Piso para apartamento: laminado ou vinílico? | Blog Telhanorte
home > Construção > Piso para apartamento: laminado ou vinílico?

Piso para apartamento: laminado ou vinílico?

piso-laminado-madeira-amadeirado-sala-estar-sofa-decoracao-ambiente-estilo-aconchegante

| Construção

Está em dúvida entre piso laminado ou vinílico e tem interesse em saber qual o melhor para apartamento? Veja comparativos de material, textura e mais

 

Dois dos principais revestimentos disponíveis no mercado, os pisos laminado e vinílico são amplamente utilizados em casas e apartamentos. Isso, porque, além de oferecerem conforto e um ótimo custo benefício, eles estão disponíveis em padrões que atendem aos mais diferentes estilos e gostos.

Inclusive, muito provavelmente esses dois pisos também geram curiosidade em você e nos demais que optaram por ler essa matéria, certo? Afinal, entre o laminado e o vinílico, qual o melhor para apartamento? Neste conteúdo, vamos trazer algumas das principais informações sobre os dois tipos, fazendo comparações relacionadas aos seguintes quesitos:

Então, para ficar por dentro do assunto, siga com a gente!

 

piso-laminado-durafloor

Piso laminado Durafloor de click Space Carvalho Viena (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

O que considerar na escolha entre o piso laminado ou vinílico para apartamento?

Se você ainda não sabe bem como comparar esses dois tipos de pisos e, com base nas informações, fazer a melhor escolha, fique tranquilo. Nosso objetivo aqui é comparar alguns dos principais pontos entre os pisos laminado e vinílico, além de ajudar você a selecionar uma boa opção. Confira abaixo!

 

1. Material

Se você gosta de acabamentos em madeira, – tenha este um ar rústico ou refinado – o piso laminado pode ser a versão mais barata para que seu apartamento tenha uma estética agradável com um ótimo custo-benefício.

Como pontos positivos, esse tipo é considerado mais acessível e permite uma rápida instalação, além de ser considerado ecológico – material feito a partir de madeira de reflorestamento. Fora as lâminas, que dão origem ao seu nome, e aglomerados, o piso é composto por uma camada superior protegida com resina melamínica. Devido a este maior cuidado em sua fabricação, o resultado final é de ótima qualidade.

 

Piso-laminado-Durafloor-de-click-Twist-Ipe-Antibes-C--1340cm-x-L--187cm-madeirado-1626248

Piso laminado Durafloor de click Twist Ipê Antibês (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Já o piso vinílico é produzido com resina de PVC e também costuma apresentar, entre outras opções, modelos de estampas que imitam madeira.

Com espessura mais fina que as demais opções do mercado, o piso vinílico também é considerado ecológico. Já que é feito a partir de plástico reciclado.

Dessa forma, por também ser semelhante ao laminado e à tábua, ele também é uma ótima opção para quem procura modelos mais amadeirados. Ambos se consolidam sobretudo como ótimas opções para quartos e salas.

 

piso-vinilico-durafloor

Piso vinílico Loft Dakar 122x20cm Durafloor (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

2. Textura

O piso laminado possui como diferencial uma textura confortável ao toque e bastante lisa. Por conta conta disso, ele é, geralmente, adotado em locais de descanso, tais como salas e quartos, nos quais costuma-se andar de meias e sem sapatos.

Em geral, ele é tido como mais aconchegante e menos artificial que a maioria das opções no mercado. Sua textura lisa, no entanto, pode ser, em determinados casos, escorregadia. Portanto, esse é um ponto para ficar de olho na hora da compra. Evite comprar esse tipo de piso para cômodos com maior utilização de água, como banheiros e cozinhas, para afastar acidentes desnecessários.

 

Piso-laminado-Durafloor-de-click-Space-Freijo-Granada-C--1340cm-x-L--187cm-madeirado-1626132

Piso laminado Durafloor de click Space Freijó Granada madeirado (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Já o piso vinílico é encontrado em uma ampla variedade de cores e texturas, o que, inclusive, faz com que ele atenda aos mais diferentes gostos. Assim como o laminado, ele é indicado para áreas internas, com exceção do banheiro – caso tenha contato contato constante com a água, sua cola pode acabar sendo danificada.

 

Piso-vinilico-Idea-Nerone-122x20cm-Durafloor

Piso vinílico Idea Nerone 122x20cm Durafloor (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

3. Higienização

Justamente por ser bastante liso, como falamos no tópico anterior, o ideal é que o piso laminado não seja lavado com excesso de água. O indicado para sua higienização é que, no máximo, seja usado pano úmido e produtos específicos para limpeza deste material.

O piso vinílico, por ser plastificado, ele é mais resistente à água, fator que faz com que ele seja mais considerado na hora da compra. Sua limpeza, no entanto, também deve evitar o abuso água, principalmente para que ele não perca suas características. O piso vinílico tem conquistado muitas pessoas, uma vez que possui aplicação simples e sem sujeira. Além disso, é mais silencioso, antialérgico e antichamas.

Em suma, ambos os modelos não são tão indicados para cozinhas e lavanderias. Ainda assim, são interessantes alternativas para os outros cômodos do seu apartamento!

 

4. Durabilidade

Com um sistema de instalação que conta com uma manta e fixação por cola ou por encaixes, o piso laminado tem uma boa durabilidade. Ainda assim, ele tem alguns pontos de desvantagem em relação ao vinílico neste quesito. Mesmo que nenhum dos dois seja destaque no quesito resistência em contato com a água, ele é até menos resistente, o que pode diminuir seu tempo de vida útil. Além disso, por ser feito de madeira reflorestada, também pode empenar caso fique muito exposto ao sol.

Enquanto isso, o piso vinílico é uma excelente oportunidade para quem, além de beleza e conforto, busca por durabilidade. Sua grande vantagem, sobretudo, é que ele é antirruído, o que o torna ideal para quartos e salas que contam com bastante movimentação.

E aí, seu apartamento tem essa característica?

 

5. Preço

Em geral, a média de preço do piso laminado é menor que a do piso vinílico. Ainda assim, essa diferença não é tão considerável. Ambos contam com ótimo custo benefício e podem se encaixar perfeitamente no orçamento destinado à construção ou reforma do seu apartamento. Além disso, dependendo das marcas e dos modelos, a lógica de preços varia bastante. O que mostra, também, a paridade dos dois produtos.

Ao falar de valores, portanto, o mais importante é pesquisar bastante. Conhecendo as diferentes opções e comparando seus custos, você pode fazer a escolha perfeita. Em resumo, deu pra perceber que ambos são excelentes opções para seu apartamento. O que faz que sua escolha seja definida por detalhes.

 

Piso-vinilico-de-cola-City-Madrid-123x188cm-Durafloor-1589245

Piso vinílico de cola City Madrid 123×18,8cm Durafloor (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Veja mais: Conheça 14 modelos de pisos para interior de casas

 

E então, piso laminado ou vinílico? Já sabe qual é o melhor para o seu apartamento?

Agora que você já entendeu as diferenças entre os dois, não deixe de acompanhar mais conteúdos por aqui. Estudar mais sobre construção é um passo importante para ter uma qualidade de vida melhor. E nisso a Telhanorte está sempre disponível para facilitar a sua vida!

Para ajudar nesse momento, a nossa loja virtual oferece uma infinidade de opções de excelente qualidade. Tudo para que, optando pelo laminado ou pelo vinílico, você faça do seu espaço um lugar de aconchego e segurança.

 

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino