Como escolher a cor para parede de cada cômodo? | Blog Telhanorte
home > Ambientes Internos > Como escolher a cor para parede de cada cômodo?

Como escolher a cor para parede de cada cômodo?

o-que-e-tinta-acrilica

| Ambientes Internos

 

Aprenda os 4 passos necessários para planejar o “décor dos sonhos” e confira dicas de pintura para cada ambiente da sua casa.

 

Escolher as cores das paredes para toda a casa é, talvez, a etapa mais esperada para quem está construindo ou reformando. Afinal, a tinta na parede é que atribui estilo ao local, transmite a personalidade dos moradores e, ainda por cima, dita o clima do ambiente. E como escolher a cor que seja perfeita?

Nós criamos um guia com dicas preciosas para você aprender como escolher cor de tinta para parede e surpreender a todos com a decoração do ambiente. De maneira resumida, as etapas são:

  1. analisar os objetos que já estão no ambiente;
  2. definir um estilo para seguir;
  3. entender o objetivo daquele cômodo para você;
  4. usar o círculo cromático para definir combinações e tons.

Mas não acaba por aí… Depois de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema, vamos te dar algumas dicas mais específicas para cada cômodo.

Vamos lá! 

 

Como escolher cor para parede: 4 etapas fundamentais para a escolha

 

1. Analise os objetos que já estão no ambiente

Essa dica serve, em especial, para quem já tem uma série de objetos e não deseja abrir mão de tudo após a reforma!

Ao começar, é importante registrar o estilo dos objetos que vão continuar compondo seu ambiente. Eles são mais modernos, clássicos, joviais, alegres ou sóbrios? É garantido que uma boa parte das pessoas vai acabar concluindo que possui objetos com estilos muito diferentes – aquela famosa “mistureba”!

Claro, nós concordamos que é legal mesclar alguns elementos, como o rústico da madeira com a modernidade do metal. Contudo, quando não há nenhuma sincronia entre os elementos, a decoração não tem uma identidade. Se você está nessa situação talvez tenha que mudar alguns itens de endereço. Por exemplo, o porta-retrato de conchinha pode ser melhor aproveitado no seu quarto, ou no escritório, do que na sua sala super moderna.

Mas o que isso tem a ver com escolher cor de tinta para parede? Tudo!

As cores que vão estar presentes no ambiente – seja este sua sala de estar, cozinha, quarto e/ou seu banheiro – devem ser escolhidas, sobretudo, pensando em dois elementos principais:

Vamos imaginar que você tenha muitos objetos coloridos, você pode optar por cores mais neutras, como o branco, preto, cinza ou os famosos off-whites, para tentar criar um ambiente mais equilibrado. Dessa forma você evita dar a quem frequenta o espaço uma sensação de “muita informação ao mesmo tempo”. Já foi comprovado, cientificamente, que a poluição visual pode causar efeitos negativos no psicológico humano, principalmente se este for um cômodo onde se passa muito tempo!

 

Como escolher cor para parede

 

No entanto, se você souber aproveitar de maneira correta, é possível optar por tons coloridos que sejam análogos ou complementares às demais cores do local e não abrir mão desse mix de cores.

Por isso é importantíssimo entender o estilo e as cores dos objetos que vão fazer parte da sala.

Caso você esteja começando do zero, fique a vontade para escolher primeiro as cores das paredes para depois completar com objetos que conversem com esse estilo.

 

2. Defina um estilo para seguir

Quando se trata de decoração, definir o estilo que você deseja para cada ambiente é, talvez, o passo mais importante da sua reforma. Selecionar o seu preferido irá ajudar na escolha da cor da parede.

Como falamos acima, o estilo e os objetos são os elementos que transmitem mais fortemente sua personalidade. Logo, não respeitar a identidade visual do cômodo na hora de selecionar a tinta, pode fazer com que ele transmita ideias distintas ao mesmo tempo. E isso, em termos de design, não é aconselhável!

 

3. Entenda o objetivo daquele cômodo para você

Parte do processo de como escolher cor para parede é entender para o que aquele ambiente serve. Pode parecer óbvio, mas não é.

