Pia de cozinha de granito ou mármore? | Blog Telhanorte
home > Cozinha > Pia de cozinha de granito ou mármore?

Pia de cozinha de granito ou mármore?

pia-de-dekton-marmore-granito-cozinha

| Cozinha

 

Conheça as vantagens e desvantagens do mármore e do granito para pias de cozinha e escolha qual a melhor opção para a sua cozinha!

 

Para realizar o acabamento e decoração da cozinha, precisamos sempre tomar as decisões com cuidado. Esse é um cômodo que passamos grande parte do dia não apenas socializando com nossos familiares, mas também realizando afazeres domésticos que, na correria, podem ser bem estressantes. Por isso, é importante que se escolha uma decoração agradável, moderna, mas que não sobrecarregue o ambiente. 

Na hora de escolher a pia de cozinha, as peças de granito e de mármore são alguns dos materiais nobres mais cotados. Mas é sempre bom ter o máximo de informações a respeito do objeto que você vai comprar, pois, afinal, quando se trata de escolher peças-chave para os cômodos da casa, é importante pensar não só na estética, mas principalmente na funcionalidade e durabilidade do material.

Detalhes como a pia e a bancada da cozinha devem ser escolhidos a dedo, para que não haja gastos desnecessários com reposição em um curto período de tempo. Assim, caso você esteja entre o granito ou o mármore, vale se perguntar: qual o ideal para sua cozinha? Saiba que esses dois materiais têm características diferentes que são determinantes para a sua escolha.

 

Sugestão de matérias: Confira nossas dicas sobre como escolher pia de cozinha, 10 tons de granito para bancadas, 4 modelos de pias e como escolher cubas de pia

 

Granito ou mármore?

O granito para cozinha e o mármore são pedras nobres e esteticamente muito bonitas. Mas é importante entender as características de cada um para fazer a escolha certa para a pia da cozinha.

Pense nessa parte específica do cômodo. Na pia são lavados todos os utensílios da casa, pratos e peças de eletrodomésticos. Além disso, muitos alimentos são cortados sobre a superfície. Manipulamos substâncias ácidas, alimentos que soltam cor e etc. Ou seja, esse material não pode absorver muita água, pois estará sempre molhado. Também deve ser resistente a rachaduras, manchas e arranhões, para que possa durar por bastante tempo, sem perder a beleza.

 

Características do granito

O granito é um tipo de rocha formado por minerais como feldspato, quartzo, mica, entre outros.  As peças de granito existem em uma grande variedade de tamanhos, cores, estilos e formas para combinar com qualquer cozinha. Além de bonitas, as pias de cozinha de granito são altamente duráveis e bastante resistentes ao calor. O granito também é extremamente resistente a arranhões, muito higiênico e fácil de limpar. Não é à toa que ele é uma das escolhas mais frequentes tanto para a pia quanto para a bancada de cozinha. No entanto, alguns modelos e cores de granito (em especial, as mais claras) podem absorver líquido e mancharem com o tempo. Para isso, é necessário realizar a impermeabilização da peça, com produtos específicos para essa função.

bancada-cozinha-granito-verde-ubatuba-preto

Bancada de granito ubatuba (Foto Studio Minuto / Reprodução)

 

Características do mármore

O mármore é uma rocha metamórfica derivada do calcário e bastante utilizada na construção civil em geral e na decoração. Suas cores e desenhos variam de acordo com o grau metamórfico e com os minérios presentes em cada rocha. Assim como o granito, ele pode ser suavizado e polido para a produção de diversas peças decorativas e funcionais que vemos nas lojas.

O mármore é altamente valorizado como material de construção e, portanto, tende a apresentar um preço relativamente alto. Ele é mais poroso que o granito e, por isso, acaba absorvendo mais água e criando manchas. Além disso, tem uma propensão maior a deformar e até quebrar ou lascar, por ser uma pedra menos resistente

Apesar disso, o mármore também pode ser tratado para se tornar impermeável, com produtos específicos. Lembre-se sempre de consultar a opinião de profissionais, antes de comprar e impermeabilizar as suas peças, pois você pode acabar danificando a pedra.

bancada-cozinha-marmore-branco-carrara

Bancada de mármore carrara (Foto: Wevans / Reprodução)

 

Agora é com você!

Uma pia de cozinha de granito ou mármore pesa no seu orçamento? Uma alternativa acessível a uma pia de pedra sólida é a feita de material acrílico ou mesmo uma superfície de pedra projetada à base de quartzo, mas que conta com resina em sua composição. A pedra sintética à base de quartzo tem a vantagem adicional de ser consideravelmente mais forte e menos porosa (e, portanto, mais resistente a manchas) do que a pedra natural.

Ainda está com dúvidas? Confira aqui no blog como escolher pia de cozinha, busque por referências e se inspire! Depois disso, é só acessar a loja virtual da Telhanorte, ou visitar uma de nossas lojas físicas! Caso precise de ajuda, é só nos chamar pelo  WhatsApp, para fazer suas compras com segurança.

#BoraFazer?

 

Edição por Vinicius Marques e Stéphanie Durante