Cozinhas decoradas com ladrilhos: 7 inspirações para sua casa | Blog Telhanorte
home > Cozinha > Cozinhas decoradas com ladrilhos: como usar + inspirações

Cozinhas decoradas com ladrilhos: como usar + inspirações

cozinhas-decoradas-ladrilhos-2

| Cozinha

O ladrilho hidráulico é uma revestimento clássico que teve seu auge nas decorações de casas dos anos 20 aos anos 50. O material pode ser usado em todos os cômodos da casa, mas o destaque fica para as cozinhas decoradas com ladrilhos

A riqueza de possibilidades de paginação é um dos atrativos, pois é possível criar desde um mix super colorido, passando por uma combinação bicolor até um desenho exclusivo.

Além da versatilidade de tipos, o ladrilho decorativo é fácil de limpar e se for instalado corretamente resiste por anos com um acabamento bonito e vivo.

Quer saber mais sobre essa opção de revestimento para piso e parede? Continue lendo e saiba tudo sobre esse material e confira uma galeria recheada de inspirações de cozinhas decoradas com ladrilhos.

O que é ladrilho hidráulico?

O ladrilho hidráulico é um revestimento fabricado a mão, de forma artesanal, peça por peça. Para criar os ladrilhos é utilizado uma massa de cimento branco e outros componentes, além dos pigmentos para a coloração dos padrões de estampa.

Depois de prontas, as peças ficam imersas em água por oito horas em um processo chamado de “cura”. 

O processo de fabricação é bastante sustentável, pois não deixa resíduos químicos. As peças são montadas com o auxílio formas reutilizáveis e uma prensa. Dessa forma, não há gastos com forno e liberação de gases poluentes que são resultado da queima. 

Saiba mais detalhes de como é fabricado o ladrilho hidráulico no vídeo abaixo:

Onde usar decoração com ladrilhos na cozinha

O ladrilho hidráulico pode ser aplicado na cozinha de duas formas:

A variedade de padrões — cor, formato e tamanho — são personalizáveis e, por isso, é fácil criar um projeto exclusivo para sua casa. 

Leia também: Como organizar a cozinha: dicas ILUSTRADAS para copiar! 🍽

Principais cuidados na instalação do ladrilho decorativo

O primeiro detalhe importante é na instalação do piso. Os ladrilhos são assentados com argamassa branca e a forma de rejunte utilizada é a junta seca.

Isso significa que as peças são colocadas bem juntinhas uma da outra para que o padrão fique bem certinho, porém não quer dizer que o rejunte lateral está descartado.

A aplicação é feita para que ele realmente não fique aparente e garante que a água e a umidade infiltre no chão.

Quando a aplicação é feita sem nenhum rejunte, corre-se o risco de formar eflorescências que são manchas no ladrilhos causadas pelo acúmulo de água infiltrada. 

O segundo fator que faz o ladrilho ter uma boa longevidade é a qualidade da peça e o acabamento

Por ser um material poroso e permeável, ou seja, que absorve água, os ladrilhos devem ser impermeabilizados. O processo é feito com uma resina especial que forma uma camada protetora.

Depois da resina, o ladrilho decorativo ainda recebe uma camada de cera que protege a impermeabilização e valoriza as cores da peça.

Com os anos, o ladrilho hidráulico desbota naturalmente. Para revitalizar as peças, basta refazer a impermeabilização e o enceramento para “reviver” o acabamento.

7 inspirações de cozinhas decoradas com ladrilhos 

As cozinhas decoradas com ladrilhos são um clássico. A maioria das pessoas escolhe usá-los no ambiente para criar um detalhe no chão, para revesti-lo 100% ou também nas paredes como painéis ou detalhes. 

No chão, o acabamento ganha o nome de tapete que é quando existem dois revestimentos diferentes no mesmo ambiente: um no centro (destaque) e outro contornando a borda. 

A criatividade é segredo para acertar na decoração com ladrilhos. As estampas florais, as geométricas e até as peças com efeito 3D são muito bem aproveitadas.

Confira a seguir uma galeria de fotos de cozinhas decoradas com ladrilhos para inspirar seus projetos:

cozinha-ladrilho-decoracao

Foto: Nuevo Estilo.

Na cozinha decorada com ladrilhos acima, o espaço de preparo e limpeza dos alimentos fica na parte mais iluminada do cômodo. O ladrilho decorativo delimita os espaços sem obstáculos visuais. O revestimento ao redor é de madeira natural, o que adiciona calor ao ambiente que tem bastante branco.

ladrilho-decorativo-cozinha

Foto: Villa Lagoon Tile.

As cozinhas decoradas com ladrilhos ficam cheia de personalidade com o piso todo revestido com o material. A mistura de azul e braco e o formato do padrão formam um painel que contrasta perfeitamente com as outras cores do ambiente: o laranja da cadeira e o marrom da madeira. 

decor-piso-cozinha

O estilo patchwork também é uma inspiração de cozinhas decoradas com ladrilhos que muitas pessoas gostam de reproduzir. Como o chão fica mais chamativo, os móveis podem ser mais clean. Já para ter um estilo rústico, a madeira é o ideal.

cozinha-decorada-ladrilho

Foto: Revertiles.

As laterais da bancada da cozinha também podem ser revestidas com ladrilhos decorativos. Uma detalhe simples, mas que chama a atenção para a padronagem escolhida que vai do clean até o divertido.

parede-cozinha-ladrilho

Foto: Revertiles.

As cozinhas decoradas com ladrilhos na parede são um charme a parte. O revestimento pode marcar a área embaixo dos armários ou a parede atrás do fogão.

ladrilho-decorativo

Outra inspiração de cozinhas decoradas com ladrilhos é usar ladrilhos iguais em posições diferentes. Na foto, a combinação é usada na bancada e em um pedaço da parede. O restante da parede branca equilibra a decoração, além dos detalhes em madeira.

parede-ladrilho

Foto: Design Milk.

A cozinha aberta ganha um detalhe precioso com a parede de ladrilhos decorativos. O painel valoriza o ambiente e as cadeiras coloridas combinam com o tom padrão dos ladrilhos.

Como limpar ladrilho hidráulico

Depois de tantas fotos lindas e inspiradoras, você pode pensar: como manter o acabamento do ladrilho decorativo por mais tempo? Pode varrer?

O segredo da beleza das cozinhas decoradas com ladrilhos é caprichar na limpeza e manutenção e evitar alguns tipos de produto.

No piso, o ladrilho pode ser varrido, sem problemas, e a limpeza deve ser feito apenas com água e sabão/detergente neutro. Evite aplicar produtos químicos.

Para manter o brilho e valorizar ainda mais a estampa dos ladrilhos, aplique cera uma vez por semana.

Nas paredes, o cuidado é o mesmo. Para a limpeza os ladrilhos, use um pano macio e água com sabão para tirar a sujeira e os resíduos de gordura da parede.

Gostou das ideias de cozinhas decoradas com ladrilhos?

Viu como as cozinhas decoradas com ladrilhos podem ficar mais despojadas, mas também transitar pelos estilos clássicos, moderno e até o minimalista?

Vai construir ou reformar algum cômodo da sua casa? Na Telhanorte, você encontra tudo de Pisos e revestimentos para levar os melhores materiais e fazer um acabamento de qualidade e duradouro.

Fazendo sua compra pelo site com o pagamento é seguro e a entrega é feita no seu endereço com toda agilidade da equipe Telhanorte. Aproveite!