home > Ferramentas > Como tirar ferrugem de ferramentas? 6 receitas caseiras que vão deixar suas peças como novas!

Como tirar ferrugem de ferramentas? 6 receitas caseiras que vão deixar suas peças como novas!

tema: Ferramentas
#30 - 26 de fevereiro de 2020

Como tirar ferrugem de ferramentas com produtos que você tem aí, na sua casa? Sim, é possível ter peças novas e limpas de maneira bem simples e rápida.

A ferrugem se forma pelo contato do metal com o oxigênio presente na água e no ar. Essa ação leva à oxidação do ferro, que pode começar em pequenos pontos e tomar a peça por inteiro.

Por isso, se você não quer perder suas ferramentas para esse agente, a dica é fazer uma boa limpeza com as sugestões que vamos dar agora.

Continue a leitura e garanta peças limpas, brilhantes e funcionais.

Como tirar ferrugem de ferramentas?

Abriu a caixa de ferramentas e viu que diversos itens estão enferrujados? Saiba que é possível limpá-los e deixar tudo como novo.

Saber como tirar ferrugem de ferramentas aumenta a vida útil dessas peças, contribuindo para que você tenha essas importantes auxiliares por muito mais tempo.

Como dito, a ferrugem acaba sendo um processo natural e, por mais que se tenha cuidado como o uso e o armazenamento, nem sempre é possível evitar sua ação.

Mas como limpar ferramentas enferrujadas com produtos e ingredientes que se tem em casa? Descubra agora!

Misturando limão e bicarbonato de sódio

A ação do bicarbonato de sódio sobre o ácido cítrico do limão forma gás carbônico. Justamente esse é o responsável por promover a limpeza das peças com ferrugem.

Sua ação é tão eficaz que a mistura costuma ser usada por indústrias de vários segmentos, tais como automotiva, eletrônica, médica etc.

Para limpar ferramentas que estejam enferrujadas com esses dois ingredientes, basta misturá-los e aplicar nas peças com a ajuda de um pincel. Não há medidas exatas. Você pode deixar a mistura mais líquida, ou mais pastosa.

Após deixar agir por alguns minutos, passe uma lixa 300 por toda a ferramenta. Isso vai ajudar a retirar crostas e restos de ferrugem que possam ter ficado presos. Para finalizar, limpe com um pano seco ou papel-toalha.

Uma dica extra neste processo: use luvas. Esse cuidado evita danos à sua pele, que podem ser causados pela ação corrosiva da mistura.

Usando somente o limão

Mas somente com o limão também é possível limpar ferramentas enferrujadas. Se optar por usar o ingrediente dessa forma, basta cortá-lo ao meio e esfregar na peça.

É possível também misturar com um pouco de sal de cozinha, fazendo uma espécie de lixamento da ferramenta.

Usando somente o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado sozinho. Basta fazer uma pasta com um pouco de água, aplicar na peça e deixar agir por algumas horas, limpando posteriormente.

Utilizando vinagre branco

Na busca por descobrir como tirar ferrugem de ferramentas, você vai ver que o vinagre branco é outro produto que pode lhe ajudar.

Isso acontece porque o ingrediente contém entre 5% a 20% de ácido acético. É essa substância que ajuda a desenferrujar as peças.

Para isso, coloque vinagre em um recipiente e mergulhe as ferramentas. Deixe a substância agir por 48 horas.

Após, esfregue cada uma com o lado abrasivo de uma bucha ou com uma esponja de aço, enxágue com água corrente e seque bem.

Caso a ferramenta seja grande demais e não caiba no recipiente, embeba um pano com vinagre e enrole na peça. Deixe agir pelo mesmo período.

Uma alternativa a esse processo é misturar um pouco de sal comum, que ajuda a potencializar seu efeito.

Aplicando refrigerante

Na lista de como tirar ferrugem de ferramentas, temos um recurso um tanto inusitado. Sim, o refrigerante de cola.

A bebida é utilizada também para essa finalidade por conter dióxido de carbono, ou seja, gás carbônico. A substância causa um efeito similar à mistura do bicarbonato de sódio e limão, promovendo a limpeza das peças.

Para eliminar a ferrugem das ferramentas utilizando esse recurso, despeje o refrigerante em uma bacia e mergulhe as peças. Caso não caibam, podem ser envoltas em pano embebido, assim como o vinagre.

Deixe nesse processo de um dia para o outro. Em seguida, lave com água corrente e enxugue bem.

Fazendo uma cama de batatas

Sim, é isso mesmo que você leu. Entre as opções de como tirar ferrugem de ferramentas está a batata. Alimento versátil na cozinha, também pode ser utilizado para desenferrujar.

Corte a batata em rodelas e passe um pouco de detergente. Disponha o alimento em um recipiente, de modo que forma uma “cama” para a ferramenta.

Coloque a peça que deseja limpar e cubra com mais uma camada de batata. Deixe agir por alguns minutos. Ao final, lave e seque bem a ferramenta.

Ainda que pareça a receita de um prato culinário, a batata ajuda na remoção de ferrugem devido ao ácido ascórbico presente nela. Essa substância é a responsável por desenferrujar e por dar brilho às peças.

É possível evitar a ação da ferrugem?

Ainda que você tenha aprendido sobre o que tira ferrugem de ferramentas, saber como evitar a ação desse agente também é importante.

Uma forma de proteger suas peças é armazenando corretamente. Para isso, as mantenha em lugares secos e protegidas de umidade e luz. Caixas de ferramentas são perfeitas para isso e ainda facilitam o transporte.

Aplicar óleo anticorrosivo também ajuda na conservação. Você pode aplicar o produto a cada seis meses, logo após efetuar a limpeza das peças.

Por que manter as ferramentas sempre prontas para uso?

As ferramentas são como extensões das nossas mãos. São elas que nos auxiliam desde pequenos reparos até grandes obras.

Quer colocar um quadro novo na parede? Vai precisar da ajuda de uma ferramenta para isso. Construir um móvel você mesmo? Também!

Além disso, nunca sabemos quando algo na nossa casa vai precisar de um reparo. Seja um cano estourado ou um chuveiro que precisa ser trocado, ter as ferramentas certas e prontas para uso é fundamental.

Assim, por mais que você saiba como tirar ferrugem de ferramentas antigas, nada impede de comprar novas, concorda?

A Telhanorte tem uma linha completa de ferramentas que atendem as mais diferentes necessidades.

Visite nosso site e conheça nossos produtos. Você ainda tem a comodidade de comprar tudo on-line, via televendas ou WhatsApp.

Caso prefira, venha até uma de nossas lojas físicas espalhadas por todo o Brasil.