home > Pisos e Revestimentos > 5 tipos de pisos para a área externa da sua casa

5 tipos de pisos para a área externa da sua casa

tema: Pisos e Revestimentos
#30 - 5 de novembro de 2019

Você finalmente está realizando o sonho da casa própria. Escolheu um bom terreno, planejou com cuidado a divisão de cada cômodo, pensou na segurança e reservou um bom espaço para o terraço. Mas bateu uma dúvida sobre os tipos de pisos para a área externa. Quais materiais existem? Qual o melhor? 

Quando se trata de materiais, geralmente, as áreas externas são feitas de um dos cinco materiais básicos que vamos falar neste post. 

O material escolhido será determinado por preferência pessoal, a localização da área, seu orçamento e o tamanho do espaço ao ar livre, além do que está disponível ou é possível comprar e trazer até o local da obra.

Quem é construtor de primeira viagem, não conhece as opções de pisos para área externa, o que dificulta tomar uma decisão informada sobre o melhor. Há muitos modelos por aí e vamos compartilhar a seguir algumas indicações.

Pisos para a área externa: conheça 5 tipos

1. Tijolo

piso-area-externa-tijolo

Por milhares de anos, o tijolo foi feito através da queima de uma mistura de argila e outros materiais em um forno. É resistente, dura muito tempo e tem um visual elegante e clássico que combina com muitos estilos arquitetônicos e paisagísticos. 

Muitas casas são construídas de tijolo ou misturadas com outros materiais. Versátil, pode ser usado como piso para área externa, para paredes e como borda. Funciona tanto para paisagens formais e rústicas, criando visuais diferentes. 

Os tijolos tem muitas opções diferentes de cores e padrões para o seu piso e criam definitivamente um visual único que o distingue do resto. 

Perfeito para criar uma área externa acolhedora, o tijolo é uma opção de piso para área externa muitas vezes esquecida, mas linda.

Prós do piso de tijolo

Durabilidade: os tijolos são um dos materiais mais duráveis ​​que existem e suportam bem o tráfego de pessoas a longo prazo.

Custo: Tecnicamente, a curto prazo, o tijolo é uma das opções mais caras. No entanto, se você instalar o tijolo corretamente, ele irá literalmente durar até que você mesmo o substitua. 

Aparência: Não há nada que se compare a aparência do tijolo natural. Adiciona uma sensação muito original ao seu espaço. Além disso, como o tijolo fica um pouco desgastado com a idade, acrescenta ainda mais charme e personalidade.

Manutenção: Ou falta dela.

Resistência ao deslizamento: Quer saber qual o melhor piso antiderrapante para área externa? O tijolo é naturalmente antiderrapante.

Ambientalmente consciente: O tijolo é feito de (quase) todos os materiais naturais e é frequentemente reciclado durante a demolição de edifícios para fazer tijolos reciclados.

Calor: Ao contrário da pedra, o tijolo permanece naturalmente aquecido, mas também pode ser um contra em ambientes quentes.

2. Concreto

piso-concreto-area-externa

Seria difícil encontrar um tipo de pisos para área externa mais versátil e adaptável do que o concreto. Este material combina uma mistura de areia, água, cimento e cascalho e oferece ainda mais opções de uso do que o tijolo.

Ao usar formas bem construídas, o concreto pode moldar e se adaptar a praticamente qualquer formato de superfície. 

Muitos donos de imóveis são atraídos a usar concreto ao ar livre porque, bem, você já ouviu a expressão “duro como concreto”? Você teria que realmente se esforçar para danificar o concreto, o que significa que provavelmente durará para sempre.

Além disso, é fácil de manter e limpar. Você pode fazer o piso para área externa com o material e pintar para dar acabamento ou deixar ‘au naturale’ e aproveitar a aparência rústica do concreto.

Prós do pisos de concreto

Durabilidade: devido a boa resistência do material.

Manutenção: varrer e limpar quando sujar – mais simples impossível.

Versatilidade: com coloração e estampagem, você pode realmente criar um design exclusivo e elegante no seu piso para área externa. 

Preço: esta é uma opção super barata.

Ambientalmente consciente: evita uso de produtos químicos para limpeza.

3. Azulejo de porcelana e cerâmico

porcenalato-ceramica-area-externa

Existe algo mais lindo do que os pisos para área externa de pedra? Mas vamos revelar um segredo: a maioria desses pisos “de pedra” que você vê não é realmente de pedra, mas de azulejo cerâmico  ou de porcelana. 

