home > Pisos e Revestimentos > Parede de tijolinho rústico aparente: 5 dicas para usar sem errar

Parede de tijolinho rústico aparente: 5 dicas para usar sem errar

tema: Pisos e Revestimentos
#30 - 1 de março de 2020

Detalhes fazem toda a diferença quando falamos sobre imprimir estilo e personalidade a um ambiente. Se esse é um dos seus desejos quando falamos em reforma e decoração, certamente a parede de tijolinho rústico aparente já passou pela sua mente.

Queridinha de todos, a parede de tijolo de demolição é uma carta coringa para quem busca criar ambientes com características únicas. Isso porque, além de muito estiloso, o revestimento é extremamente versátil, e combina com diversos perfis de ornamentação.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas de ouro para acertar no uso do revestimento de tijolinho rústico aparente: como cuidar, como instalar e como decorar de acordo com o conceito dos seus ambientes!

Por que investir em uma parede de tijolinho rústico aparente?

Além de ser extremamente charmosa, a parede de tijolinho rústico aparente é uma alternativa com inúmeros benefícios para quem busca conforto e praticidade em casa.

Isso porque, além de ser durável (especialmente quando aplicado em ambiente internos), o tijolo aparente também traz conforto térmico, permitindo que o ambiente se mantenha agradável, sem ser quente ou frio demais, e isolamento acústico, impedindo que ruídos externos atrapalhem o ambiente interno.

Pontos de atenção

Entretanto, é muito importante ter atenção a algumas particularidades desse tipo de revestimento.

A primeira delas diz respeito ao padrão. Por ter inúmeros tamanhos e cores, o padrão de tijolos pode ser diferente caso a compra seja realizada em frações ou em fornecedores diferentes. O ideal, aqui, é projetar a quantidade total de tijolinhos para o ambiente e fazer a compra de uma só vez. Assim, as chances de adquirir peças de lotes com características diferentes fica menor.

Outro ponto de atenção diz respeito à manutenção da parede: devido a sua matéria-prima, os tijolos de demolição tendem a absorver umidade. Por isso, devem receber aplicações de resina periodicamente, além de passarem por limpezas básicas com frequência, removendo poeira e demais sujidades acumuladas.

Caso o tijolinho seja utilizado em áreas externas, como canteiros, áreas gourmet ou varandas, é preciso fortalecer o acabamento com uma impermeabilização. Isso porque a tendência de acúmulo de fungos e limo é ainda maior quando o revestimento está sujeito a ações temporais.

parede-tijolinho-aparente-externa

Como criar uma parede de tijolo de demolição em casa?

Com uma busca rápida na rede, é possível encontrar inúmeros tutoriais e vídeos ensinando como criar uma parede de tijolo de demolição em casa sem ajuda profissional. Entretanto, é sempre importante conversar com profissionais que entendam do assunto, seja para tirar dúvidas ou evitar futuras dores de cabeça.

Independentemente do responsável pela criação da parede de tijolo de demolição, alguns passos são essenciais para a construção do ambiente perfeito.

O primeiro deles é a escolha do tamanho e a cor dos tijolos. Existem, no mercado, diferentes tamanhos, tipos e cores para os tijolos. Os principais são:

 

  • tijolo à vista: material sem nenhum tipo de avaria. Tem a aparência de novo e possui uma superfície padronizada e lisa.
  • tijolo de demolição: como o próprio nome diz, este tipo de tijolo já foi utilizado com outras finalidades, portanto, pode apresentar pequenas avarias em sua estrutura, que dificilmente será padrão.

 

É importante conhecer bem a procedência dos tijolos e, caso opte pelos tijolos de demolição, consultar um profissional para identificar se não há corrosões ou rachaduras internas que possam prejudicar o assentamento das peças na parede.

O próximo passo, depois de escolher o tipo de tijolo e viabilizar sua aplicação é definir o acabamento. O uso mais comum da parede como tijolo aparente é o cru, onde as peças compõem o ambiente sem nenhum tipo de revestimento.

