Como colocar piso laminado: passo a passo | Blog Telhanorte
home > Construção > Como colocar o piso laminado: passo a passo

Como colocar o piso laminado: passo a passo

como-colocar-piso-laminado-2

| Construção

Comprou um piso laminado e quer instalá-lo sozinho? A seguir, preparamos uma matéria com um passo a passo imperdível para a sua aplicação correta!

 

O piso laminado se tornou um dos tipos mais usados em projetos de reformas de ambiente doméstico e em construções de lojas, shoppings e academias. A praticidade dessa categoria de piso leva muitas pessoas a pesquisarem sobre como instalá-lo

E, sim, o processo é bastante prático e com um pouco de conhecimento sobre alvenaria é possível instalá-lo por conta própria! Mas como os detalhes contam muito em processos como esse, lembre-se de que ter um especialista te ajudando faz toda a diferença… Tanto na qualidade do serviço quanto no acabamento da instalação.

Quer entender como colocar o piso laminado, sobre que tipos de superfícies ele pode ser instalado e os tipos de laminados para piso? Continue lendo!

 

Passo a passo: como colocar o piso laminado

Colocar um piso laminado é uma maneira rápida e fácil de atualizar um cômodo da sua casa. 

Montamos um guia fácil de seguir, que explica como colocar piso laminado, incluindo como se preparar antes de iniciar a colocação do laminado, como cortar o laminado para caber nos cantos e uma dica simples para manter as placas juntas. Confira!

 

Etapa 1: Limpe o chão

Antes de começar a colocar o piso laminado, verifique se o piso está limpo e livre de sujeira. O menor pedaço de detrito pode levantar as placas do chão e interferir no acabamento geral.

 

Etapa 2: Verifique a regularidade da superfície e a umidade do ambiente

Depois de limpar todo o chão, verifique, com o auxílio de uma régua de nivelamento, o alinhamento da superfície onde o piso será colocado. É recomendado que não haja desníveis superiores a 3mm no contrapiso, para não prejudicar a instalação. 

Outro ponto que deve ser verificado com atenção é a umidade do local. Não é possível colocar o piso laminado em ambientes com alta umidade. Use um higrômetro para fazer a checagem e caso haja umidade, será necessário fazer a impermeabilização do ambiente primeiro. 

 

Etapa 3: Coloque a manta

Depois de limpar o chão, estenda uma manta em sentido transversal por todo o espaço onde vai colocar as chapas de piso laminado. Corte-a para corrigir o comprimento, se necessário. A manta oferece amortecimento extra e ajuda a absorver o som.

 

Etapa 4. Defina uma borda entre os cômodos

É importante que o piso laminado e o revestimento do cômodo adjacente se encontrem embaixo da porta. Para fazer isso, pregue um pedaço de madeira na porta para criar uma borda reta.

 

Etapa 5. Coloque a primeira linha de placas

Meça a largura da sua placa laminada. Marque com uma régua e utilize os espaçadores para manter 8 mm de espaçamento entre a parede e a primeira fileira de placa. 

Coloque a primeira placa e siga colocando o piso laminado, em conjunto com os espaçadores, ao longo dessa primeira fileira, até que ela esteja concluída. 

 

piso-laminado-instalação

Instalando piso laminado (Foto: cursosavante.com.br/reprodução)

 

Etapa 6. Corte as placas para ajustes

Você pode precisar cortar uma placa ao meio para começar a colocar a segunda linha ou para fazer algum ajuste e completar o comprimento, garantindo que as junções das placas fiquem alinhadas. 

Meça e marque o tamanho necessário na parte de trás da placa. Coloque-a no cavalete de serra e corte-a com a serra circular.

 

Etapa 7. Inicie a segunda linha de placas

Comece a colocar a segunda linha de piso laminado. Para facilitar a colocação, junte várias tábuas antes de colocá-las no lugar — se for piso laminado com click — e encaixe na lateral da primeira linha de tábuas.

 

Etapa 8. Feche o espaço entre as placas

Ao colocar o piso laminado, você poderá notar um espaço entre uma linha e outra. Use um martelo e o bloco de batida para empurrá-los com cuidado. O bloco de batida distribui uniformemente a força do martelo e ajuda a evitar danos às placas do piso.

 

Etapa 9. Continue a instalação das placas

Continue colocando mais linhas de placas laminadas. Verifique se elas estão encaixadas umas nas outras e se as placas no final das linhas têm o mesmo comprimento!

 

Etapa 10. Marque as placas para acabamento dos cantos

Para cortar uma placa e fazê-la caber em um canto, posicione-a contra a esquina. Marque onde a placa encontra a parede e adicione 15 mm para a folga. Esta é a largura do corte. 

Mova a prancha ao longo da lateral da parede e marque o comprimento do corte. Use o esquadro para marcar a área a ser cortada.

 

Etapa 11. Acabamento

Complete o acabamento com os rodapés que mais combinarem com o tipo de piso laminado que você escolheu. Finalize a instalação das placas ajustadas e a divisão do encontro com o outro cômodo. Está pronto!

Confira um passo a passo em vídeo de como colocar piso laminado com click da Eucafloor (que é fornecedora aqui na Telhanorte!).

 

 

Como colocar o piso laminado em cima de cerâmica

É possível colocar o piso laminado sobre várias superfícies, incluindo a de cerâmica. O processo seria o mesmo que o de colocar um piso laminado em um contrapiso de concreto. Somente atente-se se o piso se encontra em boas condições e o azulejo bem preso, nivelado e plano.

No entanto, se o piso cerâmico existente não for plano e liso, ou se tiver ladrilhos desnivelados ou com um canto saliente, ao colocar o piso laminado vai parecer que você está andando de montanha russa, em um parque de diversões: cheio de altos e baixos!

Nesse caso, você pode optar por retirar a cerâmica e começar do zero ou usar um composto de nivelamento no topo do piso já existente, para nivelá-lo antes de colocar o piso laminado!

Também é possível colocar o piso laminado sobre um assoalho de madeira, seguindo as mesmas etapas do passo a passo.

 

Confira também: Prós e contras do piso laminado

 

Tipos de laminados para piso

Você pode escolher qual o melhor piso laminado com base na aparência da superfície. Os acabamentos de laminados estão sempre evoluindo. Onde antes havia apenas uma superfície básica para escolher, agora existem muitas. São elas:

Madeira: com um acabamento simples e uma camada de verniz você diria que é madeira de verdade. Algumas marcas oferecem acabamentos de alto, médio e baixo brilho.

 

piso-laminado-madeira-amadeirado-sala-estar-sofa-decoracao-ambiente-estilo-aconchegante

O piso laminado combina com diversos estilos de ambiente (Foto: Francesca Tosolini / Unsplash / Reprodução)

 

Com relevo e/ou texturizado: alguns laminados vêm com um acabamento texturizado. O relevo regular não corresponde exatamente a fissuras reais, mas enganam os olhos ao olhar para a superfície.

Raspado: o piso laminado raspado também é uma opção disponível – um processo que, até recentemente, era feito apenas para pisos de madeira de engenharia ou sólidos. Esse processo adiciona uma aparência antiga e artesanal ao seu piso laminado.

Gravado em relevo: este tipo de relevo corresponde à gramatura de madeiras, para um visual em relevo mais autêntico.

 

Quer encontrar as melhores ofertas e condições de entrega para piso laminado? Acesse o site da Telhanorte e confira a sessão completa de pisos laminados. Pesquise e tire dúvidas com a nossa equipe em poucos cliques pelo WhatsApp.

 

Edição de Álvaro Oliveira e Murilo Bonício