5 tipos de pisos para a área externa da sua casa | Blog Telhanorte
home > Área Externa > 5 tipos de pisos para a área externa da sua casa

5 tipos de pisos para a área externa da sua casa

porcelanato-ambiente-externo-garagem-resistencia-piso-chao

| Área Externa

 

Você está construindo sua casa e não sabe qual piso utilizar na área externa? Leia a matéria e descubra!

 

Você finalmente está realizando o sonho da casa própria. Escolheu um bom terreno, planejou com cuidado a divisão de cada cômodo, pensou na segurança e reservou um bom espaço para o terraço. Mas agora bateu uma dúvida sobre os tipos de pisos para a área externa?

Quando se trata de materiais, geralmente, as áreas externas são feitas de um dos cinco materiais básicos que vamos falar nesta matéria. Contudo, vale lembrar que o material escolhido será determinado por preferência pessoal, a localização da área, seu orçamento e o tamanho do espaço ao ar livre, além do que está disponível ou é possível comprar e trazer até o local da obra.

 

Pisos para a área externa: conheça 5 tipos

1. Tijolo

O tijolo, feito de uma mistura de argila e outros materiais, é resistente, dura muito tempo e possui um visual elegante e clássico que combina com diversos estilos arquitetônicos e paisagísticos.

Versátil, pode ser usado como piso para área externa, para paredes e como borda. Funciona tanto para paisagens formais quanto rústicas, criando visuais variados.

 

piso-area-externa-tijolo

Piso em tijolos (Foto: Pinterest / Reprodução)

 

Prós do piso de tijolo

 

2. Concreto

Seria difícil encontrar um tipo de piso mais versátil e adaptável do que o concreto. Este material combina uma mistura de areia, água, cimento e cascalho e oferece ainda mais opções de uso do que o tijolo.

Ao usar formas bem construídas, o concreto pode ser moldado e se adaptar a praticamente qualquer formato de superfície.

Além disso, você pode fazer o piso para área externa com o material e pintar para dar acabamento ou deixar au natural e aproveitar a aparência rústica do concreto.

 

piso-area-externa-concreto

Piso em concreto (Foto: Pinterest / Reprodução)

 

Prós do pisos de concreto

 

3. Azulejo de porcelana e cerâmico

Existe algo mais bonito que utilizar pisos de pedra para o ambiente externo? Na verdade, sim! Pisos que imitam o efeito de pedra, mas feitos de azulejo cerâmico ou de porcelana!

Especificamente os porcelanatos para área externa, são mais duráveis do que os de pedras naturais, dependendo da classificação do PEI (Porcelain Enamel Institute), um índice que avalia a quantidade de tráfego que uma superfície cerâmica pode receber.

 

piso-area-externa-porcelana-porcelanato-ceramico-

Piso de porcelana (Foto: Biancogres / Reprodução)

 

Prós do piso de azulejo de porcelana e cerâmico

 

4. Deck de madeira composta

Os decks de madeira podem dar ao seu espaço ao ar livre um toque rústico, caseiro ou um visual chique e moderno. Como sabemos, a madeira é atemporal, ou seja, caso você opte pelo deck, seu ambiente sempre estará lado a lado com a moda.

Uma das opções que imita o deck de madeira é, por exemplo, os pisos de vinil. Porém, uma vantagem do piso de vinil é que ele dispensa todo o trabalho que se tem ao utilizar um deck de madeira.

 

piso-area-externa-deck-de-madeira

Piso deck de madeira (Foto: Casa e Festa / Reprodução)

 

Prós dos decks de madeira composta

 

5. Pedras naturais

Também conhecida como telha de pedra, a pedra natural mais vendida no mercado é semelhante à lajota, embora seja cortada em formas quadradas ou retangulares.

Devido à sua forma geométrica e layout, elas são usadas para aplicações mais formais do que as lajotas com cortes desiguais.

Este tipo de piso tem variantes conhecidas como blocos belgas, blocos de pedra ou paralelepípedos, sendo esses últimos normalmente usados em pequenas áreas ou como rebordos para outros materiais como tijolos, granitos ou lajotas.

 

piso-area-externa-pedras-naturais

Piso feito em pedras naturais (Foto: Casa e Festa / Reprodução)

 

Algumas pedras naturais usadas como pisos para área externa são:

 

Sugestão de leitura: Pedra de revestimento exterior: 7 modelos e inspirações disponíveis para você nessa outra matéria incrível!

 

É hora de escolher seu piso para área externa!

Como você acabou de ler, existem diversos tipos de pisos para o seu ambiente externo, cada um com sua proposta! A escolha se resume a localização, preferência pessoal e orçamento.

Se você já decidiu e está pronto para realizar a compra, confira nossa seção completa de Pisos e Revestimentos com tudo que você precisa para sua obra, desde acabamentos para piso, argamassa e rejunte até pastilhas, pisos, porcelanatos e muito mais!

Visite uma de nossas lojas físicas espalhadas pelo Brasil ou, se preferir, acesse a loja virtual da Telhanorte. Lá, você pode escolher todos os produtos que precisa e comprar diretamente pelo site, WhatsApp ou televendas.

Não se esqueça de conferir nossa sessão Outlet, com descontos imperdíveis e realize suas compras com o cartão Telhanorte!

 

Edição de João Victor Quintino e Murilo Bonício