Por exemplo, para o seu quarto você pode ter como único objetivo relaxar e transformá-lo em um lugar que transmita tranquilidade. Mas você também pode optar por criar um quarto que transborda criatividade e será o ponto de encontro da galera! Isso é bastante comum para pessoas que moram em lofts e kitnets e que, pela falta de espaço, precisam adequar o quarto como sala, também.

 

quarto-sala-3

Quarto-sala adaptável ao uso, com cores para torná-lo alegre e acolhedor (Foto: Espace Loggia / Reprodução).

 

Já a sua cozinha pode ser criada para transmitir a sensação de aconchego para a família que faz as refeições junta ou ser somente um depósito de alimentos/home office uma pessoa de negócios super ocupada que não cozinha ou só come fora.

Nestes casos, desde a escolha das cores de granito para cozinha até os azulejos e revestimentos, devem conversar entre si para transmitir todo esse espírito do ambiente.

 

prateleira-para-livros-cozinha-estante

Livros guardados em uma bancada em ilha (Foto: Harvey Jones Kitchens / Reprodução)

 

4. Use o círculo cromático

Depois de todo esse processo de planejamento é hora de escolher, efetivamente, a cor de tinta para a parede.

É bem provável que você não vá escolher uma única cor para a casa inteira, então o círculo cromático é a ferramenta mais relevante no processo de como escolher cor para parede e pode te ajudar a escapar de decisões infelizes.

circulo-cromatico-jeitos-de-combinar-cores

Conheça outras maneiras de combinar cores usando o círculo cromático

 

Cores complementares: as combinações entre essas cores são mais ousadas e podem ir de tons mais sérios, como um vinho com verde-escuro, ou mais joviais, como um azul-claro com laranja;

Cores análogas: é uma combinação menos ousada, porém não é exatamente clássica. Um verde com amarelo é uma combinação um tanto intrigante e cheia de personalidade e faz parte desse grupo;

 

Existem outros tipos de combinação de cores que podem ser utilizadas na decoração de ambientes, como: triangulação, retângulo, quadrado e meio-complementares. Essas são excelentes maneiras de usar mais de duas cores ao mesmo tempo e harmonizá-las com perfeição.

 

Sugestão de leitura: Além da cor de tinta para parede, é muito importante saber quais os principais tipo de tinta para parede, uma vez existem versões específicas para cada uso.  Em caso de dúvida, acesse o link e dê uma checada em mais informações e tenha certeza na hora da compra!

 

Caso você tenha, por exemplo, um móvel pelo qual nutre uma paixão avassaladora e não abre mão de tê-lo, use o círculo cromático a fim de escolher a cor da parede para o cômodo que esse móvel voltará a ocupar. Assim, além de colocar a querida relíquia em destaque, você também cria um ambiente no qual a decoração conversa com as cores.

Agora, se você não tem um objeto qual deseja usar como base do projeto, mas tem uma tinta específica em mente, também pode checar no círculo as melhores opções de combinação e aplicá-las tanto nas demais paredes, quanto nos objetos.

 

Cores para parede de acordo com os cômodos da casa

Para concluir esse guia de como escolher cor para parede, vamos dar algumas sugestões de cores que são bastante indicadas por profissionais da área para alguns cômodos.

 

Cores para o quarto

Aqui vai depender de que tipo de quarto estamos falando. Por exemplo, quartos infantis pedem tons mais claros, afinal, segundo alguns especialistas em cromoterapia, isso ajuda a acalmar o bebê e a criança. Você, no entanto, não precisa escolher somente entre rosa e azul. Já não existe mais aquilo de cores de meninos e de meninas e todas as paletas são bem vindas nos projetos! O cinza claro é um exemplo que está cada vez mais em alta para quartos infantis e pode receber outro ponto de cor, tanto nas paredes quando com objetos.

 

Sugestão de leitura: Não sabe como funciona o conceito de cromoterapia? Leia mais em nossa matéria Cromoterapia: como aplicar no quarto | Fique por dentro das melhores Ideias de decoração para quarto infantil aqui no Blog Telhanorte!

quarto-de-bebe-cinza

Quarto de bebê com parede cinza e pontos coloridos (Foto: Decor Fácil / Reprodução).

