, como escolher a cerâmica ideal para parede de cozinha? Anote as dicas que separamos a seguir.

1. Analise a qualidade do material

Eu sei que você quer economizar porque os gastos com a sua obra já ultrapassaram o seu planejamento, mas é preciso considerar o custo-benefício de cada escolha.

Uma cerâmica de baixa qualidade não vai aguentar a “pressão” do dia a dia de uma cozinha. O ambiente lida com gordura, vapor, água e necessidade constante de limpeza. Essa característica é, inclusive, uma das razões para a cerâmica ser indicada para o cômodo. Ela é resistente, desde que seja de boa qualidade.

2. Escolha uma cerâmica que seja facilmente higienizada

Como falado acima, este ambiente exige constante  limpeza e, por isso, a cerâmica ideal para parede de cozinha é a que facilita a sua vida!

Hoje em dia ninguém quer perder tempo passando horas em uma faxina que poderia ser feita em alguns minutos, se você tivesse escolhido uma cerâmica que fosse facilmente limpa.

Por isso escolha uma cerâmica que permita uma limpeza rápida.

3. Considere o estilo da decoração

Já tem algum tempo que a cozinha passou a ser um dos espaços mais requisitados de uma casa. Em muitas residências é lá que moradores e visitas passam grande parte do tempo juntos. Por esse motivo criar um ambiente bem decorado, que transmita um pouco da personalidade dos donos da casa vai agregar ainda mais valor ao ambiente e a todo a residência.

Pensando nisso, a escolha da cerâmica ideal para parede de cozinha deve passar pela análise do ambiente e do estilo de decoração que você quer adotar. Entre os principais estão:

  • moderno;
  • vintage;
  • minimalista;
  • rústico.

Outros elementos como a pia da cozinha e armários também devem ser considerados na escolha do estilo de decoração que será adotado.

Aqui uma dica extra pode ser importante: atenção ao estilo da casa como um todo. Ter uma cozinha rústica no meio de uma casa super moderna vai reduzir a personalidade do local.

Defina um conceito para sua decoração e crie uma unidade visual para toda a residência. Isso vai contribuir para o resultado final como um todo.

cerâmica ideal para parede de cozinha

Exemplo de revestimento rústico | Imagem: Pinterest

4. Use a criatividade em cores, texturas e padrões

Uma outra vantagem da cerâmica é a enorme quantidade de opções de formatos, texturas e cores aos quais você tem acesso.

Brincar com essas combinações é uma ótima opção para quem quer sair do óbvio e isso vale para todos os estilos, mesmo os mais clássicos.

cerâmica ideal para parede de cozinha

Imagem: Pinterest

cerâmica ideal para parede de cozinha

Imagem: Pinterest

5. Combine os revestimentos da parede e do piso

Além de excelentes azulejos e revestimentos de parede para cozinha, os pisos cerâmicos também são opções duráveis para o chão.

Não é necessário que você use o mesmo revestimento para parede e piso, inclusive esse tipo de combinação não é recomendado, entretanto, é importante que ambos tenham algum tipo de relação para que o ambiente fique harmonioso.

Algumas marcas inclusive já possuem opções de linhas semelhantes para facilitar a sua escolha.

O importante é que você, ao escolher a  cerâmica ideal para parede de cozinha também considere o material que será usado no piso do ambiente.

cerâmica ideal para parede de cozinha

Imagem: Pinterest

Benefícios da cerâmica para a parede da cozinha

Acima citamos alguns dos benefícios de escolher a cerâmica ideal para parede de cozinha, entretanto, para que você não tenha mais dúvidas sobre esse material reunimos todas as vantagens em uma lista completa, logo abaixo:

  • durabilidade: as cerâmicas são materiais resistentes e por isso indicados para ambientes como a cozinha. Podem durar mais de 50 anos nas paredes;
  • funcionalidade: as ceramicas para parede são simples e fáceis de limpar;
  • sustentabilidade: a matéria prima da a argila e suas jazidas podem ser recuperadas, diferente do que acontece com as de extração de mármore;
  • estética: a cerâmica é um material que se adapta a diferentes estilos de decoração e ambientes, podendo oferecer opções variadas de cores e texturas para sua cozinha.

Dê preferência para marcas reconhecidas do mercado

As marcas reconhecidas no mercado não possuem só nome, mas também qualidade e durabilidade. Uma vez que após sua obra as cerâmicas ficarão em sua cozinha por anos, é importante considerar o custo-benefício.

Se você está a procura da cerâmica ideal para parede de cozinha acesse a loja virtual da Telhanorte e encontre as melhores marcas em promoção!

Acesse nossa loja virtual, selecione os produtos para sua construção ou reforma e receba tudo em casa. Você também pode visitar uma de nossas unidades físicas e comprar por telefone ou WhatsApp.

Conheça também nossa sessão Outlet e faça suas compras com o cartão Telhanorte.