Ative a inspiração e decore apartamento pequeno com 5 dicas | Blog Telhanorte
home > Inspiração > Precisa de inspiração para decorar apartamento pequeno? Confira 5 técnicas infalíveis

Precisa de inspiração para decorar apartamento pequeno? Confira 5 técnicas infalíveis

| Inspiração

Embora a quarentena contra o coronavírus tenha aumentado a procura por imóveis maiores, morar em um espaço pequeno continua tendo muitas vantagens, principalmente para quem sabe ampliar ambientes e torná-los multiuso. A verdade é que você gastará menos e ganhará em praticidade se souber usar sua inspiração para decorar um apartamento pequeno.

O que não faltam são técnicas para transformar cada cantinho de um apartamento pequeno em um ambiente funcional e agradável. Nas próximas linhas você conhecerá 5 itens de decoração que facilitam essa tarefa e estão ao alcance de todos.

Se você está pensando em comprar um imóvel, este post é para você. Além de inspirações para novos apartamentos, também listamos algumas das vantagens de morar em um apartamento pequeno. Confira!

Inspiração para apartamento pequeno: por que comprar um?

Seja por questões de limitações orçamentárias ou pelo fato de viver no centro de uma grande cidade, nem sempre você vai ter possibilidade de comprar imóveis amplos e espaçosos. No entanto, foi-se o tempo em que viver em apartamento pequeno era sinônimo de viver sufocado no meio da mobília.

Veja algumas vantagens que você vai desfrutar se decidir investir em um apartamento pequeno:

Preço

O preço de um apartamento pequeno é, sem dúvida, seu principal atrativo, principalmente quando comprado à vista. Porém, mesmo em um financiamento, esse valor fica muito mais acessível.

Facilidade de vender e alugar

Se você tem medo de se cansar rapidamente de viver em um apartamento pequeno, não precisa se preocupar. Atualmente, os imóveis menores são os preferidos dos investidores por serem muito fáceis de vender e alugar.

Despesas mais baratas

Quanto menor o imóvel, menores serão os custos com água, luz e IPTU. Além disso, por conta da metragem menor, os reparos e reformas que você precisar fazer também irão doer muito menos no bolso.

Menos gastos com mobília

Além do dinheiro para comprar o apartamento, você também precisa planejar o orçamento familiar para mobiliá-lo. No caso de um imóvel pequeno, você obviamente vai gastar menos com móveis e utensílios para equipá-lo.

Decoração mais caprichada

Comprando menos itens de decoração, você terá mais dinheiro para investir em qualidade, ao invés de priorizar a quantidade. Além disso, como veremos a seguir, alguns objetos e truques podem te ajudar a ampliar os ambientes do seu novo apartamento.

Inspiração para apartamento pequeno: 5 itens que não podem faltar

Decorar um apartamento pequeno vai exigir muita criatividade. Mas, quem souber usar a inspiração, verá que não é uma missão impossível. Pelo contrário, você vai descobrir que a tarefa, além de desafiadora, pode ser muito prazerosa.

Para te ajudar, apresentamos abaixo alguns itens de decoração e técnicas de otimização de espaço que podem fazer maravilhas nos poucos metros quadrados do seu apartamento:

Móveis modernos e multiuso

Mesmo quem preferir móveis rústicos, não deve duvidar em optar pela modernidade ao decorar um apartamento pequeno. Os móveis modernos são mais compactos, se ajustam melhor em ambientes menores e costumam ter mais compartimentos para guardar coisas.

Nesse sentido, uma boa pedida são os móveis multiusos. Seu novo lar será muito mais funcional e organizado se você, por exemplo, apostar em sofás retráteis ou camas com baú sob o colchão.

Quem tiver um pouco mais de folga no orçamento pode investir em móveis sob medida. Mesmo sendo mais caras, as peças planejadas vão se encaixar perfeitamente no espaço que você tiver disponível. 

