home > Cozinha > Como escolher pia de cozinha: confira o passo a passo com 7 dicas

Como escolher pia de cozinha: confira o passo a passo com 7 dicas

tema: Cozinha
#30 - 17 de junho de 2020

Se a cozinha é considerada por muitos como o coração da casa do brasileiro, a pia de cozinha pode ser vista como uma das principais responsáveis por esse título.

Ponto de ligação entre geladeira, fogão e outros espaços, ela permite que você coloque as louças pra secar, organize os alimentos antes de cozinhar e até mesmo mantenha os utensílios que mais utiliza no seu dia a dia.

“Certo, mas coma escolher o modelo ideal em meio a tantos tipos de pia de cozinha?”, você pode estar se perguntando. Pensando em sua importância sobretudo para famílias brasileiras, que têm na cozinha um espaço de afeto, no texto de hoje vamos apresentar um passa a passo com 7 dicas de como escolher a pia de cozinha:

  1. Meça a cozinha
  2. Entenda seu objetivo
  3. Selecione o tamanho
  4. Opte por um material
  5. Verifique o tipo de cuba
  6. Escolha o estilo
  7. Defina a altura

Como escolher pia de cozinha

Confira o passo a passo de como escolher pia de cozinha. Fonte: Unsplash

Ficou interessado em saber mais sobre cada um desses tópicos? Continue com a gente!

Como escolher a pia de cozinha: o passo a passo

Antes de tudo, é importante ter em mente que escolher uma pia de cozinha não é um passo tão simples. Dizemos isso porque sua decisão vai impactar toda sua experiência com a sua cozinha.

Ainda assim, fique tranquilo! É por conta justamente da complexidade dessa escolha que fizemos esse conteúdo para que, com base no passo a passo, você fique seguro e opte pelo melhor para você.

E como você já deve imaginar, não existe certo ou errado. São muitas as escolhas possíveis para atender cômodos com diferentes características e pessoas dos mais variados gostos e estilos de vida. Se você não cozinha para muitas pessoas, por exemplo, qual seria a razão de ter uma pia vasta ocupando grande parte da sua cozinha?

Questões como essa devem ser levantadas no momento da sua escolha. E para ajudar a solucioná-las, montamos um passo a passo com 7 dicas de como escolher a pia de cozinha. Confira!

Confira o passo a passo de como escolher pia de cozinha. Fonte: Unsplash

1. Meça as dimensões da cozinha

O primeiro passo para escolher a pia de cozinha perfeita, ironicamente, não diz respeito à pia, mas ao local em que ela vai ser instalada. Você sabe as dimensões exatas de sua cozinha? Já definiu como quer dispor os eletrodomésticos por ela?

Ter o conhecimento dessas informações, sabendos as dimensões exatas, é fundamental para que você tome os próximos passos com segurança.

2. Entenda seu objetivo

Depois de conhecer as dimensões de sua cozinha como a palma de sua mão, é hora de deixar bem claro qual é o seu objetivo que você tem com sua cozinha e, consequentemente, com a pia que você quer comprar. A intenção é fazer alimentos em grande escala para vender? Na sua casa, as refeições, normalmente, são feitas para quantas pessoas? Quais utensílios você gosta de deixar sobre a pia?

Convenhamos que se você costuma deixar o filtro d’água na pia, por exemplo, já se perde bastante espaço com isso, o que já requer uma pia um pouco maior. Ignoradas por muitos, informações como essa são extremamente relevantes para definir a dimensão e o material que melhor atendem ao seu intuito.

Entender seu objetivo pode ser fundamental, inclusive, para que você opte entre as bacias simples, duplas ou triplas. Enquanto que as simples são as mais usuais, as cubas duplas ou triplo oferecem mais possibilidades, o que também reflete no preço.

3. Selecione o tamanho

Normalmente, as pias de cozinha são encontradas em comprimentos de até 3 metros, que é considerada a dimensão máxima para evitar deformações ou rachaduras dependendo do material. Esse tamanho pode aumentar com o acréscimo de pedras (ou qualquer que seja o material) ao lado da pia, o que abre mais possibilidades.

