home > Pisos e Revestimentos > Qual a diferença entre piso vinílico e laminado?

Qual a diferença entre piso vinílico e laminado?

tema: Pisos e Revestimentos
#30 - 30 de novembro de 2019

Na hora de escolher o melhor piso para casa bate sempre uma dúvida. Afinal, são tantas opções, acabamentos e revestimentos que fica complicado escolher um. Mas selecionamos uma dúvida bastante comum para debater aqui neste post: qual a diferença entre piso vinílico e laminado?

Se você deseja um revestimento de piso durável, econômico e atraente para a sua casa, vai chegar no piso vinílico e no laminado. Mas entre os dois, qual piso é a melhor opção?

Ficar em dúvida, é normal. À distância, eles se parecem. Ambos são econômicos. Ambos são sintéticos. Além disso, existem inúmeros fabricantes de pisos para os dois produtos.

Durante anos, o piso laminado foi considerado o melhor dos dois: espesso, fácil de instalar, rígido e com texturas e estampas realistas. 

Então, o revestimento de piso vinílico entrou no mercado e desafiou o piso laminado com texturas e estampas a altura. 

Continue lendo e entenda tudo para escolher entre piso laminado ou vinílico e qual o melhor!

Qual a diferença entre piso vinílico e laminado?

piso-vinilico-caracteristicas

O piso laminado é fabricado com 99% de subprodutos da madeira. Também é chamado de composto ou placa de madeira flutuante. 

É composto por várias camadas de placas de fibra rígidas de alta densidade que são laminadas juntas em tábuas. A peça é finalizada com uma camada de resina para acabamento e conservação do produto. 

O piso laminado pode ser usado em cima de outros pisos. Existem placas que são unidas por click e também existem opções em que as placas são unidas por cola.

O piso vinílico é feito de várias camadas de cloreto de polivinil resiliente (PVC) enquanto a camada superior é revestida com uretano. O vinílico vem em duas formas:

Placas de vinil LVP – Essas placas podem imitar a aparência dos pisos de madeira tradicionais e podem ser coladas ou encaixadas juntas. O LVP também pode ser suave ou texturizado para imitar diferentes tipos de materiais.

Placas de vinil LVT – Essas peças têm uma variedade maior de comprimentos e larguras em comparação com a LVP. Portanto, é mais adequada para imitar materiais como pedra, granito e concreto. No entanto, eles também podem ser transformados em ladrilhos e retângulos semelhantes a madeira. O LVT pode ser colado ou encaixado para facilitar a instalação.

O que você deve saber sobre os dois pisos antes de comprar? Confira!

Piso laminado ou vinílico: qual o melhor?

Piso vinílico Piso laminado
Durabilidade Extremamente durável. Móveis pesados podem causar amassados. A prancha de vinil pode rasgar ao arrastar objetos pesados. Extremamente durável. É propenso a arranhar ao longo do tempo. Também pode lascar nos cantos com desgaste prolongado.
À prova d’água Sim Não
Limpeza Pode ser limpo com esfregões a vapor ou esfregão comum. Devem ser usados produtos de limpeza leves e não abrasivos. Pode ser limpo com produtos específicos para laminado ou um esfregão a vapor. Esfregões molhados nunca devem ser usados. A acetona pode ser usada para remover manchas difíceis.
Manutenção Cera nunca deve ser usada em vinílicos. Nenhum polimento de cera pode ser usado para restaurar o brilho. Produto específico para laminado pode ser usado para restaurar o brilho. Os produtos podem ser usados para reparar arranhões e lascas, conforme necessário.
Pet-friendly Sim Sim
Estilos Disponível em uma variedade de estilos de madeira, incluindo carvalho, mogno e cereja. Disponível em uma variedade de estilos de madeira, incluindo carvalho, mogno e cereja. Também disponível nos estilos de travertino, cerâmica e pedra.
Instalação  Com cola, click ou autoadesivo Com click ou cola
Propensão ao desbotamento Mais propenso ao desbotamento Menos propenso a desbotamento
Tamanhos  Normalmente 10 a 20 cm de largura. Comprimentos tipicamente até 1,22 m. Pode ser cortado usando uma faca. Larguras que começam em 10 cm e podem chegar até 15 cm. Comprimentos variam de 90 cm a 1,22 m. Pode ser cortado usando uma serra manual ou uma serra circular.
Cores Disponível em várias cores, incluindo acabamentos em madeira branca, cinza, clara e escura e preto. Disponível em várias cores, incluindo acabamentos em madeira branca, cinza, clara e escura e preto.

O veredito

O piso vinílico e o piso laminado têm seus benefícios e desvantagens. Ambos são também uma alternativa econômica em relação a madeira e outros tipos de piso.

O laminado tem uma aparência mais realista. Ele vem em muitos estilos e cores para complementar perfeitamente qualquer casa e é extremamente durável. Ele mantém sua beleza por muitos anos, quando conservado adequadamente. No geral, muitos consumidores o consideram a escolha ideal para o piso de quartos.

No entanto, em alguns casos, o piso vinílico pode ser a melhor escolha. Estes são os melhores em banheiros ou outros cômodos onde a umidade se acumula. 

Os iniciantes que desejam lidar com um projeto fácil de reforma doméstica do tipo “faça você mesmo” também acharão mais fácil trabalhar com o tipos de piso vinílico.

No geral, o laminado é a melhor opção entre esses dois para a maioria dos consumidores. Funciona para praticamente qualquer ambiente, possui durabilidade superior e oferece uma opção de piso mais confortável e elegante para qualquer casa.

Quer comprar piso vinílico e laminado sem sair de casa?

piso-laminado-caracteristicas

Agora que você sabe a diferença entre piso vinílico e laminado pode fazer a escolha ideal para sua reforma e dar cara nova para toda casa ou para algum cômodo que precisa ser revitalizado.

Na Telhanorte, a seção de Piso e Revestimentos tem soluções completas: de tipos de piso (vinílicos, laminados e mais) marcas até materiais de acabamento para piso para completar a instalação. 

Confira nossos preços e ofertas e tire dúvidas com a nossa equipe em poucos cliques pelo WhatsApp. A Telhanorte descomplica tudo para você!