Como escolher o melhor chuveiro | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Como escolher o melhor chuveiro

Como escolher o melhor chuveiro

como-comprar-chuveiro-2

| Banheiro

Está em dúvida em qual modelo de chuveiro escolher? Acesse nosso guia e descubra o ideal para seu bolso e estrutura da casa!

 

Que atire a primeira pedra quem nunca teve problemas com seu chuveiro! Pois bem, nós não queremos que você passe mais nenhum perrengue, por isso montamos essa matéria com dicas de como escolher o melhor modelo para sua casa.

No Brasil, o tipo mais comum de ser encontrado nas casas é o elétrico. Modelo este que, eventualmente, pode dar algum defeito, tanto de fábrica quanto de mau uso, assim como os chuveiros a gás, menos populares, mas que não fogem dos problemas.

Vale ressaltar que não iremos eleger o melhor chuveiro, já que o melhor vai de acordo com a sua necessidade, preferência e orçamento. Mas fique tranquilo: iremos apontar a maior quantidade de informações para te ajudar na escolha!

ilustracao-chuveiro

(Imagem: Rawpixel / Reprodução).

 

Como comprar o chuveiro ideal para você

Neste guia, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. Tipos de chuveiro: elétrico, eletrônico, a gás e de energia solar;
  2. Estrutura para pressão da água;
  3. Tipos de espalhador e vazão;
  4. Design e modelos de teto e parede;
  5. Durabilidade.

Para comprar um bom chuveiro, você vai precisar analisar tanto as características do produto quanto o que a estrutura da sua casa permite. 

 

1. Tipos de chuveiro: elétrico, eletrônico, a gás e de energia solar

O chuveiro elétrico é o tipo mais usado em todo o Brasil. A peça do chuveiro em si é mais barata e a fiação elétrica tradicional permite a instalação sem grande mão de obra. Este modelo possui três opções de temperatura — fria, morno e quente — que podem variar de nomenclatura de acordo com a marca. Uma característica importante é que a troca de temperatura precisa ser feita com o chuveiro desligado.

 

chuveiro-eletrico

Chuveiro elétrico (Foto: Acervo Telhanorte).

 

Já no chuveiro eletrônico, o principal diferencial é a possibilidade de mudar a temperatura da água enquanto ele está ligado. O produto vem com uma haste rotativa que permite regular a temperatura da água, tornando-o mais prático do que o modelo acima.

 

chuveiro-eletronico

Chuveiro eletrônico (Foto: Acervo Telhanorte).

 

Os dois modelos — elétrico e eletrônico — têm características econômicas, mas ambos consomem uma quantia de energia elétrica considerável.

Os chuveiros a gás, como o próprio nome sugere, são aquecidos por gás e, portanto, não consomem eletricidade. São muito comuns em prédios que possuem gás encanado, o que facilita a instalação dessa opção.

Apesar desse modelo economizar na conta de luz, é importante ficar de olho! Os chuveiros a gás tendem a gastar mais água (principalmente em prédios, onde a pressão é maior), uma vez que o tempo para aquecer a água é maior.

Os chuveiros a base de energia solar são os mais sustentáveis, porém pouco utilizados devido ao alto custo dos painéis fotovoltaicos e de toda a estrutura necessária para gerar energia. 

Então, para comprar o chuveiro ideal, analise os gastos em relação à instalação, manutenção e despesas a longo prazo

 

2. Estrutura para pressão da água

A posição onde está colocada a caixa d’água na sua casa/apartamento em relação ao chuveiro vai determinar a pressão da água. É por isso que em algumas casas a água sai com força quase zero, enquanto em outras o chuveiro possui uma vazão constante e precisa. 

Se a caixa d’água estiver a menos de 1 metro de altura do chuveiro, a pressão e a vazão serão pequenas. Portanto, na hora de comprar o chuveiro, você vai precisar adquirir um modelo pressurizado ou comprar o pressurizador separado.

Caso a pressão seja muito forte, basta comprar um redutor de pressão para evitar o desperdício de água.

 

3. Tipos de espalhador e vazão

Junto com a pressão da água, outro fator para considerar na hora de comprar um bom chuveiro é o tipo de espalhador e a vazão de água que ele proporciona. Cada modelo vai proporcionar sensações diferentes.

Os espalhadores mais largos possuem uma maior área de cobertura para o corpo. Já os mais estreitos são direcionados e com a pressão certa podem ser bastante relaxantes.

Você também pode apostar nos chuveiros com espalhadores menores se tiver pouca pressão, pois a estrutura menor intensifica a saída de água.

 

tipo-espalhador-chuveiro

Exemplos de chuveiros com vazões de água diferentes (Foto: Acervo Telhanorte).

 

4. Design: modelos de teto ou parede?

O chuveiro é um dos itens do banheiro que as pessoas mais investem pois, além de ser uma necessidade de higiene diária, tomar banho também é um momento relaxante. E com a evolução do design, a aparência do chuveiro tornou-se critério na hora da compra.

Existem milhares de modelos disponíveis no mercado – formatos redondos, quadrados – e várias posições de duchas – de parede, de teto, etc. Opções não faltam! Assim, você pode combinar o chuveiro com a decoração do banheiro para criar um ambiente rústico, minimalista ou moderno.

Os modelos de teto permitem mais flexibilidade na hora de escolher a posição, mas exigem um preparo anterior em relação a parte hidráulica. Também é melhor para casas com pé direito mais alto — entre 2,40 m e 2,50 m.

Já os modelos de parede, apesar de serem mais tradicionais, também permitem se adaptar ao espaço do box, uma vez que é possível escolher entre os modelos com ou sem tubo.

 

5. Durabilidade

A durabilidade também é um quesito importante de analisar na hora de comprar um bom chuveiro. Você não quer trocar de peça a cada estação, não é mesmo? Intensifique a pesquisa neste item. Analise de que material é feito o chuveiro, como deve ser a limpeza, os critérios de segurança do produto, etc.

 

Vamos comprar seu novo chuveiro?

Com o nosso guia de como escolher o melhor chuveiro em mãos, você estará pronto para fazer uma compra consciente!

Acesse a sessão de Chuveiros do site da Telhanorteou visite uma de nossas lojas e escolha entre diversas opções de tipos, modelos, duchas e espalhadores.

Depois, é só esperar seu produto chegar no conforto de casa e, enquanto aguarda, pode contratar um profissional de confiança para fazer a instalação.

Sua casa merece os melhores produto e na Telhanorte você encontra tudo com o melhor preço e qualidade garantida pelas melhores marcas. Pode confiar!

 

Edição de João Victor Quintino e Murilo Bonício