Kit de ferramentas marcenaria: saiba quais itens escolher | Blog Telhanorte
home > Ferramentas > Kit de ferramentas marcenaria: saiba quais itens escolher

Kit de ferramentas marcenaria: saiba quais itens escolher

Kit de ferramentas marcenaria

| Ferramentas

Pensando em montar seu kit de ferramentas? Confira nossas dicas para não errar na hora da escolha

Seja para exercer seu hobbie ou sua profissão, um kit de ferramentas para marcenaria deve ter:

Talvez você já conheça alguns desses nomes, outros são novidade, entretanto, todos eles representam ferramentas básicas de marcenaria. E para começar a se envolver com essa área você precisa conhecer o que são e para que servem.

Kit de ferramentas marcenaria: 9 itens para sua oficina

1. Plaina elétrica ou manual

A plaina é uma ferramenta usada para cortar a madeira com o objetivo de nivelar a superfície.

É uma substituta da desempenadeira, bastante usada para consertar empenos, desnivelamentos na peça e ondulações.

2. Serra tico-tico

É uma das ferramentas de corte marcenaria mais conhecidas.

A serra tico-tico é usada para que você possa fazer cortes curvos na madeira. Por essa característica é um item indispensável em um kit de ferramentas marcenaria, afinal, amplia as possibilidades de criação de um curioso/amador e permite que um profissional execute as demandas de seus clientes.

Esse modelo de serra ajuda na precisão do corte, contribuindo para evitar erros e facilitar o trabalho de quem manuseia o equipamento.

Lembre-se entretanto, de sempre usar equipamentos de proteção como luvas, máscaras e óculos

3. Serra circular de bancada

Assim como a serra tico-tico também é uma ferramenta de corte marcenaria usada para criar cortes curvos em uma placa de madeira. Entretanto, é mais indicada para cortes mais delicados, que exigem maior precisão. É bastante usada, por exemplo, para fazer detalhes em MDF.

4. Lixadeira orbital

Essa lixadeira faz com que a lixa gire em várias direções. É usada para a fase de acabamento, nas últimas etapas de concepção da peça criada.

O uso desta ferramenta elétrica de marcenaria ocorre com o uso de lixas finas, sendo uma ótima opção para o trabalho com madeiras delicadas.

Também pode ser usada para retirar camadas velhas de tintas e vernizes. 

5. Lixadeira de Cinta

Enquanto a lixadeira é usada para dar acabamento a detalhes mais finos e delicados, a lixadeira de cinta tem como característica aparar desgastes e irregularidades mais grosseiras. 

São usadas em peças com desnível e falhas mais evidentes.

6. Tupia

Nem sempre este item está em um kit de ferramentas para marcenaria básico, isso acontece porque ela exige uma certa destreza e habilidade do marceneiro. Entretanto, é uma ferramenta que deve ser considerada caso você deseje ampliar os horizontes de seu trabalho no ramo.

Ela permite fazer ranhuras, furos e decorar a madeira de maneiras variadas. 

Algumas tupias já vem com acessórios que vão ajudar nos variados formatos de corte que você deseja realizar em sua peça. Entretanto, nem sempre isso acontece e nem sempre você precisa, realmente, desses acessórios para trabalhar com essa ferramenta. 

Quer saber mais sobre a tupia? Assista ao vídeo abaixo!

7. Compressor e pistola de pintura

Como você deve imaginar, no kit de ferramentas para marcenaria, essa é uma ferramenta de acabamento.

O compressor e a pistola de pintura vão ajudar na aplicação de tinta de maneira a deixar a peça mais profissional e com um acabamento digno de todo o trabalho que você teve para concebê-la.

Caso o orçamento esteja apertado, e a marcenaria seja um hobbie, use pincéis e rolos de pintura e até considere tintas spray

8. Furadeira

As furadeiras furam e isso você já sabe! Elas são importantes para garantir a montagem da peça em madeira na qual você vai trabalhar, afinal, criam os furos onde os parafusos serão encaixados. 

Lembre-se que será necessário instalar dobradiças, maçanetas, puxadores e outros acessórios. Para tudo isso o uso da furadeira é indispensável.

Lembre-se de acrescentar em sua lista de compras um conjunto de brocas de tamanhos variados. 

9. Parafusadeira

Assim como a furadeira, facilita o trabalho de amadores e profissionais e, por isso, é  item certo em um kit de ferramentas de marcenaria.

A ferramenta facilita a montagem de objetos, móveis e outros itens que você possa via a criar.

Pode ser substituída pela chave Phillips, mas é muito mais eficiente e rápida, economizando tempo de trabalho. 

Outras ferramentas básicas de marcenaria

Além das ferramentas elétricas de marcenaria que listamos acima, é importante observar que existem ferramentas manuais importantes para quem deseja trabalhar com marcenaria, mesmo que de “brincadeira”, são elas:

Leia também: 8 tipos de chave de fenda úteis + suas funções 🔩

Como montar seu kit de ferramentas para marcenaria? 

Seja como hobbie ou profissão, a marcenaria é algo para se fazer com amor e paciência. Por isso, a escolha das ferramentas corretas deve priorizar a segurança e a qualidade do resultado do trabalho.

Agora que você tem a lista de ferramentas para seu kit de marceneiro está pronto para conferir a sessão completa de ferramentas da loja Telhanorte.

Acesse nossa loja virtual, selecione os produtos para sua oficina e receba tudo em casa.

Você também pode visitar uma de nossas unidades físicas e comprar por telefone ou WhatsApp. 

Edição Thais Junqueira