Aprenda como deixar a cozinha organizada em 6 passos | Blog Telhanorte
home > Cozinha > [Checklist] Como deixar a cozinha organizada em 6 passos

[Checklist] Como deixar a cozinha organizada em 6 passos

Como deixar a cozinha organizada

| Cozinha

A cozinha é um dos lugares preferidos da casa! Reunir a família, fazer um lanchinho rápido, fazer um jantar para os amigos, são algumas das alegrias que esse ambiente nos proporciona. Isso sem falar dos cheiros e sabores que saem de lá! Mas, com tanta movimentação, uma dúvida comum é, afinal, como deixar a cozinha organizada?

Acredite, com algumas dicas para organização da cozinha simples, você vai conseguir manter uma rotina ainda mais agradável e uma relação mais feliz com esse cômodo da casa.

Quer saber como? Continue lendo!

Como deixar a cozinha organizada: 6 dicas certeiras

Seguindo as dicas para organização da cozinha que selecionamos e apresentamos abaixo, essa vai ser a última vez que você vai perder tempo com isso, porque vai ser simples manter tudo em ordem! Confira!

1. Faça uma faxina geral e crie rotinas de limpeza

Tire um dia, abra um vinho, coloque uma música animada e bora para a faxina.

Para começar a organizar a cozinha você vai precisar fazer um faxinão, eliminando alimentos vencidos, utensílios que não usa mais, tirando da cozinha o que não é da cozinha.

Com essa limpeza feita é hora de colocar tudo em seu lugar, facilitando o dia a dia.

Mas, lembre-se, a faxina na cozinha deve ser periódica, afinal, o contato com a gordura, com alimentos e a movimentação de pessoas, exige uma manutenção mais “pesada” nesse cômodo.

Você pode tirar alguns minutos por dia organizando um pouco cada dia, ou reservar um tempo maior no final de semana ou após um dia de trabalho. Escolha produtos que facilitem sua vida e mãos na massa.

2. Deixe à mão o que você usa sempre 

Depois de uma mega faxina é hora pensar, estrategicamente, onde guardar cada item.

Reserve um tempo para isso, afinal, se você cumprir bem essa etapa não precisará repeti-la. Seu sistema funcionará e você só vai precisar manter a organização.

A cozinha é um ambiente que precisa ser funcional. Se a colher de pau fica em uma gaveta longe do fogão é bem provável que ela comece a ficar fora do lugar. E esse é só um exemplo.

Por isso a dica é simples: coloque objetos do dia a dia em locais mais acessíveis e perto de onde são usados.

Voltando à colher de pau, você pode colocá-la na gaveta mais perto do fogão ou mesmo usar um porta talheres que possa ficar sobre a bancada, do lado do fogão.

Uma dica bastante eficaz sobre como deixar a cozinha organizada é criar uma área específica do armário para os itens que usa no dia a dia, colocando pratos, panelas, copos do cotidianos nessa “porta” do armário.

Uma outra ideia é usar as prateleiras de baixo para deixar os itens do dia a dia, enquanto nas de cima você pode armazenar itens como aparelhos de jantar que ganhou de casamento, as taças e tulipas para noites especiais e por aí vai.

Todas essas opções tem um objetivo em comum: facilitar que as coisas voltem para seu lugar depois de usadas.

Se você precisa subir em um banquinho todo dia para pegar o prato do almoço, ele vai começar a ficar em outro lugar, que não o seu original. Isso quer dizer que a bagunça está começando a ser formada.

3. Guarde itens de acordo com sua categoria

Uma das dicas mais simples de como organizar armário da cozinha é setorizar.

Crie nichos para cada “parte” do armário, reunindo talheres, pratos, potes de plástico, panelas, tabuleiros em grupos, e organizando de acordo com o uso (como apresentamos no tópico acima) e tamanho. 

4. Use prateleiras ou armários de parede para aproveitar melhor o espaço

Usar o espaço vertical da cozinha é uma opção tanto para cozinhas grandes como para as pequenas. 

Quando você “tira” as coisas do chão, a sensação de organização é ainda maior. Por isso, essa é uma dica de ouro de como deixar a cozinha organizada.

Optar por armários é sempre a melhor opção porque eles ajudam a “esconder” a bagunça, mas principalmente, porque oferecem uma harmonia visual mais agradável.

Entretanto, você também pode usar ganchos e organizadores de parede para cozinha, que atuam com o mesmo intuito de desobstruir o caminho.  

Como deixar a cozinha organizada

Suporte para utensílios Cook Home 17 Arthi

5. Use organizadores de armário

Os organizadores de armário de cozinha vão te ajudar a dar um lugar exato para cada item do cômodo (e haja item, neh?).

Por isso, ao aprender como organizar utensílios de cozinha use e abuse de cestos e porta coisas como:

Nada como ver cada coisinha dessa em seu lugar devidamente escolhido e organizado!

Como deixar a cozinha organizada

Fonte: Studio Lab Decor

6. Organize alimentos 

Entre as dicas para organização da cozinha não poderia faltar eles: os potes herméticos de vidro.

Os potes herméticos são verdadeiros aliados na organização da cozinha e na segurança em relação aos alimentos que estão sendo ingeridos, afinal, eles ajudam a conservá-los.

Inclusive são ótimas opções de como organizar os temperos na cozinha. Basta escolher potes de tamanho menor, especializados em armazenar especiarias.

Além de tudo, são potes muito bonitos e ajudam a organizar o armário, deixando-o muito mais elegante. Ao invés de ficar com vários saquinhos de alimentos, que tal comprar um kit de potes herméticos de vidro e dar um up na despensa de casa?

Leia também: Checklist de utensílios de cozinha: 23 itens essenciais 🍴

Como deixar a cozinha organizada

Invista nos melhores organizadores de cozinha!

Como você viu, não é difícil organizar sua cozinha. Basta seguir algumas dicas e ter o apoio de alguns objetos que vão ajudar a manter cada coisa em seu lugar.

Então, o que está faltando para começar a organização?

Na loja virtual da Telhanorte você pode conferir nossa seção completa de Utensílios de Cozinha e Organização de Cozinha e comprar tudo que você precisa, sem sair de casa. Aproveite também e confira nossas opções de Eletrodomésticos.

Comprando pelo site, você recebe seus produtos em casa ou retira em uma de nossas unidades perto de você. Aproveite!