Já em relação à profundidade, a medida mínima recomendada é de 60 centímetros. Um tamanho menor que esse poderia não só deixar de ser funcional, como também causar rachaduras por conta da furação da cuba. Vale destacar que a escolha do tamanho deve ser feita em conjunto com a do armário da pia, que, quando presente, determina o tamanho máximo de sua pia.

pia de granito

Compre esse produto aqui

4. Opte pelo material de sua preferência

Aço inoxidável ou madeira? Granito ou mármore? Em geral, há diversos tipos de materiais que são utilizados em pias de cozinha. Mas 5 deles se destacam em popularidade:

Aço inoxidável

A pia de aço inoxidável se destaca por ser uma opção de ótimo custo-benefício e fácil de limpar. Em contrapartida, ela oferece poucas opções de configuração, como tamanho de cuba, comprimento etc.

Granito

Já com o granito, o ponto a ser exaltado é a maior durabilidade. As pias de cozinha com esse material são resistentes a rachadura, ao calor e a manchas. Em geral, elas também exigem menor manutenção do que outras pedras naturais.

Granito sintético

Outra opção é o granito sintético, disponível numa ampla gama de cores. Eles são duráveis, fáceis de limpar e resistentes a manchas. Porém, podem ser danificados por altas temperaturas, como de panelas quentes.

Mármore

Com características semelhantes ao granito, as pias de mármore se destacam, além de ter ótima resistência e durabilidade, por serem esteticamente agradáveis e combinarem com vários modelos de cozinha. O que as faz, em geral, serem mais caras que as demais. Além do custo de aquisição, elas precisam ser seladas anualmente.

Madeira

A madeira também é uma interessante opção, pois dá um ar de requinte e aconchego à cozinha, o que a faz ser relativamente procurada. Ainda assim, por ser porosa e ficar em uma região úmida, deve-se tomar cuidados especiais com impermeabilizantes para evitar a proliferação de bactérias.

5. Verifique o tipo de cuba

Quando estamos falando de pias de cozinha, há 3 tipos principais de instalação para cuba. Portanto, é sempre importante você conferir por qual dessas opções vai escolher antes de ir atrás da sua pia. Entenda melhor:

  • Cuba de embutir: neste caso, a cuba é instalada embaixo da furação do balcão, que deve ser cortado previamente na medida da cuba;
  • Cuba de sobrepor: a cuba é instalada sobre a furação do balcão. Desse modo, a abertura da bancada deve ser menor que a pia para que haja uma sobreposição;
  • Cuba integrada: é uma pia com balcão e cuba integrado. Ela é moldada direta na superfície da bancada.

É importante mencionar que a profundidade das cubas pode variar de 10 cm até 18 cm. Quanto mais funda a cuba, menos água é espirrada na hora de lavar as louças. Porém, isso pode acarretar em dores na coluna de quem a utiliza. Portanto, escolha bem o tamanho da cuba!

pia-de-embutir

Compre esse produto aqui

6. Escolha o estilo

É fundamental ficar de olho em quem fabrica a pia de cozinha, o que afeta diretamente na confiabilidade do produto e na qualidade dos acabamentos.

Além disso, tenha em mente a torneira que você pretende escolher e como visualiza sua pia de cozinha do ponto de vista estético. Também defina se você vai optar por um frontão, aquela peça integrada à pia que fica em contato com a parede e impede que líquidos entrem em contato com a parede.

7. Defina a altura

Por fim, é só definir a altura em que a pia vai ser instalada. Normalmente, ela varia de 78 cm a 110 cm, a depender da altura de quem vai utilizar. Veja abaixo a relação:

Relação recomendada entre altura da pessoa (cm) / altura do balcão (cm):

  • 150 a 160 / 78 a 90
  • 160 a 170 / 83 a 95
  • 170 a 180 / 90 a 103
  • 180 a 190 / 95 a 110

Simples, não? Com a pia de cozinha instalada, é só aproveitar de todo o conforto que ela pode oferecer à sua cozinha.

Este texto foi útil para você aprender como escolher a pia de cozinha ideal?

Se você está em busca da pia de cozinha perfeita para a sua casa, a Telhanorte é seu lugar. Em nosso site, temos uma seção dedicada com dezenas produtos de diversos tamanhos, modelos e materiais.

Faça uma visita e confira as melhores marcas e os melhores preços. E não se esqueça: você pode pagar em até 8 vezes sem juros e receber seus produtos em casa, em qualquer lugar do Brasil!