home > Cozinha > Pia de cozinha: granito ou mármore? Descubra qual o melhor material

Pia de cozinha: granito ou mármore? Descubra qual o melhor material

pia-de-cozinha-granito-ou-marmore-2

| Cozinha

A cozinha é o coração da casa!”, costumam dizer os mais apaixonados pelo cômodo. E todo esse amor se manifesta nos mínimos detalhes do espaço. Na hora de escolher a pia de cozinha, granito ou mármore são os materiais nobres mais cotados. Mas será que os dois funcionam para essa função?

Quando se trata de escolher peças-chave para os cômodos da casa é importante pensar na funcionalidade e na durabilidade, além da beleza.

Os acabamentos como a pia e a bancada da cozinha devem ser escolhidos a dedo para que não haja gastos desnecessários com reposição em um curto período de tempo. 

Mas vamos voltar a dúvida principal. Pia de cozinha: de granito ou de mármore? Saiba que esses dois materiais têm características diferentes que são determinantes para escolher o melhor para essa função.

Continue lendo e saiba o qual é melhor colocar na pia e na bancada de cozinha: granito ou mármore? 

O que considerar ao selecionar uma pia de sua cozinha?

Antes de entrarmos na análise entre granito ou mármore para a pia de cozinha, destacamos quatro fatores que você deve analisar ao montar a sua cozinha. 

Em conjunto eles ajudarão a determinar como será a pia de cozinha e todos os outros elemento. São eles: 

  1. Contribui para valorizar a decoração da cozinha em geral?
  2. É funcional para o uso diário?
  3. O material é durável?
  4. O custo de encaixa dentro do meu orçamento?

Seja na hora de escolher a pia de cozinha de granito ou mármore ou como serão os armários, tenha em mente esses critérios para fazer as escolhas certas!

Pia de cozinha: granito ou mármore?

O granito para cozinha e o mármore são pedras nobres que todos gostariam de ver no acabamento de suas casas. 

Mas é importante entender as características de cada um para fazer a escolha certa para a pia da cozinha.

Pense nessa parte específica do cômodo. Na pia são lavados todos os utensílios da casa, pratos, peças de eletrodomésticos. Além disso, muitos alimentos são cortados sobre a pia, manipulamos substâncias ácidas, alimentos que saltam cor e a lista segue.

Ou seja, o material da pia de cozinha não pode absorver muita água, pois estará sempre molhado. Também não deve arranhar, rachar ou manchar com facilidade para que possa durar sem perder a beleza da pedra.

Aí você se pergunta: qual elemento tem as características ideais para a pia da cozinha: granito ou mármore?

Características do granito

pia-cozinha-granito

O granito é um tipo de rocha formado por minerais como feldspato, quartzo, mica, entre outros.  As peças de granito existem em uma grande variedade de tamanhos, cores, estilos e formas para combinar com qualquer cozinha.

Além de bonitas, as pias de cozinha de granito são altamente duráveis e bastante resistentes ao calor. O granito também é extremamente resistente a arranhões, muito higiênico e fácil de limpar.

Não é a toa que ele é uma das escolhas frequentes tanto para pia quanto para a bancada de cozinha. Mas e o mármore? Será que ele tem características similares para competir a altura com o granito?

Características do mármore

pia-cozinha-marmore

O mármore é uma rocha metamórfica derivada do calcário é bastante utilizada na construção civil em geral e na decoração. 

É composto de calcita, dolomita ou serpentina, e como granito, pode ser suavizado e polido nas belas peças que vemos nas lojas. 

O mármore tem uma cor e textura muito distintas e é altamente valorizado como material de construção — o que se reflete diretamente em seu preço.

O mármore é mais poroso que o granito e, por isso, tende a absorver mais água. Além disso, tem uma propensão maior a deformar e até quebrar/lascar por ser uma pedra mais “mole”.

Também é mais fácil de o mármore manchar no contato frequente com substâncias ácidas como o caldo de frutas cítricas e absorver gordura com mais facilidade. 

Pelas características que mostramos acima de cada pedra, podemos dizer que a dúvida entre pia de cozinha de granito ou mármore acabou, não é mesmo? 

O granito é o melhor material para construir tanto a pia quanto a bancada de cozinha e fazer a combinação ideal entre funcionalidade e beleza.

Apesar disso, hoje é possível encontrar pedras de mármore impermeabilizadas que tornam o seu uso viável para áreas molhadas como a cozinha e que previnem riscos, rachaduras e absorção de líquido. O preço dessas peças geralmente é mais elevado. 

Estilos de cozinha que combinam com pias de pedras

Pias de pedra, particularmente mármore e, em menor grau, granito, são consideradas um “luxo”. Elas dão um toque moderno e muito marcante ao espaço. 

A pedra é um elemento-chave para cozinhas de estilo moderno, mas no ambiente certo pode ser facilmente feita para se adequar a outros estilos de design de cozinha.

Uma pia de cozinha de granito ou mármore pesa no seu orçamento?

Uma alternativa acessível a uma pia de pedra sólida é a feita de material acrílico ou uma superfície de pedra projetada à base de quartzo. 

A pedra sintética à base de quartzo tem a vantagem adicional de ser consideravelmente mais forte e menos porosa (e, portanto, mais resistente a manchas) do que a pedra natural como o granito.

Tudo para sua cozinha! 

Agora que você sabe o material ideal para a pia e a bancada de cozinha da sua casa, pode comprar esse e outros itens da sua lista!

Móveis, torneiras e misturadores, cubas e tanques, itens de organização e muito mais!

Confira as condições de compra e entrega da Telhanorte e solicite ajuda em tempo real via WhatsApp para fazer suas compras com segurança. Boa obra!