Ventilador de teto: 9 dicas para auxiliar na compra | Blog Telhanorte
home > Climatização > Ventilador de teto: 9 dicas para auxiliar na compra

Ventilador de teto: 9 dicas para auxiliar na compra

ventilador-teto-madeira-climatizacao-modelo

| Climatização

Existem diversas opções de ventiladores no mercado, por isso preparamos para você uma matéria sobre como escolher o ventilador de teto ideal!

 

Os ventiladores de teto são excelentes opções para refrescar a casa nos dias quentes, de maneira econômica, principalmente em comparação ao uso de ar condicionado. Entretanto, com as diversas opções e modelos no mercado, é importante que você dedique certa atenção às dicas de como escolher o ventilador de teto ideal para sua necessidade.

Entre os atributos que devem ser analisados na definição de qual o melhor ventilador de teto, estão:

– número de pás;

– velocidade;

– consumo energético;

– desempenho e mais.

 

Como escolher ventilador de teto: o que analisar antes da compra?

Os diferentes tipos de ventilador de teto possuem características variadas, que vão muito além da escolha estética, por cor ou material. É claro que esses elementos também merecem sua atenção (inclusive falaremos sobre eles nos próximos tópicos), mas não são os únicos que devem ser considerados. Então, vamos lá!

 

1. Voltagem

Você deve descobrir qual é a voltagem aceita pela instalação elétrica do ambiente em que deseja instalar o equipamento. Existem 3 tipos de voltagens em ventiladores:

– 127V (antigo 110);

– 220V;

– Bivolt – serve para as duas voltagens.

 

2. Área em que vai ser instalado o ventilador

A partir da definição da voltagem necessária para a instalação, passamos para o segundo critério: a área em que o equipamento será instalado. Confira a metragem atendida na caixa ou na descrição do produto. Existem modelos que ventilam:

– até 16 m²;

– até 20 m²;

– até 28 m²;

– acima de 28 m².

Se você não sabe quantos metros quadrados tem o cômodo que irá receber o ventilador, use uma fita métrica para medir a largura e o comprimento do espaço. Multiplique os valores encontrados e o resultado será o valor de área em metros quadrados.

 

3. Diâmetro do produto

Você não quer que o seu ventilador bata em móveis e demais objetos, correto? Então é importante que, caso o equipamento seja para um local pequeno, você confira o diâmetro do ventilador, para não correr o risco dele não “caber” no cômodo.

Às vezes, você pode se apaixonar por um ventilador muito grande que, infelizmente, não é adequado para o local. Evite dor de cabeça e parta em busca de um outro modelo perfeito!

 

4. Desempenho

Qual ventilador de teto é mais potente? O primeiro aspecto do desempenho do ventilador é a área que ele é capaz atender. Nós já falamos sobre isso no tópico 2. O outro atributo relevante para considerar é a taxa de proporção de vazão de ar por segundo. Ela deve ser igual a 10% da medida do cômodo.

Na prática, para um ambiente de 16 m², busque por um ventilador de até 1,6 m³ de vazão por segundo. Essas informações também são encontradas nas descrições e caixas do produto.

 

5. Quantidade de pás

Essa é uma das dúvidas mais comuns na hora de como escolher ventilador de teto! Mas para ser sincero, esse é um dos elementos que menos fazem diferença, comparados aos outros que já falamos até aqui.

Existem ventiladores de 2 até 6 pás. Os modelos com mais pás até podem ventilar um pouco mais, entretanto, se você considerar a medida em metros quadrados atendida e o desempenho, que já citamos, as pás não são tão relevantes assim.

O mesmo podemos dizer do material de que elas são feitas. Existem bons e maus plásticos e MDFs, mas, em geral, tanto um como o outro são excelentes opções para a execução da função de ventilar.

 

Ventilador-de-Teto-Ventisol-Wind-3-pas-127V-130W-Branco-1642561

Ventilador de teto Ventisol Wind 3 pás (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

6. Consumo de energia

A maneira mais simples de garantir a compra de um modelo de ventilador de teto com baixo consumo de energia é conferir o selo Procel.

Um ventilador com eficiência energética de categoria A ou B chega a consumir 4 vezes MENOS energia que os de categoria C e D. Dá pra imaginar o impacto na conta de luz? Este selo também ajuda na garantia da eficiência e da qualidade do produto no que diz respeito ao poder de ventilação.

 

como escolher ventilador de teto

Selo Procel (Imagem: Procel / Reprodução)

 

7. Tipo de lâmpada

Os ventiladores de teto, muitas vezes, possuem outra função além de refrescar o ambiente: iluminá-lo! Entre as principais opções estão as lâmpadas comuns, fluorescentes e as de LED, sendo que essa última dispensa a necessidade de comprar lâmpadas, afinal, o LED já vem integrado. Uma opção econômica e prática, que pode reduzir ainda mais o consumo do equipamento.

 

8. Modo de acionamento e controle de velocidade

Este tópico não é um dos mais importantes na definição de qual ventilador de teto é melhor, mas pode ajudar você a decidir entre dois ou mais modelos, que atendam às demais especificações.

Alguns ventiladores de teto permitem que você escolha a velocidade da rotação das pás, o que ajuda a controlar a climatização do ambiente. Se puder, opte por um modelo que tenha essa possibilidade.

Você também vai encontrar diferentes formas de acionamento do ventilador, entre elas:

– interruptor na parede;

– controle remoto;

– cordinha;

– aplicativo de celular por bluetooth.

Esse pode ser um diferencial na escolha final.

Ventilador-de-teto-com-3-pas-220V-Smart-com-controle-remoto-branco-Aliseu

Ventilador de teto com 3 pás Smart (Foto: Telhanorte / Reprodução)

 

9. Estética

Nós falamos rapidamente sobre o material das pás no que tange o desempenho, mas o aspecto estético dessa parte também pode ser um ponto decisivo para a escolha. O modelo e o material usado devem estar alinhados às demais características da decoração que você escolheu para o ambiente.

Esse é um ponto fundamental para você ficar satisfeito com a escolha.

 

Ventilador-de-teto-110V-com-3-pas-Faro-tabaco-e-preto-Ventisol

Ventilador de teto com 3 pás (Foto: Telhanorte / Reprodução)

 

Esperamos que este guia sobre como escolher ventilador de teto te ajude a escolher um modelo que alie:

– baixo consumo de energia;

– bom desempenho;

– climatização ideal do ambiente;

– e estética.

 

ventilador-teto-modelo-aparelho-luminaria-ambiente-quarto-cama-luz-madeira-pas-janela

O ventilador também é um detalhe importante na decoração (Foto: Helen Shi / Unsplash / Reprodução)

 

Para encontrar os tipos de ventilador de teto que listamos aqui, te convidamos a conhecer a loja virtual da Telhanorte. Lá você também encontra ventiladores de coluna, mesa e parede, bem como um departamento completo de climatização, com ar condicionado, climatizadores e umidificadores.

 

Edição de Álvaro Oliveira e Murilo Bonício