 

Em quartos de crianças mais velhas e adolescentes já é permitido tons mais escuros, mas sempre tentando transmitir tranquilidade, afinal esse é um ambiente cujo propósito principal é descansar. Fica a dica: como nessa fase tende a haver uma mudança consideravelmente rápida nos gostos, aspirações e personalidade, a escolha de cores muito marcantes ou a mistura de muitas delas talvez não seja ideal.

Já os adultos, casados ou solteiros, podem usar e abusar das cores, uma vez que já conseguem alinhar melhor a decoração da casa à sua identidade. Vale notar que não é interessante usar tons muito vibrantes como amarelo, laranja e vermelho em paredes completas. Você pode, inclusive, deixar todas as paredes com o branco tradicional e investir nos ornamentos coloridos.

Apostar nos papéis de parede e texturas também é uma boas opção. E não se limite aos quartos, deixe a imaginação fluir e sempre consulte o circulo cromático para te guiar!

 

quarto-parede-branca

Quarto com paredes brancas e decoração colorida (Foto: Photographee.eu / Reprodução).

 

quarto-menino-papel-de-parede

Quarto de menino com papel de parede. Projeto Novo Dezembro, pela designer de interiores Camila Cordista (Foto: Cordista Interiores e Lighting / Divulgação).

 

Sugestão de leitura: Falando em papel para parede, que tal dar uma olhada nessa outra matéria e descobrir se papel de parede para banheiro pode molhar? Conheça o papel vinílico e se surpreenda!

 

Cores para a sala

O primeiro passo é seguir as dicas acima, tudo vai ficar bem mais fácil. Entretanto, se você quer algumas dicas mais diretas, segue uma lista das cores de parede para sala que estão em alta:

 

Sugestão de leitura: E se, por acaso, você for um amante das tendências, corre e acessa Tintas para parede: cores e tendências para pintar sem medo e se divirta com mais novidades!

 

Cores para o banheiro

Se você deseja criar uma sensação de banheiro maior, indicamos cores mais claras nas paredes, mas se você quer dar um ar mais sofisticado, indicamos aplicar um tom mais escuro. Se quiser um banheiro mais alegre, as cores claras como verde, amarelo e laranja, também podem encher seu cômodo de personalidade.

 

tinta-para-azulejo-azul-brilhante

Banheiro decorado com azulejo em tinta azul brilhante (Foto: ekasa / Reprodução).

 

Sugestão de leitura: Você pode, inclusive, pintar os azulejos do banheiro e dar uma cara totalmente nova a ele! Aprenda Como usar tinta para azulejo: 5 passos para a aplicação correta.

 

Cores para a cozinha

Não existem regras definidas de como escolher cor para parede da cozinha. Além das dicas que já apresentamos acima, lembre-se de que o ambiente acolhe bem as cores vibrantes e cheias de energia, bem como cores mais sóbrias como preto e branco.

Para harmonizar lembre-se de alinhar às cores os pisos e acessórios como os tipos de pia para cozinha.

 

Sugestão de leitura: Fuja das tintas tradicionais e saiba como trazer cores para a parede da cozinha com pastilhas. Não sabe como? Então acessa Como usar pastilhas de vidro? Aprenda e decore a casa.

 

bancada-cozinha-com-pastilha-de-vidro

Pastilhas de vidro aplicadas sobre bancada de cozinha (Foto: Pinterest).

 

Depois de ter aprendido como escolher cor para parede e seguido o passo a passo para defini-la, acesse o nosso departamento de tintas e conheça as dezenas de opções. Além disso, você também encontra tudo para preparação e tratamentosolventes e removedorestintas para madeira e metal e tudo mais para sua obra!

Acesse a loja virtual da Telhanorte e faça seu pedido sem precisar sair de casa. Entregamos para todo Brasil.

Você também pode contar com o cartão de crédito da Telhanorte para parcelar suas compras em até 10 vezes sem juros ou 24 vezes fixas.

 

Edição por Murilo Bonício e Camila Alexandrino