home > Sem categoria > Como esconder fios na parede: 9 ideias

Como esconder fios na parede: 9 ideias

tema: Sem categoria
#30 - 5 de fevereiro de 2020

Ter objetos modernos, eletrônicos e de decoração em casa é o sonho de muita gente. O que muitas vezes não nos vem à mente é a quantidade de cabos que acompanham os itens. Se você já esbarrou com esse problema, temos uma boa notícia! Estamos cheios de ideias para esconder fios na parede e no chão, deixando-os fora do alcance dos olhos!

Quer conhecer 9 dicas para esconder fios na parede? Então continue a leitura deste artigo!

Como esconder fios na parede

Antes de descobrir como esconder fios na parede, é importante ter atenção a alguns pontos importantes. O primeiro deles é a disposição dos equipamentos.

Em alguns casos, as dicas para esconder fios na parede serão simples, mas em outros, exigirão algum esforço, especialmente por representarem soluções integradas as móveis ou ao ambiente.

Por isso, estude bem seu espaço e só embarque nas nossas ideias para disfarçar fios na parede quando tiver certeza do local de cada objeto.

Outro ponto de atenção tem relação à separação dos fios. Racks e cômodas geralmente abrigam uma série de equipamentos com fios (TV, abajur, luminárias, videogame e por aí vai). Não pense que, para escondê-los, basta juntar todos em um só local.

É preciso separá-los, nomeá-los e armazená-los de forma cuidadosa. Lembre-se de que por ali passa corrente elétrica, e que fios danificados podem causar inúmeros acidentes!

Tendo isso em mente, é hora de partir para a parte divertida!

A seguir, você confere 9 ideias para esconder fios na parede em diversos níveis de facilidade e elaboração!

1. Painéis

Uma das formas mais clássicas de esconder fios da TV na parede é por meio de painéis. Com as estruturas, que podem ser feitas de MDF, madeira, gesso e tantos outros materiais, os fios ficam escondidos e organizados por trás do objeto, que, cá entre nós, ainda garante um ar de sofisticação e minimalismo ao ambiente.

ideias-esconder-fios-parede-painel

2. Fios como decoração

Se sua pergunta é “como disfarçar fios na parede de forma criativa?”, essa é uma boa resposta! Por que não integrá-los à decoração do ambiente?

Certamente você não tinha pensado nisso, não é mesmo?

Mas, quando bem aproveitados, os fios podem se tornar elementos importante para a composição do espaço.

Alguns exemplos de decoração usando fios na parede são:

  • incrementar os fios com adesivos;
  • trançar os fios, deixando-os à mostra;
  • prendê-los à parede criando desenhos;
  • encapá-los com um material decorativo, como sisal, barbante ou lã;
  • usá-los como parte da decoração industrial, cobrindo-os com canos.

3. Fios presos ao móvel

Para quem é fã de praticidade, uma forma simples e de fácil execução para esconder fios na parede é prendendo-os ao móvel. O móvel em questão pode ser um aparador, uma escrivaninha ou mesmo um criado-mudo.

O importante é organizar os cabos e prendê-los atrás ou embaixo dos móveis com pequenos ganchos adesivos ou fitas.

4. Gavetas

Se você não quer prejudicar a decoração do ambiente com fios expostos na parede, uma solução é providenciar gavetas para guardá-los. Usando o fundo da gaveta, é possível criar uma superfície de apoio para o filtro de linha, plugando todas as tomadas e acomodando os fios no espaço restante.

A gaveta é uma ideia interessante para esconder fios de equipamentos como celulares, tablets, impressoras e videogames.

5. Colunas

Se sua TV é sustentada por uma coluna, a solução para esconder os fios na parede é mais fácil do que você pensa! Fazendo pequenos furos na coluna (e, nesse caso, é importante contar com a ajuda de um profissional que garanta o local ideal para executar a obra sem prejudicar a estabilidade da viga), é possível passar o fio em seu interior, eliminando a poluição visual e dando um upgrade na decoração do ambiente.

6. Canaletas

As canaletas também são ideias para esconder fios na parede bastante utilizadas. Como o próprio nome diz, são pequenos canos ocos que servem para conduzir e abrigar fios e cabos, impedindo que eles fiquem expostos e desordenados.

O pulo do gato aqui é fazer com que as canaletas se integrem ao ambiente, sem evidenciar que estão ali para disfarçar algo.

Boas formas de integrar canaletas ao ambiente são: pinturas da mesma tonalidade da parede, uso de móveis em frente às estruturas, uso de versões que simulem rodapés.

7. Fios aparentes, mas organizados

E se te dissermos que não esconder os fios é uma ideia para esconder os fios? Parece contraditório, mas, em alguns casos, uma solução extremamente simples é suficiente para resolver o problema dos cabos espalhados e desorganizados: você já ouviu falar no espiral organizador de fios?

O item, que é uma espécie de mangueira plástica, “abraça” os fios e os mantém organizados, possibilitando que fiquem expostos sem prejudicar o ambiente.

As cores mais comuns do espiral organizador são branco e preto, mas ele pode ser revestido conforme a cor da parede em que ficará localizado.

8. Rodapé

Ciente da constante batalha contra os fios e cabos expostos, a indústria de acabamentos investiu em uma solução feita especialmente para este caso: o rodapé com passador de fios.

Por trás da placa do rodapé (que pode ser feito do material desejado) há uma estrutura semelhante às canaletas, feita para armazenar e conduzir os cabos de forma ordenada por trás do revestimento de borda.

ideias-esconder-fios-parede-rodapé

9. Caixas

O último item da nossa lista de ideias para esconder fios na parede também pertence à categoria das soluções simples, mas muito efetivas. A dica aqui é usar caixas organizadoras para guardar os fios expostos.

A alternativa é especialmente útil quando o aparelho eletrônico está acomodado sob alguma superfície, como uma cômoda ou estante. Nesse caso, a caixa é colocada ali como um mero item decorativo, mas, secretamente, cumpre uma função extremamente estratégica!

Como NÃO esconder fios na parede

Agora que você já conhece 9 ideias para esconder fios na parede, chegou a hora de aprender como NÃO fazer isso!

Como dissemos logo no início do artigo, mexer com fiação e cabeamento pode ser uma tarefa bastante delicada. Por isso, tenha atenção às dicas abaixo e não se arrisque!

  • Não use clipes metálicos para cabo de energia. A borda do clipe pode danificar o isolamento do cabo e gerar acidentes de grande proporção, como incêndios e choques;
  • evite embolar, dobrar ou cortar os fios na hora de aplicar uma das dicas dadas;
  • nunca deposite objetos em cima dos fios e cabos armazenados;
  • não execute serviço algum com os fios ligados à tomada!

Com nossas 9 ideias para esconder fios na parede, não tem mais desculpa para deixar que cabos e fiações prejudiquem sua decoração, certo?

Então aproveite o fim da leitura deste artigo para conhecer nossa seção de filtros de linha e extensões. Lá, você encontra o que precisa para esconder seus fios com segurança!