home > Ferramentas > Qual a diferença entre furadeira e parafusadeira? | GUIA de ferramentas

Qual a diferença entre furadeira e parafusadeira? | GUIA de ferramentas

tema: Ferramentas
#30 - 16 de janeiro de 2020

Você sabe qual a diferença entre furadeira e parafusadeira? Essas duas ferramentas são bastante utilizadas tanto nos serviços domésticos quanto nos profissionais e ajudam a otimizar o tempo com o trabalho.

Estruturalmente, são ferramentas bastante parecidas, mas cada uma é utilizada para uma finalidade específica. 

No mercado, você encontra modelos do voltagens, potências e de tipos diferentes. Para escolher o ideal, basta saber para qual tipo de trabalho você fará com mais frequência.  

Quem faz trabalhos profissionais também encontra o modelo ideal de acordo com seu tipo o tipo de serviço desempenhado.

Quer entender o que é, para que serve e como funciona essas duas ferramentas? Continue lendo e saiba qual a diferença entre furadeira e parafusadeira.

O que é furadeira?

o-que-e-furadeira

Para entender qual a diferença entre furadeira e parafusadeira, primeiro, é preciso entender o que é cada uma das ferramentas.

A furadeira é um ferramenta utilizada para perfurar superfícies como paredes de tijolo, porcelanato, concreto, azulejos, madeiras, entre outros.

Vai fixar uma prateleira na parede ou pendurar um quadro na parede da sala? Uma furadeira é que vai te ajudar nesse serviço.

Existem diversos tipos de modelos de furadeiras: dos manuais para uso doméstico até os profissionais de coluna, bancada ou pneumática (manual, porém mais potente).

Falando em potência, de acordo com a finalidade de uso, escolhe-se a capacidade do equipamento adequada ao trabalho.

As furadeiras para pequenos trabalhos têm em média 600W de potência. Já as furadeiras profissionais para trabalhos mais pesados como carpintaria, marcenaria e serralheria possuem 1.110W de potência.

As furadeiras podem funcionar através de motores elétricos, a bateria ou ligadas na tomada. 

O que é parafusadeira?

para-que-serve-parafusadeira

A parafusadeira é uma ferramenta elétrica usada para apertar ou desapertar parafusos e outros elementos de fixação.

A montagem de peças de mobiliário, a instalação de suportes e até os trabalhos mais complexos como montar placas de gesso são feitos com a ajuda de uma parafusadeira.

As parafusadeiras são mais potentes que os tipos de chaves de fenda, por exemplo, que usam a força manual para fixar um parafuso, suprindo o extra de força necessária.

Assim como as furadeiras existem modelos dos mais simples até os de uso profissional que funcionam por sistema de impacto.

O funcionamento também varia com tipos operando a bateria, por energia elétrica e ação pneumática. 

Qual a diferença entre furadeira e parafusadeira?

Como pudemos ver acima na descrição do que é cada ferramenta, a diferença entre furadeira e parafusadeira está na função que cada uma desempenha.

Ambas vão dos serviços leves aos pesados, mas são usadas para objetivos diferentes.

Seja em um projeto de construção de casa ou apartamento até oficinas de trabalhos manuais, é comum ver as duas ferramentas sendo usadas em vários momentos.

De forma objetiva, a furadeira serve para fazer furos e a parafusadeira serve para apertar e desapertar parafusos e outros elementos de fixação.

Para se adequar ao trabalho, as furadeiras possuem diferentes tipos de brocas que fazem furos de tamanhos diferentes de acordo com a espessura desejada.

As parafusadeiras também possuem suas peças que ajudam no encaixe das diferentes cabeças de parafuso.

Assim, na hora de comprar uma furadeira ou parafusadeira, basta ter em mente o tipo de trabalho para o qual você irá utilizá-las.

Uso de equipamentos de proteção

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são padrões em canteiros de obras profissionais e também nas oficinas que lidam com alvenaria e outros trabalhos mais pesados.

Por outro lado, a proteção também é um fator importante nos pequenos serviços domésticos. Alguns cuidados para usar as ferramentas com segurança são:

  • não utilize essas ferramentas perto de crianças e animais de estimação;
  • fique atento aos fios para não enroscar;
  • evite usar extensões;
  • use óculos e máscara para proteger os olhos e a respiração dos resíduos. 

Além de saber qual a diferença entre furadeira e parafusadeira para utilizá-las da maneira certa, também é importante ter a consciência dos fatores de segurança. 

Escolha ferramentas de qualidade

Agora que você já sabe qual a diferença entre furadeira e parafusadeira, pode pesquisar quais são as melhores marcas e fazer sua compra sem sair de casa.

No site da Telhanorte você encontra vários modelos e marcas de furadeiras e parafusadeiras na seção de Ferramentas elétricas.

Sua compra chega direto na sua casa ou pode ser retirada em uma das nossas lojas. Basta consultar a disponibilidade para sua região no momento de fechar seu pedido. 

Precisa de materiais de construção e acabamento? Na Telhanorte também tem!