home > Pisos e Revestimentos > Conheça 14 modelos de pisos para interior de casas e alguns dos principais exemplos

Conheça 14 modelos de pisos para interior de casas e alguns dos principais exemplos

tema: Pisos e Revestimentos
#30 - 18 de junho de 2020

Imagine que, depois de um dia exaustivo de trabalho, você finalmente chega em casa e coloca seus pés pra dentro. Você sabe exatamente de qual sensação estamos falando, não é mesmo? Mas o que modelos de pisos para interior de casas + exemplos têm a ver com isso?

O que talvez não tenha notado é que o primeiro contato que você tem ao chegar é com o piso, que é quem finalmente o recebe. É ele quem primeiro oferece acolhimento, conforto e descanso.

modelo de piso para interior de casa

Conheça 14 modelos de pisos para interior de casas. Fonte: Unsplash

Mas como escolher o piso ideal para que sua chegada em casa seja ainda mais prazerosa? No texto de hoje, vamos apresentar 14 modelos para interior de casas que você precisa conhecer antes de fazer sua escolha. São eles:

  1. Cerâmica
  2. Porcelanato
  3. Laminado
  4. Granito
  5. Mármore
  6. Tábua corrida
  7. Taco
  8. Lajota ou ladrilho hidráulico
  9. Vinílico
  10. Ardósia
  11. Pastilhas
  12. Resina epóxi
  13. Carpete
  14. Cimento queimado

Ficou interessado em conhecer melhor cada um deles? Siga com a gente!

14 modelos de pisos para interior de casas + exemplos

Conhecer com clareza quais são os principais modelos de pisos para interior de casas + exemplos disponíveis no mercado pode ser decisivo para a sua escolha. Em meio a isso, elencamos 14 opções e tratamos um pouco das características de cada uma delas. Confira!

1. Cerâmica

Talvez o mais popular entre os compradores brasileiros por conta do custo-benefício, o piso de cerâmica é bastante versátil. Com tamanhos que vão de 20 cm x 30 cm a 100 cm x 100 cm, ele conta com um amplo leque de texturas e estampas. A superfície da cerâmica pode ser esmaltada, lisa, acetinada, brilhante, rústica ou em relevo. Opções que permitem que você abuse de sua criatividade no momento da escolha.

piso de ceramica

Compre esse produto aqui

Entre os 14 modelos de pisos para interior de casas + exemplos, o piso de cerâmica é um dos mais populares. Fonte: Site Telhanorte

Por conta de suas propriedades, o piso de cerâmica ajuda a manter sua casa fresquinha, mesmo durante o forte verão brasileiro. Ele também faz sucesso por ser de alta resistência e de fácil limpeza, fatores que também devem ser levados em conta para prover praticidade ao seu dia a dia.

2. Porcelanato

Cada vez mais conhecido, o porcelanato é o preferido para residências de alto padrão. Ele é produzido em massa única já na sua coloração e conta com matérias-primas nobres. Com alta resistência e ótima qualidade, o porcelanato tem uma grande variedade de tamanhos e formatos.

Entre os acabamentos, destacam-se acetinado, polido, semipolido, brilhante, rústico, esmaltado e o amadeirado. Imitando de madeira a pedras naturais, este modelo de piso é tido como uma moderna opção para salas, dormitórios, entre outros cômodos

porcelanato

Compre esse produto aqui

3. Laminado

Se você gosta de acabamentos em madeira, o piso laminado pode ser a versão mais barata para que manter uma estética agradável a um ótimo custo-benefício. Por ser feito a partir de madeira aglomerada, o piso laminado é mais acessível e permite uma rápida instalação.

Além disso, possui uma textura confortável ao toque e bastante lisa, o que, em determinado ponto, também pode ser um contra. O ideal é que o piso laminado não seja lavado, mas sim que seja usado no máximo um pano úmido.

4. Granito

Formado por 3 minerais (mica, quartzo e feldspato), o granito, entre outras aplicações, é um interessante modelo de piso para o interior da sua casa. Além da beleza e todo o requinte que oferece, ele se destaca pela durabilidade e resistência. Este tipo de piso pode ser aplicado em qualquer cômodo interno da casa, inclusive no banheiro, já que o material tem baixa absorção de água e é resistente a manchas.

Os pisos de granito arranham muito pouco e, mesmo quando a pedra é danificada, podem ser polidos para renovar o visual. Dessa forma, além de fácil de limpar, ele conta uma vida útil que compensa o investimento.

piso de granito

Compre esse produto aqui

5. Mármore

Opção bastante próxima ao granito, o mármore, rocha metamórfica formada principalmente por minerais de calcita, é um material bastante estético e elegante. Indicado para ambientes internos, possui custo mais elevado porque no Brasil a produção de mármore é tão usual.

