home > Cozinha > Como planejar móveis de cozinha: veja 5 dicas para otimizar espaço

Como planejar móveis de cozinha: veja 5 dicas para otimizar espaço

tema: Cozinha
#30 - 5 de maio de 2020

A cozinha deixou de ser um espaço exclusivo para preparação de alimentos e hoje já é vista por muitos como uma extensão da sala de estar. Assim, saber como planejar móveis de cozinha te ajudará a fugir do comum e transformar esse cômodo em um ambiente especial.

Uma cozinha planejada permite otimizar o espaço, adequando todos os móveis e utensílios às necessidades de quem vai usá-la. Tirar as medidas dos móveis para cozinha que você pretende instalar é só um dos passos desse processo.

Afinal, além de funcional, uma cozinha pode e deve ser bonita. E não faltam dicas de decoração, com móveis de cozinha de aço, em madeira e no estilo americano, entre outras.

Listamos abaixo cinco dicas valiosas sobre como planejar móveis de cozinha para você criar um ambiente especial. Seja para passar horas experimentando ideias novas de pratos ou para receber amigos em uma festa descontraída.

Quer saber como planejar móveis de cozinha? Siga essas 5 dicas

1 – Faça uma lista do que você vai realmente precisar

Não importa o tamanho da sua cozinha. Grande ou pequena, não vale a pena ter móveis ociosos em nenhum cômodo para não perder um espaço que poderia servir para outros propósitos.

Então a primeira coisa a se fazer é listar todos os eletrodomésticos e utensílios que você vai realmente usar. Não compre nada apenas por comprar e livre-se dos itens que não são usados há muito tempo para que não ocupem espaço nos móveis.

Antes de seguir o impulso de se livrar de tudo, leia esse post sobre como manter o armário da cozinha organizado e ganhe espaço de forma inteligente.

Após fechar essa lista, você finalmente poderá começar a planejar sua cozinha. Sabendo o que quer e o espaço disponível, já é possível começar a pensar em um projeto de móveis de cozinha.

2 – Defina seu estilo

Antes de comprar os móveis, você precisa definir a identidade visual da sua cozinha. Se você buscar exemplos de cozinhas planejadas, certamente encontrará um que se encaixa bem com seu estilo e suas necessidades.

Se você quiser apostar no saudosismo, uma boa dica é comprar móveis de cozinhas rústicos. Nesse caso, os tons predominantes são terrosos, mas nada impede de apostar em outras cores mais vivas como azul, amarelo e vermelho para compor o visual.

No estilo rústico, o mais comum são os móveis de cozinha em madeira, com muitos detalhes em ferro. Para dar um toque de modernidade, é interessante acrescentar móveis ou eletrodomésticos em metal ou aço inox.

Balcao-para-fogao-e-piaCompre esse produto aqui

Para completar a decoração, invista em móveis de madeira de demolição e em um revestimento de parede de tijolinho aparente. Por fim, abra espaço para plantas e compre um filtro de barro para dar um toque especial.

Para quem deseja algo mais moderno e adaptado aos dias de hoje, vale a pena procurar móveis de cozinha no estilo americano. A proposta da cozinha americana é unir ambientes e criar um espaço agradável para comer e beber com a família e amigos.

Para juntar com uma sala de estar ou de jantar, você pode apostar em móveis de cozinha como um balcão. Outra opção para conectar os cômodos é uma meia parede comunicando os dois ambientes.

Balcao-gaveteiroCompre esse produto aqui

Para seguir na pegada moderna, o estilo americano combina bem com móveis de cozinha de aço. Mas não se prenda e aposte também em madeira ou alvenaria se combinar mais com o estilo do resto da sua casa.

Se você quer renovar o mobiliário e aproveitar alguns dos seus itens, clique aqui para saber como funciona o envelopamento de armários de cozinha. Essa tendência rápida, prática e econômica pode ser a solução que você procura.

3 – Tire as medidas de tudo para otimizar o espaço

O grande diferencial da cozinha planejada é se adequar ao espaço disponível na sua casa ou apartamento. Portanto, antes de planejar móveis e comprar eletrodomésticos, tire as medidas do cômodo e de tudo que você pretende usar no local.

Além disso, não se esqueça de projetar os móveis de cozinha de acordo com suas medidas pessoais, ou as de quem tiver a incumbência de pilotar o fogão. Afinal de contas, ninguém quer precisar se esticar ou maltratar as costas na hora de preparar uma refeição.

Já no quesito otimização de espaço, busque móveis que podem ser encaixados em esquinas. Para quem está construindo a cozinha do zero ou planeja uma reforma total, existe a alternativa de embutir alguns deles na própria alvenaria.

No caso de um cômodo pequeno, instale móveis de cozinha nas paredes e coloque prateleiras até o teto. E fazendo o mesmo em cômodos maiores você ganhará um espaço de convivência maior.

Armario-aereoCompre esse produto aqui

Um aliado fundamental na conquista de espaço é a organização. Veja aqui como organizar a cozinha com dicas fáceis e certeiras.

4 – Tenha cuidado com a iluminação

Você já parou pra pensar que a iluminação de móveis de cozinha também podem te fazer ganhar espaço? Existem truques para criar uma sensação de amplitude em espaços pequenos, como um espelho, que refletem o cômodo e aumentam a sensação de profundidade.

Já para a iluminação do cômodo em geral, lembre que cores mais escuras criam um ambiente mais aconchegante, o que requer uma luz mais forte para não diminuir o ambiente. Por outro lado, cores mais claras pedem menos luz, uma vez que esta já terá bastante superfície de reflexão.

Outra boa ideia é dividir a iluminação da cozinha em áreas específicas. Dessa forma, você pode ter uma luz principal e uma independente em cima do fogão ou da pia, por exemplo.

Aliás, fica aqui uma dica de leitura para quem está mobiliando todo o cômodo. Clique no link e conheça cinco tipos de fogão para ter na cozinha de casa.

5 – Visite o site da Telhanorte

Agora que você já sabe como planejar móveis de cozinha, é hora de procurar artigos de qualidade e com ótimo preço. No site da Telhanorte você terá opções de balcões, gabinetes e armários para parede, além de itens para organização como utensílios, escorredor de louças, fruteiras e mais.

Acesse nossa seção de Móveis para Cozinha e faça sua encomenda. Você conseguirá montar a cozinha dos seus sonhos sem precisar sair de casa, já que entregamos para todo o Brasil. E o melhor: ainda pode parcelar tudo em 8 vezes sem juros.