6 dicas para manter a casa quente no inverno | Blog Telhanorte
home > Ambientes Internos > 7 dicas para manter a casa quente no inverno

7 dicas para manter a casa quente no inverno

frio-inverno-mesa-comida-cafe-casa-aquecida-aconchegante-confortavel

| Ambientes Internos

 

Com a chegada do inverno, as temperaturas caem até mesmo dentro de casa. Confira 7 dicas para deixar a sua casa aquecida e aconchegante nessa época do ano.

 

Chocolate quente, edredom quentinho, filme na TV, pipoca e vinho. Essa é a lista com alguns dos prazeres do inverno. Entretanto, nem só de aconchego se vive essa estação, não é mesmo? É bastante comum que os cômodos das casas no inverno fiquem gelados e não dá vontade nem de sair do quarto e ir para a sala. Por isso, separamos 7 dicas que vão te ajudar a deixar a casa mais quentinha e confortável. Acompanhe!

 

Como manter a casa quente no inverno: 7 dicas simples

1. Pela manhã, deixe as cortinas abertas

Mesmo em dias frios, o sol pode aparecer com alguns raios que têm o poder de aquecer a casa no inverno. Entretanto, as cortinas e persianas atrapalham a ação desses raios de calor no interior da casa. Por isso, deixe-as abertas por algumas horas, principalmente, entre 10h e 15h. 

 

sala-jantar-janela-cortina-aberta-luz-natural-sol-solar-aquecer-inverno-raios-ambiente-vitamina-d-decoracao-cadeiras-mesa

A luz natural aquece e é fonte de vitamina D (Foto Daniil Silantev / Unsplash / Reprodução)

 

Você não precisa abrir a janela nem as portas, apenas as cortinas e persianas já bastam para que a luz solar entre e faça seu trabalho. Caso você tenha uma varanda na qual bata sol, aproveite para aquecer o corpo durante alguns minutos. Sempre com protetor solar! 

 

2. Mantenha portas e janelas fechadas

Pode parecer óbvio, mas muita gente sai para o trabalho e deixa as portas e janelas abertas para circular o ar. A verdade é que poucos minutos de janelas e portas abertas já bastam para que isso aconteça. Por isso, evite deixar tudo aberto durante o dia.

Logo pela manhã, enquanto estiver na cozinha preparando o café, abra um pouco a janela da sala. Quando for para o quarto se arrumar, abra a janela da cozinha e feche a da sala e do quarto. Esse revezamento vai manter você protegido do frio e vai renovar o ar da casa. Ao sair para um dia de trabalho, certifique-se de deixar portas e janelas fechadas. Ao voltar, sua casa estará mais acolhedora!

 

Dica extra: você pode bloquear frestas usando protetores de porta. Eles vão evitar a passagem de ar e assim manter o ambiente protegido das baixas temperaturas. 

 

3. Considere trocar as cortinas

Se deixar as cortinas abertas por algumas horas pode ajudar no controle de temperatura, escolher as cortinas certas para quando o sol se for também vai te ajudar a controlar a temperatura do ambiente, preservando o calor para o final da tarde e noite. Opte por cortinas com tecido mais grossos. Aproveite e mude um pouco o visual da casa. As cortinas grossas ajudam a evitar que o calor escape do ambiente, por isso, feche-as assim que o dia começar a escurecer. 

 

Porta-cortina-de-aco-135-a-148mt-branco-Secalux

Porta cortina de aço 1,35 a 1,48mt branco Secaluxv (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

4. Use tapetes 

O tapete é mais um dos itens de decoração que podem transformar o ambiente e ajudam a manter a casa quente no inverno. Independente do tipo de piso do ambiente, o tapete é um excelente isolante térmico, que vai contribuir para manter a temperatura mais amena. Além disso, são ótimas opções para quem gosta de andar descalço ou mesmo sentar no chão. Não restrinja o uso do tapete apenas à sala de estar, mas aproveite para usá-lo também no hall, quarto, banheiro e até cozinha

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Telhanorte (@telhanorte)

 

5. Almofadas e mantas para quartos e sala

Almofadas e mantas contribuem para criar um clima mais aconchegante e também ajudam a controlar a temperatura do ambiente. Escolha materiais como microfibra, lã e tricô. Que tal combinar com uma iluminação mais baixa? Lâmpadas de LED com tons mais amarelados contribuem para esse efeito.

 

Sugestão de Matéria: Quer saber mais sobre como usar a iluminação a seu favor? Acesse o artigo; Dicas de iluminação para ambientes: tipos e modelos para todos os cômodos da casa!”

 

6. Aquecedores portáteis

É quase impossível falar sobre como manter a casa quente no inverno sem citar os aquecedores. Conectados à tomada, funcionam como qualquer outro eletrodoméstico, mas é importante ter cuidado com a conta de luz e com a segurança. Em casas com animais de estimação e crianças, evite deixá-lo ao alcance de suas mãos. Existem diversos tipos de aquecedor, entre eles:

Já que estamos falando sobre climatização, é importante lembrar que ambiente úmidos também tendem a ser mais frios, por isso, caso sua casa tenha esse problema, procure um desumidificador de ambiente. 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Telhanorte (@telhanorte)

 

7. Se necessário, instale o revestimento adequado

Se você está construindo ou reformando a casa e mora em uma cidade que, a maior parte do ano, faz frio, uma opção para manter as temperaturas mais agradáveis dentro de casa é usar pisos e revestimentos mais adequados. Enquanto revestimentos em cerâmica e porcelanato são conhecidos como “pisos frios”, opções de madeira e piso vinílico oferecem mais aconchego e controle de temperatura. 

 

Piso-vinilico-Durafloor-de-cola-City-Quito-madeirado-1626299

Piso vinílico Durafloor de cola City Quito madeirado (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Sugestão de matéria: Confira 5 pisos para manter a casa aquecida no inverno e encontre o que você precisa aqui na loja Telhanorte!

 

Opções para quem está construindo ou reformando 

Seja verão ou inverno, lembre-se de contar com equipamentos e seguir dicas que permitem que a casa fique mais agradável, afinal, não há lugar melhor que nossa casa! Na loja virtual da Telhanorte, você encontra um departamento completo de climatização com varias opções de aquecedores e demais produtos. Conheça nosso setor de aquecedores de ar, ar condicionado, ventiladores e opções para tratamento de ar.  

 

8 produtos para aquecer a casa no Inverno

 

Edição de Vinicius Marques e João Victor Quintino