13 ferramentas manuais para ter em casa | Blog Telhanorte
home > Ferramentas > 13 ferramentas manuais para ter em casa

13 ferramentas manuais para ter em casa

ferramentas-manuais-alicate-martelo-chave-fenda-trena-caixa-reparo-metal-cabo

| Ferramentas

 

Chave de fenda, Phillips, Chave inglesa, tesoura, martelo, alicate e mais. Confira 13 itens da lista de ferramentas manuais que você deve ter em casa

 

As ferramentas manuais possuem a função principal de auxiliar e facilitar a execução de tarefas do dia a dia. Elas diminuem a necessidade de força e habilidade para execução de atividades cotidianas, como apertar um parafuso ou instalar um prego. Conhecer mais sobre cada um dos equipamentos da lista de ferramentas manuais vai te ajudar não apenas a montar seu kit, como também a usar esses itens quando necessário. Por isso, a seguir, organizamos 13 ferramentas manuais para que você possa montar seu próprio kit. São eles:

 

  1. Chave de fenda
  2. Chave phillips
  3. Chave inglesa
  4. Chave Allen 
  5. Chave de boca (chave fixa)
  6. Chave combinada
  7. Alicate universal
  8. Martelos
  9. Tesouras
  10. Serras e serrotes
  11. Nível
  12. Trenas
  13. Limas

 

Lista de ferramentas manuais: 13 itens essenciais

1. Chave de fenda

A chave de fenda é uma das principais ferramentas manuais e um dos itens obrigatórios para ter em casa. Sua atuação está relacionada ao uso de parafusos. Precisa instalar, apertar, afrouxar parafusos com o encaixe reto? A chave de fenda é a ferramenta ideal. Seja para consertar dobradiças, montar um móvel ou instalar uma prateleira, a chave de fenda pode resolver seu problema. 

 

2. Chave phillips

A chave Phillips também deve ser usada para instalação de parafusos, entretanto, o modelo de parafuso é diferente: ele deve ter a cabeça de estrela ou formato de “X”. A ponta da chave Phillips é o que a diferencia em relação à chave de fenda. 

 

Chave de fenda: conheça os tipos e suas funções

 

3. Chave inglesa

Também conhecido como chave ajustável, a chave inglesa se ajusta ao tamanho do parafuso e da porca. Isso acontece por meio de um sistema que abre e fecha a “mandíbula” da ferramenta, onde a porca é encaixadaÉ bastante usada para facilitar a aplicação do torque necessário para apertar ou desapertar parafusos e porcas. 

 

chave-inglesa-ferramenta-apertar-afrouxar-torcao-parafuso

A chave inglesa pode ser útil em diversos reparos da casa (Foto: Recha Oktaviani / Unsplash / Reprodução)

 

4. Chave Allen 

Usadas para apertar ou afrouxar parafusos com sextavado internoTem formato em “L” para permitir a aplicação do efeito alavanca, tornando o trabalho mais fácil. Geralmente são vendidas em conjunto, com várias chaves Allen de tamanhos diferentes. 

 

chave-allen-fenda-hexagono

Chave de fenda Allen ou Hexagonal (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

5. Chave de boca (chave fixa)

Serve para apertar porcas e parafusos sextavadosO tamanho da cabeça do parafuso e/ou da porca devem estar de acordo com o tamanho da chave. Existem vários tamanhos, por isso, você deve saber qual é o ideal para sua necessidade pontual, ou escolher um kit com vários tamanhos de chave diferentes, caso tenha interesse em ter um kit de ferramentas manuais ainda mais completo. 

 

Chave-fixa-6x7mm-42006-101-Tramontina

Chave fixa 6x7mm 42006/101 Tramontina (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

6. Chave combinada

Cada uma das duas extremidades da chave combinada possuem um formato. Uma extremidade tem a função de atuar sobre parafusos e porcas sextavados. A outra, sobre parafusos e porcas quadrados. Visto de outra forma, a chave combinada tem em uma extremidade a abertura fixa e na outra o formato de estrela. São encontradas em diferentes tamanhos que medem milímetros ou polegadas. Existem vários tipos de chaves combinadas. 