Esses pisos, especificamente os porcelanatos para área externa, são frequentemente mais duráveis ​​do que os de pedras naturais, dependendo da classificação do PEI (um índice que avalia a quantidade de tráfego que uma superfície de cerâmica pode receber.), para que você possa realmente ter o melhor dos dois mundos na sua casa.

Prós do piso de azulejo de porcelana e cerâmico

Custo: você pode comprar peças lindas por um preço competitivo no mercado. Vale a pena pechinchar esse tipo de pisos para área externa.

Versatilidade: os azulejos podem ter tanto um efeito de pedra natural como também de madeira, bem real também.

Manutenção: esse tipo de piso é famoso por ser super fácil de limpar e manter. Apenas varra e esfregue ocasionalmente e está limpo.

Ótimo para entretenimento: uma área externa de azulejos é o lugar perfeito para receber e entreter os convidados ao ar livre.

4. Deck de madeira composta

deck-madeira-composta-area-externa

Provavelmente, o mais versátil entre os pisos para área externa em termos de aparência, os decks de madeira, composta podem dar ao seu espaço ao ar livre um toque rústico, caseiro ou um visual chique e moderno. 

Como sabemos, a madeira é atemporal, tornando-se uma escolha que não sai de moda.

O deck de madeira composta proporciona o melhor de dois mundos. Com a tecnologia moderna, você pode conseguir um visual de madeira lindo e realista sem os desafios da madeira tradicional.

Algumas pessoas ainda torcem o nariz para esse modelo de piso para área externa, mas outras estão adotando os decks compostos como o piso externo do futuro. 

Decks compostos, como pisos de vinil, parecem de madeira de verdade, sem qualquer trabalho real de manter uma superfície de madeira.

Prós dos decks de madeira composta

Manutenção: a madeira é conhecida por ter necessidade de alta manutenção. Já com os decks compostos, limpe com água e sabão quando estiver sujo e pronto!

Resistência ao fogo: os pisos compostos são feitos para serem resistentes ao fogo para manter o seu piso e, mais importante, a sua família segura.

Acessibilidade: quando você está comprando madeira sólida, precisa garantir que ela seja obtida de uma fonte respeitável e que foi “colhida” legalmente. Com deck composto, basta escolher, comprar, e pronto.

Perfeito para sentar com o seu café da manhã ou vinho à noite: um deck de madeira compõem uma área confortável e relaxante.

Ótimo para piso de varanda: Nem todos os tipos de pisos para área externa funcionam ou parecem ser bom em uma pequena varanda no andar de cima. Folhas de madeira composta sim!

Custo: pelo menos quando comparada à madeira tradicional, a madeira composta é sim mais barata. Em relação a outros tipos de piso esse pró pode mudar. 

5. Pedras naturais

pedra-natural-para-area-externa

Também conhecida como telha de pedra, a  pedra natural é semelhante à lajota, embora seja cortada em formas quadradas ou retangulares. 

Devido à sua forma geométrica e layout, as pedras naturais são usadas para aplicações mais formais do que as lajotas com cortes desiguais. 

Esses tipos de pisos para a área externa tem faces lisas e bordas quadradas e podem ser colocados em linhas pares ou espaçadas com uma cobertura de solo ou material solto preenchendo as lacunas.

Paralelepípedos ou blocos de pedra, também são conhecidos como blocos belgas. Os paralelepípedos são normalmente usados ​​em pequenas áreas ou como rebordos para outros materiais como tijolos, granitos ou lajotas.

Algumas pedras naturais usadas como pisos para área externa são:

  • Granito
  • Mármore
  • Pedra madeira
  • Ardósia
  • Travertino
  • Calcário
  • Pedra azul
  • Filito
  • Arenito

É hora de escolher seu piso para área externa!

Como você pode ver, existem muitos tipos de pisos para área externa excelentes para escolher. A escolha se resume a localização, preferência pessoal e orçamento. 

Se você está pronto para fechar negócio, confira nossa seção completa de Pisos e revestimentoscom tudo que você precisa para sua obra: acabamentos para pisoargamassa e rejunte, pastilhas, pisos, porcelanatos e mais!

Teve alguma dúvida na hora de comprar? Entre em contato com a equipe da Telhanorte pelo WhatsApp.