Tintas para parede: veja cores e tendências para sua casa | Blog Telhanorte
home > Decoração > Tintas para parede: cores e tendências para pintar sem medo

Tintas para parede: cores e tendências para pintar sem medo

cores-tinta-parede

| Decoração

A psicologia das cores e o estilo de decoração são os fatores principais que influenciam na escolha das cores de tinta para parede. Sabia que até o branco básico passa um significado e gera uma emoção em quem está no ambiente?

 

Os tipos de tinta também entram nessa equação para definir a escolha perfeita: existem fórmulas mais favoráveis para área externa, ambientes molhados e úmidos, lugares mais secos, etc.

Tornar cada cômodo da casa aconchegante, funcional e personalizado para cumprir seu propósito é um trabalho super prazeroso. E se você não está construindo do zero, mas sim reformando, não há nada mais poderoso para fazer o trabalho de renovação do que renovar a pintura das paredes.

Mas como escolher a cor de tinta ideal? Quais são os tons mais atuais e inovadores? É possível combinar mais de um tom em uma mesma parede? Continue lendo que responderemos essas perguntas e daremos algumas dicas para facilitar o processo de escolha.

 

Como escolher e combinar as cores de tinta para parede

 

1. Use o círculo cromático

O  círculo cromático é uma ferramenta que vai ajudá-lo a escolher e a combinar as mais diversas cores de tinta para parede.

E não nos limitamos aqui à combinação entre mais de um tipo de tinta. Com essa técnica também é possível harmonizar o ambiente com os objetos de decoração em tons complementares.

O círculo cromático tradicional é composto de 12 cores e sua função é facilitar a coordenação entre elas. As principais relações analisadas com o círculo são:

circulo-cromatico-cores-pintura-ideias

O círculo cromático é uma ótima ferramenta para ajudar na composição de cores

 

Cores complementares: são aquelas que se encontram opostas no círculo cromático e que possuem maior contraste. Por isso, uma deve sempre predominar em relação à outra nos espaços.

Cores análogas: são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. Elas podem ser mescladas com tons neutros para suavizar seu efeito.

Existem outros tipos de combinação de cores que podem ser utilizadas na decoração de ambientes, como: triangulação, retângulo, quadrado e meio-complementares. Essas são excelentes maneiras de usar mais de duas cores ao mesmo tempo e harmonizá-las com perfeição.

circulo-cromatico-jeitos-de-combinar-cores

Conheça outras maneiras de combinar cores usando o círculo cromático

 

2. Pense na decoração em conjunto

Para ajudar a escolher as cores ideais de tinta para parede e acertar na combinação, você pode usar as informações do círculo cromático e escolher quadros para parede, a cor e o modelo do sofá, das cadeiras ou da mesa de centro; o tipo de lustres ou luminárias; etc.

 

3. Use simuladores de cores

As marcas de tinta também disponibilizam em seus sites simuladores de cores de tinta que ajudam a escolher o tom ideal. Visualizar como seria a pintura na prática é um jeito fácil de pensar e descartar opções antes de bater o martelo.

Conheça abaixo algumas das ferramentas disponibilizadas:

 

Inspire-se nas tendências da vez

Uma boa maneira de acertar nas cores de sua decoração é ficar de olho nas tendências de cores do momento e tentar reproduzir algumas delas nos ambientes da sua casa. Abaixo separamos alguns exemplos de cores de tinta que estão em alta no momento:

 

1. Lilás acinzentado

 

lilas-acinzentado-cor-parede-sala-de-estar-tinta-pintura

Nem cinza, nem lilás: uma ótima opção de tom neutro para pintar as paredes da sua casa

 

Depois do branco, o cinza é uma das cores mais utilizadas, seja no interior ou no exterior de casas. Agora, se você quer dar um update ainda mais grandioso nas suas paredes, o tom lilás acinzentado é uma tendência para apostar.

Essa nuance é definida como um lilás mais neutro e é perfeita para criar ambientes acolhedores e/ou com uma decoração minimalista.