Destaca-se, entre outros pontos, a variedade de cores e preços, que possibilitam a adequação a diversos tipos de projetos. Já os pontos negativos são que ele menos resistente do que o granito e é bastante escorregadio.

6. Tábua corrida

A madeira, quando bem empregada, oferece uma beleza bastante destacável aos ambientes internos de uma casa. É por conta disso que a tábua corrida é também uma interessante opção para o interior do seu lar. Os pontos negativos é que a tábua corrida não é exatamente um piso sustentável e também pode ser difícil de higienizar.

7. Taco

Sucesso entre os anos 60 e 80, os tacos de madeira são bastante utilizados para dar um ar retrô aos ambientes internos das casas. As opções de madeira mais utilizadas para fabricação dos tacos são grápia, cumaru e ipê. Assim como a tábua corrida, elas demandam uma manutenção mais trabalhosa e possuem custo elevado.

Outras duas opções próximas ao taco são o parquet e o bambu. O primeiro se diferencia do taco sobretudo pelos desenhos maiores. Já o bambu se destaca por ter uma resistência até maior que a madeira do taco, o que também faz dele uma interessante opção.

8. Lajota ou ladrilho hidráulico

Você já se deparou com a foto de algum conhecido que, tendo visitado Portugal, tirou fotos com algum piso de ladrilho? Esse tipo de revestimento costuma ser atração turística pois foi bastante utilizado no século 19, sobretudo na Europa. E agora eles estão voltando!

Com custo alto, já que conta produção artesanal, a lajota (ou ladrilho hidráulico) é uma ótima opção para dotar o interior da sua casa com um ar diferente e customizado.

9. Vinílico

Produzido com resina de PVC, o vinílico é um modelo de piso que costuma apresentar estampas que imitam madeira. Sua grande vantagem é que ele é antirruído, o que o faz ser ideal para quartos e salas que contam com bastante movimentação. E então, se encaixa no seu caso?

Semelhante ao laminado e à tábua, o vinílico é uma opção sustentável para quem procura modelos mais amadeirados. Sua limpeza deve evitar água, o que o faz não ser tão indicado para banheiros e cozinhas.

piso vinilico

Compre esse produto aqui

10. Ardósia

O modelo de piso em pedra ardósia ficou muito famoso nos anos 80 devido à sua durabilidade e baixo custo. Bastante característica de projetos antigos, a pedra verde pode dotar a parte interna da residência de um ar mais vintage. Pedra fria, por sua vez, é o revestimento ideal para amenizar altas temperaturas.

Além disso, s pontos de atenção são que este tipo de piso é escorregadio, exige cuidados específicos com limpeza e, em ambientes menores, pode dar sensação de que o espaço é menor do que realmente é.

11. Pastilhas

Opção com custo elevado, já que exige um cuidado apurado na instalação, a pastilha é um modelo de piso bastante interessante para banheiros, já que agrega em estilo e beleza. As pastilhas, sem dúvidas, oferecem um visual bem distinto das demais opções.

pastrilha de vidro

Compre esse produto aqui

12. Resina epóxi

A resina epóxi, também conhecida como porcelanato líquido ou piso 3D, é um modelo piso moderno e de fácil limpeza. Com superfície lisa e homogênea, este modelo é de fácil aplicação e versatilidade. Se o seu foco é uma reforma, o destaque é que a resina epóxi não exige que você quebre ou remova o piso antigo. Ela pode ser aplicada diretamente no piso já existente.

13. Carpete

Um dos destaques de conforto, o carpete é mais usualmente utilizado quartos, onde há menos circulação. Ele oferece sensação de aconchego e é o preferido de pessoas que gostam de se acomodar pelos vários cantos da casa. Em contrapartida, pela dificuldade de limpeza e devido ao fácil acúmulo de poeira, não é indicado para quem sofre de problemas respiratórios ou alergias.

14. Cimento queimado

Um dos modelos de pisos para interior de casas + exemplos da moda, o cimento queimado é muito utilizado em casas modernas, de estilo industrial. Ele se destaca por ser uma solução inovadora, extremamente resistente e de baixo custo.

E então, já sabe por qual modelo de piso para interior de casas você vai escolher para o seu projeto? Lembre-se que a escolha pode ser decisiva para a sua qualidade de vida. A Telhanorte faz entregas em todo o Brasil e parcela suas compras em até 8x! Compartilhe com a gente nos comentários qual é o seu tipo preferido e continue acompanhando outros materiais em nosso blog!