'Pintou, Sobrou, Levou': ação de descarte correto de tintas | Blog Telhanorte
home > Reforma > ‘Pintou, Sobrou, Levou’: ação de descarte correto de tintas

‘Pintou, Sobrou, Levou’: ação de descarte correto de tintas

tinta-pote-parede-residuo-descarte-correto-reforma

| Reforma

 

Iniciativa conjunta estuda o descarte adequado das sobras de tintas imobiliárias e acessórios de pintura usados

 

Pensando que as tintas, depois de abertas, perdem sua qualidade ao longo do tempo e que os acessórios de pintura costumam ser descartados ao término das obras, um grupo de empresas e entidades setoriais se reuniu para criar o Pintou, Sobrou, Levou, que será realizado de 15 de outubro a 15 de novembro, das 10h às 17h, em quatro pontos de coleta na cidade de São Paulo, direcionado aos consumidores residenciais.

A ação permitirá ao grupo ter um diagnóstico do comportamento do consumidor relativo às sobras de tintas e acessórios de pintura usados. Serão avaliadas, dentro do princípio da economia circular, alternativas para esses resíduos que apresentem viabilidades técnica e econômica.

Os responsáveis por idealizar a ação fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) de Destinação de Resíduos de Pintura Imobiliária, composto por especialistas e representantes da Telhanorte Tumelero, entidades setoriais, fabricantes de tinta, acessórios de pintura e embalagens, empresas de pintura, construtoras, incorporadoras, lojistas, áreas de transbordo e triagem, transportadoras de resíduos e empresas de logística reversa.

 

Orientações

A recomendação principal é adotar o consumo consciente das tintas. Deve-se planejar antes de pintar, ou seja, calcular quanto vai usar de tinta, para evitar a sobra. Isso significa dimensionar adequadamente a compra do produto: medir a área a ser pintada e verificar o rendimento do produto para determinar a quantidade necessária.

No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, bem como no setor de atendimento das lojas, é possível obter mais informações sobre esse cálculo, assim como na própria embalagem da tinta. Deve-se também comprar os acessórios adequados e na quantidade correta e utilizá-los de forma que durem de acordo com o esperado.

 

Descarte de entulho de obra: como fazer?

 

Nunca se deve descartar sobras de tintas em esgotos (pelo ralo), rios ou terrenos baldios. Se não for utilizar, o melhor caminho – em termos econômicos, ambientais e sociais – é doar o mais rápido possível, a fim de preservar as características das tintas, para uma associação de bairro, igreja, escola, creche, casa de repouso ou instituição social, ou ainda para algum familiar, amigo ou vizinho. Caso precise descartar sobras de tintas e acessórios usados, é importante procurar locais de descarte específico de resíduos da construção civil.

Os interessados podem obter informações sobre como participar, quais os itens que serão recolhidos e todos envolvidos na iniciativa pela página: Pintou, Sobrou, Levou.

 

Serviço:

Pintou, Sobrou, Levou – descarte de tintas, embalagens e acessórios de pintura

Data: 15 de outubro a 15 de novembro de 2021

Horário: das 10h às 17h

Local: 4 lojas na cidade de São Paulo (SP)

 

Endereços:

 

Mais informações:  https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou

 

Realização

Abeaço, Abiplast, ABRAFATI, Atlas, Bomix, C&C, Condor Pinceis, Coral, Cyrela, Engelux, FecomercioSP, Ibratin, Imangai, Leroy Merlin, Luca Ambiental, Prolata, Rafa Entulhos, Rafa Resolve, Renotran, Senai, Sincomavi, SindusCon-SP, Suvinil, Telhanorte, Tigre, Tintas MC, Trisul, Universo Tintas.

 

Sobre a Telhanorte Tumelero

Se construir ou reformar faz parte dos seus sonhos, você está no lugar certo. A Telhanorte Tumelero vai te ajudar a fazer desse momento um prazer e não um problema. Somos o homecenter inteligente que oferece a solução completa para pensar, executar, renovar e decorar a sua casa.

Com 48 lojas Telhanorte espalhadas pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná; e outras 28 lojas Tumelero no Estado do Rio Grande do Sul, formamos a maior rede varejista de material de construção do país, pertencente ao grupo francês Saint-Gobain.

Nossas lojas – além do Televendas, TelhaZap e dos dois E-Commerces – oferecem a melhor experiência de compra, com qualidade no atendimento, serviços diferenciados e um mix de produtos com mais de 50 mil itens.

Inovamos ao sermos a primeira rede de materiais de construção brasileira a adotar o conceito de home center de proximidade: é a Telhanorte Já!, que leva a gama de um home center comum para lojas de bairro. Também fomos pioneiros em trazer para o Brasil a Pro Telhanorte, um conceito de lojas destinadas à profissionais da construção; e somos a única rede de home center no Brasil com uma loja que funciona 24 horas: a Telhanorte Marginal, no bairro da Água Branca, em São Paulo (SP), que conta com 13 mil metros quadrados e milhares de itens de estoque local.