Papel de parede para banheiro: pode molhar? | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Papel de parede para banheiro: pode molhar?

Papel de parede para banheiro: pode molhar?

| Banheiro

 

É possível molhar o papel de parede sem estragá-lo? Acabe de vez com a dúvida e aprenda como aplicar o papel de parede no banheiro. Conheça o papel vinílico!

 

“Posso molhar o papel de parede?”, “Existe algum modelo lavável?”

Essa são algumas dúvidas comuns – e muito pertinentes – entre as pessoas que estão começando a planejar uma reforma nesse ambiente da casa que não recebia tanta atenção até pouco tempo: o banheiro.

Hoje em dia esse cômodo demanda tanto planejamento, no quesito decoração, quanto qualquer outro. Afinal, você não quer uma casa linda com um banheiro sem graça, correto? 

Por outro lado, só de imaginar o quebra-quebra que uma reforma no banheiro pode causar, já começam os arrepios…

Para resolver esses dois problemas de uma vez e ter um banheiro lindo, cheio de personalidade e sem gerar muita bagunça, as pessoas estão começando a adotar o papel de parede para banheiro lavável e impermeável.

 

papel-de-parede-pastilhas-coloridas-banheiro

Banheiro com papel de parede de pastilhas coloridas (Foto: PAPELDECOR / Reprodução).

 

Mas… papel de parede para banheiro pode ser molhado?

Para “dar uma cara nova” aos ambientes da casa, alguns tipos de revestimento para paredes internas são comumente usados nas reformas, deixando de lado o uso tradicional de pincel e tinta. O papel de parede é uma dessas alternativas bastante utilizadas, mas será que ele também funciona no banheiro? 

É provável que ao escolher revestimento para o banheiro, você não tenha considerado esse material. Afinal, cogitar o uso de um papel em áreas molhadas e molháveis parece não ser uma escolha muito inteligente. Um papel de parede que não suporta umidade seria um desperdício de tempo e dinheiro.

Entretanto, saiba que um adesivo para parede de banheiro pode molhar, desde que ele seja específico para o cômodo. 

Calma, vou explicar melhor!

O modelo para banheiro lavável e impermeável (por ser resistente à umidade do ambiente) é conhecido no mercado como papel vinílico.

Não confunda com papel vinilizado. Esse é exatamente o nome do tipo de papel de parede que não pode ser molhado e não deve ser aplicado no banheiro, nem na cozinha.

 

Atenção:  Ambos os modelos não devem ser usados em paredes infiltradas, porque ele não vai suportar por muito tempo. Infiltração e o mofo logo passarão para o papel! Por isso, é importante que você resolva esse tipo de problema antes de fazer a aplicação.

Também é importante observar que um papel de parede aplicado dentro do box, mesmo sendo vinílico, pode ter uma durabilidade menor, devido ao contato direto e constante com a água em temperaturas mais altas.

 

papel-de-parede-pastilha-vermelha

Papel de parede de pastilha vermelha (Foto: PAPELDECOR / Reprodução).

 

Então, concluindo, o papel de parede para banheiro pode molhar mas sua vida útil pode variar!

 

Papel de parede de cola  x  Adesivo de parede

Acima, citamos rapidamente a existência de dois tipos de papel de parede que podem ser aplicados em ambientes úmidos: o papel adesivo e o papel de cola.  A diferença entre os dois se resume à aplicação

A versão de cola não pode ser aplicado em áreas úmidas e tem uma aplicação mais trabalhosa – uma vez que você ainda precisa aplicar a cola para fixar o adesivo na parede. O cuidado, por sua vez, deve ser redobrado para não lambuzar o papel.  Quando se tem pouca experiência isso pode render uma pequena bagunça e algumas tentativas até acertar!

Já o papel de parede adesivo é mais simples e fácil de aplicar, podendo ser utilizado em lavabos, cozinhas, etc. Por isso, vem sendo a escolha de muitas pessoas que desejam reformar esses cômodos. 

A escolha, portanto, vai depender do cômodo em questão e do estilo que você deseja dar a ele.

 

papel-de-parede-banheiro-romantico

Lavabo revestido com papel de parede romântico (Foto: In House Designers / Reprodução).

 

papel-de-parede-no-banheiro-aplique-fácil-minimalista

Banheiro revestido com papel de parede minimalista (Foto: Dicas de Arquitetura / Reprodução).

 

papel-de-parede-moderno

Banheiro revestido com papel de parede moderno (Foto: Tua Casa / Reprodução).

 

Dicas de aplicação

É interessante que você observe um detalhe: se o papel de parede for aplicado em um lavabo (um tipo de banheiro sem box e chuveiro) o papel de parede não precisa ser vinílico. Ele pode ser um papel de parede tradicional, afinal, praticamente não terá contato com umidade ou água diretamente.

Uma dica extra para aqueles que desejam aplicar o papel de parede no azulejo é optar por modelos estampados, isso porque eles disfarçam o relevo que pode ser causado pelo revestimento anterior.

Agora, para os que não tem medo de ousar, aposte nos modelos que imitam os mais diversos materiais, desde madeira couro, conforme os exemplos abaixo.

 

papel-de-parede-revestimento-lavavel-madeira-adesivos-decorativos-de-parede

Área do box com adesivo de parede imitando madeira (Foto: Elo7 / Reprodução).

 

papel-de-parede-banheiro-couro

Papel de parede imitando couro (Foto: Spaço Interior / Reprodução).

 

Use a criatividade para mudar os ambientes da sua casa e dar mais personalidade para cada local. Espelhos decorativos, balcões e cubas para banheiro também podem ser o diferencial que você procurava para deixar o ambiente mais sofisticado, moderno e atual. 

Na Telhanorte você encontra um setor completo de papel de parede e adesivos para reformar não apenas o banheiro mas também sua cozinha, sala, quarto e todos os cômodos que deseja, incluindo área externa. Aqui você também encontra tudo o que precisa, desde materiais de construçãohidráulicaelétricapisos e revestimentos, até tintaschuveiros e outros acabamentos.

Acesse nossa loja virtual, conheça os modelos de papel de parede, faça sua encomenda e receba tudo em sua casa. 

 

Edição por Murilo Bonício e Camila Alexandrino