Assim como mencionado no início, lembre-se de que as cores de tinta para parede devem também harmonizar com a decoração, para criar ambientes completamente integrados.

 

2. Mostarda

 

mostarda-pintura-parede-tinta-sala-de-estar-tendencia

O uso do tom mostarda modernizou a sala de estar

 

Se você busca uma tonalidade forte e marcante, que tal apostar no mostarda? Este tom pode dar o toque especial que você está procurando na restauração de algum cômodo. O segredo de usar cores de tinta para parede, dependendo do ambiente, está em aplicar nos detalhes ao invés de no todo.

Você pode usá-la em uma única parede para criar:

 

3. Verde escuro

 

parede-tinta-verde-escuro-pintura-hall-de-entrada-decoração

O verde-escuro, que remete ao contato com a natureza, é uma opção sempre certeira na decoração

 

Aqui, a inspiração é o espectro de tons verde escuro — dos mais intensos aos mais suaves.

O verde é conhecido como a cor da esperança – um sentimento leve e, ao mesmo tempo, intenso, que remete à conexão com a natureza e seu poder de regeneração. Inspirador, não é mesmo?

A dica para usar esse tom de tinta é aplicá-la em cômodos amplos, pois nuances mais fortes em ambientes pequenos podem fazer com que o espaço pareça menor.

É importante lembrar que, mesmo que essas cores de tinta para parede sejam tendências na composição de ambientes, você não deve ignorar o seu estilo pessoal. Se sentir bem na sua casa e criar um espaço com a sua identidade deve ir além de qualquer modismo. Encare mais como uma inspiração!

 

4. Avelã

 

tinta-avela-cor-parede-quarto-pintura-decoração

Para quem procura um tom neutro com algo a mais, o avelã é uma ótima opção

 

Bastante convidativa e ideal para ambientes internos, a tonalidade avelã compreende as tintas de parede marrons pastel, aquelas mais claras e puxadas para o acinzentado. Ela traz uma sensação de conforto e consegue harmonizar facilmente com a decoração — móveis, lumináriasalmofadas, etc.

Os tons avelã também podem ser usados para melhorar a luminosidade do ambiente, pois captam mais luz e passam maior sensação de amplitude. Dependendo da nuance escolhida, é até possível criar o efeito de que o cômodo é maior do que na realidade.

 

5. Azul escuro

 

parede-azul-decoracao-sala-de-estar-pintura-tinta

Elegante e super atual, o azul é sempre uma boa aposta para pintura das paredes

 

A pintura em tons de azul está super em alta e traz um ar mais atual à casa. O espectro de cores é amplo, então pense no cômodo como um todo (paredes e objetos que farão parte dele) para, com a ajuda das cores, abrir o espaço e não o fechar – dando a impressão de o ambiente ser menor e mais escuro.

Para o interior da casa, vale a pena apostar nos tons mais suaves para ganhar longevidade com a pintura e ressaltar seus itens de decoração.

 

Onde comprar tinta para parede

Agora que você já conhece algumas opções de cores para apostar na pintura da sua casa e como escolher e combiná-las, você está pronto para comprar! E nesse momento a busca com certeza é pelo melhor preço e pelas melhores marcas, certo?

Na Telhanorte temos tudo isso para você! Confira nossa seção de Tintas e faça sua compra online e com os melhores preços. Vale lembrar que algumas cores citadas acima são consideradas personalizadas.

Isto é, elas são vendidas somente nas lojas físicas e demoram cerca de 15 minutos para ficarem prontas. Você só precisa escolher a cor dos seus sonhos na paleta de cores do fornecedor e nossa equipe realiza o preparo de imediato!

Nosso time de vendas pode te dar aquela mãozinha extra via Whatsapp em caso de dúvidas na hora de fazer seu pedido.

Depois é só aguardar sua compra chegar e começar a dar cor ao seu sonho da casa nova!

 

Edição de Murilo Bonício e Stéphanie Durante