home > Materiais de Construção > Quais são os tipos de tijolos: 10 opções, como e quando usar cada um | Guia

Quais são os tipos de tijolos: 10 opções, como e quando usar cada um | Guia

tema: Materiais de Construção
#30 - 18 de novembro de 2019

Que tijolo é a base de qualquer construção, todo mundo já sabe mas você também sabe que existem diferentes tipos de tijolos e que cada um tem um uso específico dentro de uma obra?

Antes de começar a construir ou reformar, indicamos que você leia este guia com os tipos de tijolos em destaque no mercado. Pode parecer bobagem, mas é fundamental entender o básico de cada material, para garantir que os resultados que você deseja, sejam alcançados.

Quais são os tipos de tijolos?

1. Cerâmica tradicional

Existem variações e nós vamos conhecê-las a seguir, entretanto, aquele tijolo tradicional, marrom, que você vê em toda obra é um tijolo de cerâmica.

Sua matéria-prima é basicamente o barro, permitindo um custo relativamente baixo. Além disso, possui alta resistência e um bom desempenho térmico, por esses fatores se tornou o grande líder de mercado.

Um dos pontos negativos, entretanto, é a falta de padrão entre cada tijolo, o que pode gerar prejuízo para a obra, uma vez que é necessário quebrá-lo para poder realizar o encaixe correto das peças.

Tipos de tijolos

2. Tijolo baiano

É uma variação do tijolo de cerâmica tradicional. Ele possui 6 ou 8 furos e conta com ranhuras em suas laterais externas, o que melhora a aderência da argamassa.

Como não possuem a mesma resistência do tradicional, por isso são bastante usados apenas para o fechamento de um projeto.

3. Tijolo maciço cerâmico

Alto gasto de argamassa e necessidade de mais tempo para finalizar a alvenaria, esses são, basicamente, os únicos defeitos desse tijolo.

Seguimos falando de tipos de tijolos de cerâmica, agora em sua versão maciça com benefícios como:

– melhor acabamento;

– maior resistência;

– menor porosidade.

Sabe aquelas paredes de tijolo aparente? Em grande parte das vezes elas são feitas com esse tipo de tijolo, por ele deixa o acabamento mais bonito.

Ele não tem orifícios ou os “buracos” comuns dos outros 2 tijolos que citamos anteriormente, o que permite maior isolamento térmico e acústico.

É muito usado para decoração, mas pouco para “levantar paredes”.

Tipos de tijolos

4. Concreto

Saindo dos tipos de tijolos de cerâmica, chegamos os modelos feitos de concreto.

Devido seu peso e massa, os tijolos de concreto possibilitam um bom isolamento acústico, além de possuir outras vantagens como:

– padronização (diferente do tijolo de cerâmica tradicional);

– alta resistência.

Por último é um tipo de tijolo que precisa de menos argamassa, gerando economia na obra.

5. Concreto celular

Ao contrário do que o nome pode te fazer imaginar, ele é leve e parece uma espuma dura. 

É bastante útil para criar divisões, mas não tem quase isolamento acústico nenhum.

Pode ser usado para a construção sobre em locais que não suportam o peso de uma estrutura feita com os demais tipos de tijolos. Resumidamente, se você não pode sobrecarregar a estrutura sobre a qual está construindo, esse pode ser a resposta para qual o melhor tipo de tijolo para sua obra.

Tipos de tijolos

6. Ecológico

Ele dispensa a queima do bairro, é construído a partir do solo local, cimento e água, por isso é conhecido como tijolo ecológico. Também consome menos argamassa do que outros tipos de tijolos.

Esse modelo tem dois furos em seu interior, necessários para a instalação de toda a parte elétrica da obra.

Não é indicado para a construção de vigas e pilares.

7. Laminado e refratário para churrasqueiras

Tanto o tijolo laminado como o refratário são boas opções para churrasqueiras. Então, se você está querendo melhorar sua área externa e criar um ambiente divertido para a sua família, qualquer uma dessas opções é uma boa ideia.

Como você pode imaginar, tem um excelente isolamento termoacústico.

8. Vidro

Nossos dois últimos tipos de tijolos são opções para decoração dos ambientes da casa.

O tijolo e bloco de vidro são usados para decoração, para compor e dividir ambientes. Possuem um custo elevado por isso são usados em pequenos trechos da parede.

Eles são ótimas opções para quem deseja aproveitar a luz natural, ao mesmo tempo, em que mantém certa privacidade.

Leia também: Como organizar banheiro pequeno: 7 ideias um ambiente novo!

9. Vazado

Vazado ou cobogó tem uma vantagem clara sobre o tijolo de vidro: além de permitir passar a luz, também ajuda na ventilação de ambientes.

Também é usado para decoração e criação de ambientes diferenciados e sofisticados.

E aí? Qual vai ser a sua escolha? Esperamos ter ajudado!

Vai reformar ou construir? Na loja virtual da Telhanorte você encontra um departamento completo de tijolos e blocos. Faça seu pedido sem sair de casa e receba tudo no local indicado! Agora em todo o Brasil!

Não esqueça que só aqui na Telhanorte você encontra a maior variedade de materiais para construção, com o melhor preço do mercado. Acesse e confira!