home > Banheiro > Como comprar um bom chuveiro | GUIA de compra

Como comprar um bom chuveiro | GUIA de compra

tema: Banheiro
#30 - 16 de novembro de 2019

√Č sexta-feira a noite e voc√™ chega em casa depois de um dia intenso de trabalho. Antes do banho, voc√™ tira os sapatos e estica as pernas no sof√° por alguns minutos. Em seguida, entra no chuveiro, abre o registro e depois de alguns minutos ouve um estalo vindo de dentro do chuveiro. Em segundos, l√° se foi seu banho quente e relaxante por causa de uma resist√™ncia queimada. Nesse minuto voc√™ pensa: porque n√£o pesquisei mais como comprar um bom chuveiro?

Essa pequena hist√≥ria √© um grande ‚Äúquem nunca?‚ÄĚ. Afinal, que atire a primeira resist√™ncia quem nunca passou por algum tipo de problema com o chuveiro ou ducha no momento mais inesperado.

No Brasil, os chuveiros elétricos são o tipo mais popular com vários modelos de espalhadores e designs.  

Mas apesar de serem os mais usados, os chuveiros el√©tricos n√£o s√£o os √ļnicos.¬†

Por isso, criamos este post com um pequeno guia de como comprar um bom chuveiro com tudo que você precisa considerar antes de comprar. Continue lendo!

GUIA: como para comprar um chuveiro

guia-comprar-bom-chuveiro

Neste guia para comprar um bom chuveiro, vamos falar dos seguintes pontos:

  1. Tipos de chuveiro: el√©trico, eletr√īnico, a g√°s e de energia solar
  2. Estrutura para press√£o da √°gua
  3. Tipos de espalhador e vaz√£o
  4. Design e modelos de teto e parede
  5. Durabilidade

Para comprar um bom chuveiro, você vai precisar analisar tanto as características do produto quanto o que a estrutura da sua casa/apartamento permite. Vamos começar!

1. Tipos de chuveiro: el√©trico, eletr√īnico, g√°s e energia solar

O chuveiro elétrico é o tipo mais usado em todo o Brasil. A peça do chuveiro em si é mais barata e a fiação elétrica tradicional permite a instalação sem grande mão de obra.

O tipo el√©trico possui tr√™s op√ß√Ķes de temperatura ‚ÄĒ fria, morno e inverno ‚ÄĒ que podem variar de nomenclatura de acordo com marca.

Uma característica importante é que a troca de temperatura precisa ser feita com o chuveiro desligado. 

Já no chuveiro elétrico, o principal diferencial é a possibilidade de mudar a temperatura da água enquanto ele está ligado. 

O produto vem com uma haste rotativa que permite regular a √°gua com mais op√ß√Ķes de¬† temperatura, oferecendo mais conforto.

Os dois modelos ‚ÄĒ el√©trico e eletr√īnico ‚ÄĒ tem produtos com caracter√≠sticas econ√īmicas, mas ambos s√£o grandes ‚Äúgastadores‚ÄĚ de energia el√©trica.

Já os chuveiros a gás, como o próprio nome diz, são aquecidos por gás (sem gasto com eletricidade) e são muito comuns em prédios que possuem esse tipo de energia.

Apesar de economizar na conta de luz, é importante ter cuidado, pois este tipo de chuveiro tende a gastar mais água. Isso porque o tempo para aquecimento maior.

Os chuveiros a base de energia solar são os mais sustentáveis, porém ainda pouco utilizados pelo alto custo dos painéis fotovoltaicos e de toda a estrutura necessária para utilizar a energia solar. 

Então para comprar um bom chuveiro, analise o custo benefício do tipo que você preferir e o que ele te custará em termos de mãos de obra para instalação. 

2. Estrutura para press√£o da √°gua

A posição onde está colocada a caixa d’água na sua casa/apartamento em relação ao chuveiro vai determinar a pressão da água.

√Č por isso que em algumas casas a √°gua sai com for√ßa quase zero, enquanto em outras o chuveiro √© quase um massageador com uma vaz√£o constante e precisa.

Se a caixa d’√°gua estiver a menos de um metro de altura do chuveiro, a press√£o e, consequentemente, a vaz√£o ser√° pequena.¬†

Então na hora de comprar o chuveiro, você vai precisar adquirir um modelo pressurizado ou comprar o pressurizador separado. 

Se a situação for ao contrário, o chuveiro tiver muita pressão, basta comprar um redutor de pressão para evitar o desperdício de água. 

3. Tipos de espalhador e vaz√£o

tipo-espalhador-chuveiro

Junto com a pressão da água, outro fator para considerar para comprar um bom chuveiro é o tipo de espalhador e a vazão de água que ele proporciona.

Cada tipo vai proporcionar sensa√ß√Ķes diferentes. Os espalhadores mais largos molham como um todo. J√° os mais estreitos s√£o mais direcionados e com a press√£o certa podem ser bastante relaxantes.

Você também pode apostar nos chuveiros com espalhadores menores se tiver pouca pressão, pois a estrutura menor intensifica a saída de água.

4. Design e modelos de teto ou parede

O banheiro √© um dos c√īmodos da casa onde mais se gasta atualmente. Para fazer a funda√ß√£o do banheiro gasta-se mais e para decor√°-lo tamb√©m.

E o chuveiro é um dos itens onde as pessoas mais investem, pois além de ser uma necessidade de higiene diária, tomar banho também é um momento relaxante.

E com a evolução do design, a aparência do chuveiro também é um critério na hora de comprar um bom chuveiro.

Dos mais tradicionais aos modelos com formatos redondos, quadrados, v√°rias posi√ß√Ķes de duchas, espalhadores, de a√ßo, op√ß√Ķes n√£o faltam.¬†

Assim, voc√™ pode combinar o chuveiro com a decora√ß√£o do banheiro para criar um ambiente r√ļstico, minimalista e moderno.

Aqui também entra o modelo do chuveiro que pode ser de parede, o mais tradicional, ou de teto.

Os modelos de texto permitem mais flexibilidade na hora de escolher a posi√ß√£o, mas exigem um preparo anterior em rela√ß√£o a parte hidr√°ulica. Tamb√©m √© melhor para casas com p√© direito mais alto ‚ÄĒ entre 2,40m e 2,50m.

Os modelos de parede apesar de serem mais tradicionais também permitem se adaptar ao espaço do box, pois dependendo do tamanho é possível escolher entre os modelos com ou sem tubo.

5. Durabilidade

A durabilidade também é um quesito importante de analisar na hora de comprar um bom chuveiro. Você não quer trocar de peça a cada estação, não mesmo?

Intensifique a pesquisa neste item. Analise de que material é feito o chuveiro, como deve ser feita a limpeza, os critérios de segurança do produto, etc.

Pronto para comprar seu chuveiro?

Com o nosso guia de como comprar um bom chuveiro na cabeça, você está pronto para fazer uma compra certeira!

E você nem vai precisar sair de casa ou desligar o celular para fazer isso.

Acesse a sess√£o de Chuveiros do site da Telhanorte e escolha entre diversas op√ß√Ķes de tipos, modelos, duchas e espalhadores.

Depois é só esperar seu produto chegar no conforto de casa e, enquanto aguarda, pode contratar com um bombeiro hidráulico de confiança para fazer a instalação.

Sua casa merece os melhores produto e na Telhanorte você encontra tudo com o melhor preço e qualidade garantida pelas melhores marcas.