home > Iluminação > Conheça 8 diferentes tipos de lustres para transformar sua decoração

Conheça 8 diferentes tipos de lustres para transformar sua decoração

tema: Iluminação
#30 - 21 de junho de 2020

De cristal, de madeira, esférico, quadrado… São vários os tipos de lustres que podem transformar a sua casa no lugar em que você sempre sonhou. Mudança que depende das suas escolhas e do seu gosto.

diferentes tipos de lustres

Diferentes tipos de lustres para transformar sua decoração. Fonte: Unsplash

Certo é que a iluminação de uma casa, em grande parte feita pelos lustres, é um traço extremamente importante para o conforto dos moradores. Quando feita de forma cuidadosa, uma boa luminosidade pode nos encher de boas sensações quando estamos em casa. Quer proporcionar esses bons sentimentos pra você e para quem vive na sua casa?

Neste texto, vamos apresentar 8 diferentes tipos de lustres para transformar sua decoração:

  • Esférico;
  • Quadrado;
  • Ramificado;
  • Orgânico;
  • Cristal;
  • Metálico;
  • Madeira;
  • Ferro forjado.

Quer fazer da sua casa o lugar que você sempre sonhou? Continue com a gente e conheça mais sobre o tema!

lustre quadrado

Compre esse produto aqui

8 opções de diferentes tipos de lustres para transformar sua decoração

Antes de partirmos para os modelos, é importante você ter mente em quais cômodos pretende usar os lustres e qual é o objetivo que deseja cumprir com eles.

Isso porque ter esses pressupostos claros é fundamental para que você tenha sucesso na sua escolha. Para que um lustre seja útil, tenha isso em mente, é necessário que ele seja adequado para cada cômodo.

Sala, cozinha, escritório, quarto, banheiro… Para qual cômodo você procura um lustre? Como ele é na sua casa? Com isso bem claro, podemos pensar em qual é a melhor opção escolher.

Para deixar a explicação mais clara, separamos os tipos de lustres em duas categorias:

  • Lustres por formato;
  • Lustres por material.

Por vezes, como você deve imaginar, há tipos de lustres que se enquadram nessas duas categorias. Ainda assim, essa é a maneira mais clara de explicar e fazer que você entenda quais são as suas opções.

Agora, vamos aos diferentes tipos de lustres. Siga com a gente!

Lustres por formato

1. Esférico

Popularmente conhecidos como redondo ou de bola, o lustre esférico é a opção perfeita para quem busca peças que misturam ousadia e classe. Eles costumam chamar atenção de que vai a sua casa e, por serem encontrados em diferentes dimensões, são bastante versáteis para vários cômodos.

Como opção de decoração, caso esteja procurando algo para um cômodo muito grande, por exemplo, você pode combinar dois ou mais lustres, dotando o ambiente de modernidade.

2. Quadrado

O lustre quadrado, por sua vez, usa o minimalismo a seu favor. Com linhas retas, ele é uma opção atual para combinar com ambientes de diferentes características. Similares aos plafons — luminárias embutidas ou sobrepostas no teto — eles são interessantes opções para se aproveitar da luminosidade das lâmpadas de LED.

3. Ramificado

Modelo muitas vezes encontrado em casas mais clássicas, o lustre ramificada tem a configuração similar à de vários galhos, distribuindo a luminosidade. O modelo é ideal para iluminar longas áreas de forma direcionada, já que muitas de seus subtipos permitem direcionar feixes de luzes em diferentes alturas.

lustre ramificado

Compre esse produto aqui

4. Orgânico

O lustre orgânico é o mais disruptivo dos tipos por formato. Isso porque eles contam com formatos indefinidos, o que é perfeito para compor uma decoração com bastante personalidade. Para isso, basta você escolher a opção que melhor se encaixa com o estilo que você gosta.

Normalmente, os lustres orgânicos apresentam contornos irregulares, curvas e ângulos especiais. Tudo isso aliado a acabamentos de arame e outras soluções inovadoras. Praticamente uma escultura, não é mesmo?

Lustres por material

5. Cristal

Elegante, delicado e imponente, o lustre de cristal é um dos mais tradicionais modelos. Ele conta com pequenas peças de cristal, material que reflete a iluminação com facilidade e leva elegância à sua casa.

Por sua elegância, o lustre de cristal é uma interessante opção para quem gosta de glamour em ambientes como a sala. Sobre a mesa de jantar, por exemplo, ele traz um toque bastante refinado para ocasiões especiais.

Por não serem tão resistentes, os lustres de cristal não são tão indicados para áreas externas, como varandas.

6. Metálico

Se os lustres de cristal são possivelmente os mais tradicionais, os lustres metálicos — feitos de materiais como alumínio e aço — são a escolha perfeita para composições contemporâneas. E não são nelas: eles são considerados peças versáteis, interessantes de serem combinadas com estilos diferentes.

Para esse tipo de lustre, costuma-se utilizar metais em sua aparência original estão entre as opções favoritas. Aspecto que deixa a decoração mais crua. Para quem não gosta, também a opção de pintar os materiais com acabamento prateado, dourado, entre outros.

lustre metalico

Compre esse produto no site

7. Madeira

Você é daquelas que acha madeira bonita em basicamente todas suas aplicações? Então o lustre de madeira é o ideal para você. Leve e despojado, esse tipo dota os cômodos de um ar arrojadas e com bastante personalidade.

Ainda que não sejam tão comuns, eles são capazes de valorizar cômodos que ainda precisam de um toque especial. Se você gosta do estilo praiano, além disso, ele é perfeito para recriar atmosferas de descanso e descontração. Tudo isso de forma bastante natural!

Um dica extra é que, nos lustres de madeira, as lâmpadas de LED amarelas podem ser perfeitas. Em tom quente, elas podem dar o tom intimista e receptivo que você espera ter na sua sala.

8. Ferro forjado

Se a madeira pode dar leveza, o ferro forjado, por outro lado, é um dos tipos de lustres mais pesados visualmente. E a explicação está na sua densidade e na cor do ferro, que normalmente traz tons mais escuros.

Em conta dessas características, os lustres de ferro forjado são mais indicados para composições rústicas. Se você procura algo para a sua fazenda, por exemplo, ele pode ser perfeito!

Os lustres em ferro forjado, além de tudo, podem ser encontrados em diversas formas, combinando retas e curvas no ferro. Em muitas de suas aplicações, eles também dotam os ambientes de sofisticação e classe.

Conhecendo esses 8 diferentes tipos de lustres, fica muito mais fácil fazer a escolha certa para a sua casa, certo?

Agora que você aprendeu quais são os diferentes tipos de lustres para transformar sua decoração, não deixe de acessar outros materiais em nosso blog e acessar nosso catálogo de produtos! Entregamos em todo o Brasil e parcelamos em até 8x!