Prateleiras e nichos organizadores

Quando falta espaço na horizontal, a melhor solução é apostar na ocupação vertical do seu apartamento. Ou seja, abuse de móveis aéreos, como prateleiras e nichos organizadores, nas paredes para organizar seu espaço e deixar a decoração mais agradável e versátil.

Se você não faz ideia de como usar prateleira na decoração de um apartamento, pode ficar tranquilo. Essas peças podem ser usadas em todos os cômodos, do banheiro à sala de estar, e são muito fáceis de instalar.

Por sua vez, os nichos organizadores, principalmente os coloridos, trarão um clima bem mais descontraído ao seu novo lar e serão seus melhores aliados contra a bagunça. Combinados com as prateleiras, você conseguirá guardar livros, discos e objetos decorativos sem se sentir sufocado na própria casa.

Espelhos

Essa dica já é antiga, mas continua imbatível. Os espelhos são os melhores amigos dos apartamentos pequenos, principalmente quando a intenção é aumentar a amplitude visual.

Dependendo do tamanho do cômodo, você pode tanto optar por um espelho de parede inteira como por peças menores que poluem menos o ambiente. O importante é que eles aumentem a sensação de espaço e reflitam bastante do luz.

Para isso, outro truque infalível é posicioná-lo em um locais de alta incidência de claridade. A dica vale tanto para a luz natural que entra pela janela como para a artificial de luminárias e arandelas.

Luminárias

Por falar em luminárias, caprichar na iluminação é outra forma muito eficaz de ampliar ambientes. Afinal de contas, uma única lâmpada fixa no centro do teto só serve para deixar um ambiente pequeno ainda menor.

Além de abusar da luz natural das janelas, não tenha receio de comprar muitas luminárias e posicioná-las em pontos estratégicos. Elas não só aumentam a capacidade da iluminação, como costumam dar um visual mais atraente e sofisticado para decoração.

Por fim, lembre de usar luzes brancas para os cômodos que você precisa iluminar melhor, como cozinha e banheiro, enquanto as lâmpadas amarelas devem ser reservadas para ambientes que precisem passar sensação de aconchego, como varandas e salas de TV.

Cores claras

Outro fator fundamental na sensação de amplitude em um local pequeno são as cores e texturas. E não faltam formas de botar essa estratégia em prática, como, por exemplo, piso e parede no mesmo tom, piso colorido em ambiente claro ou parede de fundo e piso da mesma cor.

Nessa hora tenha em mente que as cores claras ajudam a aumentar o ambiente e são mais fáceis de combinar. Você não necessariamente precisa pintar tudo de branco, mas sim usar tons menos escuros para iluminar e energizar os ambientes.

Esse truque vale tanto para a cor das paredes quanto para os móveis. Nada impede que você use cores mais vibrantes na decoração, mas, nesse caso, aplique os tons apenas em uma parede ou em detalhes como quadros e almofadas.

Dicas de apartamentos novos

Agora que você já aprendeu como ampliar um ambiente, é hora de saber como escolher apartamento para comprar. Nessas horas vale a pena contar com a expertise de quem entende de mercado imobiliário e usa as ferramentas mais modernas para ajudar você nessa busca.

Graças à transformação digital no setor, as melhores dicas de apartamentos novos estão ao alcance de um clique. Por meio de plataformas digitais como a Kzas, você tem acesso a uma nova experiência de atendimento na hora de comprar imóvel.

Você não apenas encontra o apartamento mais adequado às suas necessidades, seja ele grande ou pequeno, como ainda pode simular e solicitar financiamento de imóvel de forma totalmente online. Além disso, tem assessoria completa na assinatura do contrato e no registro da escritura.

Com o melhor da tecnologia ao seu lado, você não só economiza tempo e dinheiro, como ainda reserva toda sua inspiração para transformar um apartamento pequeno no lar dos seus sonhos.

Esse post foi escrito pela Kzas – plataforma que transforma a venda, compra e financiamento de imóvel em algo mais simples e digital – a convite do blog da Telhanorte.