 

chave-combinada-tramontina

Chave combinada 10mm prata fosca Tramontina (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

7. Alicate universal

O alicate universal permite que você aperte objetos (alicate de pressão) e corte-os (alicate de corte). Essas duas funções em um mesmo item fizeram com que ele recebesse o nome de “universal”. Com essa ferramenta você consegue realizar tarefas que exigem muita força, em poucos segundos. Ou seja, ele multiplica a força empregada e permite que você realize a atividade desejada. 

 

Alicate-universal-8--Novipro

Alicate universal 8″ Novipro (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

8. Martelo

Para pregar ou retirar pregos de variadas superfícies, conte com um martelo em sua lista de ferramentas manuais. Você encontra martelos de aço, borracha, nylon e cobre. Descubra qual é o ideal para sua necessidade. 

martelo-tramontina

Martelo de unha 20mm aço especial cinza Tramontina (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

9. Tesouras

As tesouras podem ser usadas para diversos fins, desde a manutenção de jardins até corte de cabos. Da mesma forma, existem diferentes tipos de tesoura. Busque ter uma tesoura de corte simples e outra de poda em seu kit de ferramentas. 

 

Tesoura-de-Poda-Tramontina-com-Lamina-Metalica-e-Cabo-Plastico-1626515

Tesoura de Poda Tramontina com Lâmina Metálica e Cabo Plástico (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

10. Serras e serrotes

Também são encontrados em diferentes formatos, para ação em diferentes materiais, oferecendo variados acabamentos. Entretanto, de maneira geral, são usados para cortar itens como tábuas de madeira e tubos de PVCAo trabalhar com esse tipo de ferramenta é importante contar com equipamentos de segurança como luvas e óculos de proteção.  

 

Arco-de-serra-tubular-149-Starrett

Arco de serra tubular 149 Starrett (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

11. Nível

Se você pretende realizar a instalação de prateleiras sem que elas fiquem tortas, o nível é um importante item de sua lista de ferramentas manuais. 

Além da instalação de prateleiras, o objeto também pode ser usado para aplicação de pisos e revestimentos, por exemplo.

 

Nivel-de-plastico-23cm-azul-Tramontina

Nível de plástico 23cm azul Tramontina (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

12. Trenas

Medir espaços, metros quadrados ou o tamanho de uma parede, é algo bastante corriqueiro no dia a dia de uma casa. Seja para a compra de um armário nas medidas certas ou para o cálculo da quantidade de material para uma obra. As trenas são equipamentos para medição interna e externa de ambientes. Atualmente você já encontra trenas digitais para facilitar ainda mais seu trabalho. 

 

trena-Tramontina

Trena 5 M Tramontina (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

13. Limas

Sua função é desgastar o metal como uma lixa e, por isso, é muito usada para afiar outras ferramentas. Você pode encontrar modelos como:

 

Lima-Meia-Cana-Bastarda-8---Starrett

Lima Meia-Cana Bastarda 8” Starrett (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Monte seu kit de ferramentas manuais

Agora que você tem acesso a essa lista de ferramentas manuais é hora de criar seu próprio kit. Assim você estará preparado para qualquer situação ou imprevisto. É importante que, além das ferramentas que listamos acima, você complete seu kit com itens como pregos, parafusos, buchas, fita isolante e veda rosca. Com isso em mãos você terá a sua disposição uma caixa de ferramenta completa.

Se você não sabe onde encontrar as melhores marcas de ferramentas manuais, acesse o departamento de ferramentas loja virtual da Telhanorte.

Você encontra kits de ferramenta prontos ou pode montar o seu de acordo com os itens que escolher. Acesse nossa loja virtual, selecione os produtos para sua construção ou reforma e receba tudo em casa. Você também pode visitar uma de nossas lojas físicas e comprar por telefone ou WhatsApp. Conheça também nossa sessão Outlet e faça suas compras com o cartão Telhanorte.

 

Caixa de ferramentas: conheça os principais modelos

 

Edição de Vinicius Marques