[Passo a passo] Como instalar calha de chuva corretamente? | Blog Telhanorte
home > Área Externa > Como instalar Calha de Chuva: Aprenda o passo a passo

Como instalar Calha de Chuva: Aprenda o passo a passo

Como instalar calha de chuva

| Área Externa

Precisando colocar ou trocar a calha da sua casa e não sabe por onde começar? Pois leia este artigo até o final e aprenda o passo a passo de como instalar calha de chuva na sua casa, você mesmo.

As calhas têm como função primária coletar e escoar a água das chuvas do seu telhado para a rede pública ou para um sistema de reaproveitamento de água caso você possua um. Por isso, ela tem um papel crucial em diversos pontos.

Além de evitar focos de água que desgastam seu telhado e ajudam a proliferação de mosquitos, as calhas também evitam infiltrações que podem danificar a estrutura da construção a longo prazo e podem gerar mofos que acarretam até em doenças para os moradores.

1º Passo: O que se preocupar antes de instalar as calhas?

Antes de aprender como instalar calha de chuva, você precisa ter algumas preocupações e separar algumas ferramentas que irá precisar para realizar este procedimento. O primeiro aspecto a ser observado é a escolha do tipo de calha.

Tipos de Calha de Chuva

Não existe um tipo certo ou errado de calha, as calhas podem ser em chapa Galvanizada, Alumínio ou PVC e a escolha por uma ou outra vai depender da região e do volume de chuvas, isso porque as calhas galvanizadas, apesar de mais baratas, possuem um índice mais alto de corrosão em relação às demais.

Por isso, caso sua casa esteja em uma região mais litorânea é recomendado que você opte por calhas de alumínio ou PVC que, apesar de um pouco mais caras, vão ter uma maior durabilidade.

Preocupações quanto a área da Calha  

Outro ponto importante de salientar diz respeito ao local onde ficará sua calha. É sempre bom lembrar que ela precisa circundar todo o telhado para que não fiquem focos de água parada acumulados, sem escoamento.

Por isso, para encontrar a medida certa da sua calha, faça o cálculo em cima de toda a área em volta do seu telhado. 

Se for superior a 12 metros a calha precisa ter um caimento a partir do meio para ser direcionado para as pontas.

O número de suportes também tem que ser calculado em cima do tamanho total da área da calha de chuva, sendo que a cada 80 centímetros você deverá instalar um suporte, ou seja, se sua calha tiver 8 metros de comprimento você precisará de 10 suportes.

Ferramentas

Para fazer uma instalação de uma calha de chuva você precisará de algumas ferramentas, algumas mais tradicionais e outras nem tanto, afinal trocar a calha não é algo que você faz todo dia, não é mesmo? Confira a lista:

2º Passo: Adapte o tamanho das calhas 

Você já mediu toda a extensão do telhado, mas as calhas vem da loja com tamanhos padrões, geralmente de 1 metro cada. Logo, antes de mais nada, você precisa medir o tamanho de cada lado que vai receber uma calha e separar o número de calhas necessárias.

Ao entender como instalar calha de chuva é importante fazer essas medidas sempre a 3cm do rufo do telhado para que a calha não fique rente, além disso, trace uma linha no começo da calha e cada 1 metro de fachada e incline 2 milímetros essa linha para garantir o escoamento da água.

3º Passo: Fixe os suportes

É chegada a hora de fixar os suportes das calhas, a forma de instalação de cada suporte vai variar de acordo com a marca e o tipo de calha que você comprou, alguns possuem fixação interna e outros são montadas pelo beiral.

Depois você precisa prender o conector do condutor e o terminal na calha, para isso, utilize um selante de silicone e parafusos pequenos de metal. 

Depois de unir todas as “partes de calha” para cada extensão de fachada é chegada a hora de instalar a calha de fato.

4º Passo: Instalando a calha

Agora você vai pegar o veda calha para selar as calhas nos locais já medidos previamente, sempre lembrando de respeitar o caimento das calhas. Passe com cuidado para que nenhum ponto tenha vazamentos.

Procure dar preferência a um veda calha resistente a água para maior durabilidade, feito isso utilize a rebitadeira para fazer uma ou duas fileiras de rebites e use a furadeira para fazer buracos no fundo das calhas para instalar os bocais.

5º Passo: Instale as grelhas e teste

Agora que você já sabe como instalar calha de chuva e tem a sua lá já fixada, está tudo pronto certo? Não! Falta instalar as grelhas para onde a água das calhas vai ser escoada e, claro, falta fazer um teste só para garantir que foi tudo instalado corretamente.

Essas grelhas precisam ser instaladas nos bocais e no chão e seu final precisa ser em uma via de escoamento pluvial ou um local de armazenamento de água como uma cisterna . 

O importante é ficar atento a possíveis folhas e gravetos que possam impedir o fluxo da água da calha para que não haja entupimentos.

Por fim, faça um teste com uma mangueira para ter certeza que foi tudo instalado de forma correta e pronto.

Lembre-se dos equipamentos de segurança como cinto de segurança, capacete e luva de proteção. Tudo isso pode evitar um acidente fatal. 

Entendeu como instalar calha de chuva?

Agora que você sabe como instalar calha de chuva, todo o passo a passo para fazer você mesmo que tal conhecer as opções da Telhanorte?

Veja as ofertas do departamento de Telhas, Calhas e Rufos e aproveite para reformar ou construir com as melhores condições do mercado. Faça um pedido completo de todos os itens necessários para a instalação, visitando nosso setor de Ferramentas

Precisa de outros materiais? Na loja virtual da Telhanorte você encontra tudo o que precisa para sua reforma ou construção. 

Aproveite também nosso cartão de crédito Telhanorte e acesse as melhores condições de pagamento do mercado.