home > Pisos e Revestimentos > Como escolher o piso ideal para cada ambiente: tipos de materiais, custos e dicas para a casa toda

Como escolher o piso ideal para cada ambiente: tipos de materiais, custos e dicas para a casa toda

tema: Pisos e Revestimentos
#30 - 26 de agosto de 2019

Após a etapa de construção de um imóvel, passamos a nos concentrar na fase de acabamento, que inclui pintura, colocação de louças e armários e mais. Entre os passos que exigem maior atenção e geram mais dúvidas é como escolher o piso ideal para cada ambiente.

Acredite ou não, o piso tem um papel importante na aparência, na sensação e no ambiente de uma sala, cozinha, quarto e área externa. Dependendo do seu estilo de vida, do orçamento e da quantidade de tráfego que seu piso irá suportar, você poderá escolher o piso perfeito. Se você está construindo ou reformando, aqui estão algumas dicas que ajudarão você a escolher o piso ideal para cada ambiente.

Como escolher o piso ideal para cada ambiente

O piso que fica na entrada da sua casa deve ter um fator “uau” e apresentar logo de cara o estilo proposto para seu lar doce lar. Ao mesmo tempo, ele deve ser durável e resistente a elementos externos. Chuva, sol, ventos fortes, sujeira pesada de rua, exigem que você considere usar pisos duráveis, como ardósia, ladrilhos ou pedras naturais.

É claro que, além de pensar na área externa você deve considerar como escolher o piso ideal para cada ambiente, incluindo:

  • quartos;
  • sala de visita;
  • cozinha;
  • banheiro.

Banheiro

Pavimentos como lavanderia e banheiros devem resistir à água. Pisos laminados e de madeira não são recomendados em áreas de alta umidade, afinal, deformações e danos podem ocorrer.

Entre as opções mais certeiras de como escolher o piso ideal para cada ambiente para o banheiro, estão:

Entre os três pisos indicados acima, o porcelanato é o mais usado, afinal, alia resistência, beleza e custo.

como escolher o piso ideal para cada ambiente

Fonte: Pinterest

O mármore é uma excelente opção para quem deseja realmente investir na decoração do banheiro, pois, em geral, aumenta o custo do cômodo. Entretanto, o piso de mármore tem alta duração, além de ser muito elegante.

como escolher o piso ideal para cada ambiente

Fonte: Pinterest

Você pode brincar com as cores do piso de azulejo para dar um toque de modernidade e ousadia! Para um efeito ainda melhor combine o piso com paredes e louças em tons neutros, como branco ou cinza.

como escolher o piso ideal para cada ambiente

Fonte: Pinterest

Cozinha

Assim como o banheiro, que lida com o contato constante com a água, o piso da cozinha também exige atenção em relação ao seu constante contato com elementos como gordura, fumaça, água e restos de comida. Tudo isso faz com que as palavras resistência e praticidade sejam as respostas sobre como escolher o piso ideal para cada ambiente, no caso da cozinha.

Com a necessidade de manutenção mais constante do que outros cômodos, o piso da cozinha precisa ser fácil de limpar. Você não quer um piso que absorva a gordura, não é mesmo?

Entre os pisos mais indicados para a cozinha, estão:

  • porcelanato: alta resistência e baixa absorção;
  • cerâmica: custo mais baixo do que o porcelanato, mas precisa de manutenção mais cuidadosa;
  • mármore e granito: simples manutenção, resistência (principalmente o granito) e disfarçam a sujeira;
  • pastilhas: dependem do material de que são feitas, mas normalmente também são fáceis de limpar e deixam o ambiente aconchegante.

Você também deve estar atento às cores escolhidas. O piso escuro, por exemplo, deixa a cozinha moderna e sofisticada, enquanto o piso claro dá a sensação de limpeza e organização. Qual é o estilo que você deseja adotar?

Leia também: Tipos de pia para cozinha: 4 modelos e tipos de revestimento

como escolher o piso ideal para cada ambiente

Fonte: Pinterest | Piso em porcelanato escuro

como escolher o piso ideal para cada ambiente

Fonte: Pinterest | Piso em mármore

Quartos e Salas

Os quartos e as salas são ambientes que aceitam uma boa variedade de pisos, e o primeiro passo a decisão de qual piso usar é sobre o desejo de um piso quente ou frio. Entre os exemplos de pisos quentes temos a madeira, e para pisos frios o porcelanato. Mas, existem outras opções também:

  • pisos cerâmicos: são duráveis e resistentes;
  • piso vinílico: é uma opção para quem deseja pisos de madeira, deseja um custo mais baixo. Não é muito resistente.

O porcelanato se tornou o desejo de muita gente, pois, oferece um aspecto moderno e possui uma série de acabamentos que deixam o ambiente com a sua cara, como, porcelanato polido, acetinado e líquido.

como escolher o piso ideal para cada ambiente

Fonte: Pinterest

Já as opções em madeira são sinônimo de aconchego. Um piso “quente” que dá um up na estética do ambiente. Comparado a outros pisos pode pedir um investimento mais alto e precisa de manutenção.

como escolher o piso ideal para cada ambiente

Fonte: Pinterest

Outros fatores para a escolha do piso ideal

Além de se concentrar em aprender como escolher o piso ideal para cada ambiente, também é interessante que você esteja atento a outros fatores para sua escolha final.

Estilo de vida

Como você e sua família vivem e usam sua casa é um fator significativo na escolha de pisos. Se sua família é grande, possui animais de estimação, crianças e é muito ativa, um piso que arranhe facilmente, pode não ser a melhor opção.

Áreas com alto fluxo de pessoas devem considerar pisos resistentes, como pisos cerâmicos, que possuem alta durabilidade, são fáceis de limpar e instalar.

Custo

O custo do metro quadrado do piso que você vai escolher para a sua casa, deve ser um dos fatores considerados na análise de como escolher o piso ideal para cada ambiente. Os acabamentos de uma casa podem aumentar o custo da obra, consideravelmente.

Todos os materiais de revestimento têm ‘graus’ de qualidade. Dentro de cada material para piso, você encontra variações de preço, seja, cerâmica, ardósia, porcelanato, madeira ou mármore.

Existem opções mais acessíveis dentro de cada categoria e, claro, opções mais sofisticadas, com custo mais elevado.

Agora que você sabe como escolher o piso ideal para cada ambiente é importante ficar de olho em promoções para conseguir bons preços em pisos incrivelmente duráveis e belos! Para isso, uma boa opção é acompanhar as novidades e ofertas da loja virtual da Telhanorte.

Sem sair de casa, você tem acesso diário às novidades e promoções. Assim você pode fazer a compra do piso perfeito para cada ambiente no momento em que estiverem com melhor preço e receber tudo no endereço indicado.

A Telhanorte entrega material de construção em qualquer lugar do Brasil. Se você ainda tem dúvidas sobre a combinação e escolha de materiais, entre em contato com nosso Arquiteto de Bolso. Visualize seu espaço em 3D e obtenha uma lista com produtos, quantidades e preços. Resolvemos 1 ambiente em até 2 horas de consultoria 100% online.