Entretanto, é possível dar cor às peças com uma pintura ou gerar um efeito ainda mais rústico com a aplicação de um efeito pátina.

Lembra de quando falávamos sobre a versatilidade do material? Essas são apenas algumas das provas!

parede-tijolinho-aparente-branco

Revestimento imitando tijolo: praticidade e estilo

Se você busca formas de reformar uma casa/apartamento alugado, trazendo um toque de personalização aos ambientes sem quebrar ou modificar estruturas, não pense que o sonho da parede de tijolinhos não é para você!

Existem, no mercado, diversos tipos de revestimento imitando tijolo, como as opções em marrom ou branco vendidas pela Telhanorte. A aplicação é simples, assim como a remoção na hora de entregar o imóvel.

Dicas de decoração para parede de tijolo aparente

Agora que você já sabe como a parede de tijolinho rústico aparente é uma opção democrática e multifuncional, que tal ver também algumas dicas de decoração para ambientes com esse tipo de revestimento?

Confira nossa seleção de boas ideias a seguir!

Rusticidade em alta

Além de inspirarem conforto e estilo, uma das características mais marcantes dos tijolinhos aparentes é a rusticidade.

Se você gosta desse estilo de decoração, a dica é usar elementos que ajudem a potencializar o ar rudimentar, como itens feitos de madeira, estruturas em metal ou ferro e peças de tons crus ou neutros.

parede-tijolinho-rustico-aparente-decor

Decoração com ar clássico

Outra grande possibilidade de decoração usando a parede de tijolinho rústico aparente como base é a aposta no estilo clássico.

Móveis com ar imponente, que remetem ao passado e trazem sofisticação ao ambiente são ótimas dicas para quem deseja um cômodo luxuoso.

Aposte também em estampas com padrões nas almofadas e tapetes, e coroe o espaço com um belo lustre.

parede-tijolinho-rustico-aparente-classico

Estilo industrial

Um dos estilos que melhor casa com o tijolo aparente é o industrial. A tendência, que explora o uso de fiação aparente, móveis em madeira maciça e muito ferro, torna qualquer ambiente estiloso e muito funcional.

O estilo industrial vai muito bem em cozinhas, salas de jantar e ambientes de lazer, como áreas gourmet ou varandas.

parede-tijolinho-rustico-aparente-industrial

Conforto e personalidade

Se a sua intenção é criar um ambiente aconchegante e confortável com uma parede de tijolos aparentes, saiba que a decoração pode te ajudar a alcançar o resultado pretendido!

A reflexão aqui deve ser uma só: que tipo de itens podem trazer a sensação de “lar” ao meu espaço?

A partir daí, é só deixar a criatividade fluir! Puffs, almofadas, luminárias, tapetes e enfeites podem ser explorados conforme mandar a imaginação!

É importante, claro, levar em conta a harmonização entre os itens e a disposição destes no espaço. Lembre-se de que, com excesso, a sensação de conforto pode ser convertida em seu extremo oposto!

Minimalismo e sofisticação

Se você pensava que a parede com tijolos aparentes não poderia ser parte de uma decoração minimalista, chegou a hora de mudar de ideia!

Com os complementos certos, é possível criar um ambiente minimalista diferenciado, graças ao contraste entre a parede revestida e os móveis, que devem ser dispostos de forma geométrica, espaçada e sem excessos!

O segredo do minimalismo é utilizar apenas aquilo que, de fato, agrega no ambiente. Esse é um de seus diferenciais como técnica de decoração para driblar desafios, como o de ampliar um ambiente.

parede-tijolinho-rustico-aparente-minimalista

Viu só como uma parede de tijolinho rústico aparente pode ganhar a cara que você deseja? Basta saber brincar com os elementos e, principalmente, manter em mente o principal objetivo buscado para o cômodo!

Que tal aproveitar o fim desta leitura para começar uma outra, agora sobre como usar madeira na decoração?