Qual o melhor purificador de água para comprar: descubra! | Blog Telhanorte
home > Hidráulica > Qual o melhor purificador de água para comprar: descubra!

Qual o melhor purificador de água para comprar: descubra!

Qual o melhor purificador de água para comprar

| Hidráulica

Como você já sabe, a água é um elemento fundamental para a manutenção da sua saúde e de todos que moram com você. Uma das formas de garantir o alto padrão de qualidade da água que você ingere diariamente é descobrir qual o melhor purificador de água para comprar. 

Filtro ou purificador de água? 

Mesmo que o tratamento de água da sua cidade seja de qualidade, a água chega até a sua casa por meio de canos que podem estar sujos, aumentando as chances de alguma infecção.

Entre as doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada estão: 

 

 

É por isso que sua casa precisa de purificadores de água ou filtros. 

Mas, qual é a diferença entre filtros e purificadores? Para respondermos a essa pergunta você precisa conhecer as três etapas de filtragem da água. 

#1 Filtração

A filtração é a primeira etapa do processo de filtragem da água quando essa já está no encanamento da sua casa. Antes dessa etapa a água já passou pelo sistema de tratamento da sua cidade.

A filtração é responsável por eliminar pequenas partículas e substâncias da água como ferrugem, areia e barro. 

Ela pode ser realizada tanto por filtros comuns, como filtros de barros que você tem em casa, como por purificadores de água

#2 Esterilização

A segunda fase é a esterilização, também conhecida como eliminação de micro-organismos.

Entre os micro-organismos que são eliminados nesta fase podemos citar: 

 

 

Assim como a fase três, a fase 2 só é realizada por purificadores de água.  

#3 Absorção

Nessa fase é realizado o processo de eliminação do cloro e elementos químicos que reagem ao cloro.

Mas, qual é o problema do cloro? 

Dentro do sistema de tratamento de água usado no Brasil (e em outros países do mundo), o cloro tem papel importante no início do tratamento da água. Seu uso é fundamental para:

 

 

Entretanto, em quantidades acima do recomendada, pode provocar problemas de saúde, sabores característicos, além de provocar irritação e coceira nas mucosas.

Quando a água chega até a sua casa, o cloro pode ser retirado por meio de purificadores de água. 

Como vimos, o filtro comum atende apenas a primeira fase do processo de filtragem, ou seja, realiza a filtração. Entretanto, não elimina bactérias nem o cloro.

Qual o melhor purificador de água para comprar: como escolher?

Agora que você conhece o processo de purificação de água vamos entender como escolher qual o melhor purificador de água para comprar. 

A seguir, separamos 5 dicas para que você avalie cada uma das suas opções.

1. Confira o nível de retenção de partículas

O nível de retenção de partículas é a capacidade de retenção do purificador em relação ao tamanho das partículas retidas. 

Esse indicador é avaliado de P6 a P1, onde P6 oferece a menor purificação (filtrando apenas partículas maiores) e P1 oferece a maior purificação (filtrando as menores partículas). 

Dessa forma, nesse critério, para saber qual o melhor purificador de água para comprar é preciso avaliar o selo do Inmetro contido na embalagem ou na descrição do produto em lojas online. 

2. Confira se há a tecnologia de retrolavagem 

A retrolavagem garante que o equipamento ficará por mais tempo limpo e não exigirá que você faça essa limpeza manualmente. Entretanto, ainda assim é necessário trocar o filtro presente dentro do purificador, de tempos em tempos. 

No sistema de retrolavagem a água entra pelo cano do purificador, passa por todo o equipamento e sobe de novo até a saída de água. 

Esse movimento faz com que a água leve as impurezas que ficam armazenadas no fundo do purificador. É importante que você ative a retrolavagem, em média, uma vez por semana.

3. Tempo e custo da troca do filtro

Como dissemos acima, o purificador de água também exige a troca de filtro. Os fabricantes indicam na embalagem a periodicidade dessa troca. 

Ao definir qual o melhor purificador de água para comprar é importante avaliar quanto custa trocar o filtro, ou melhor, qual é o valor do refil do filtro. Assim você também tem uma média de custo ao longo da vida útil do purificador e não apenas da compra inicial do equipamento. 

4. Opção de temperatura da água 

A grande maioria dos purificadores de água oferecem a opção de controle de temperatura, com a opção por água gelada ou água em temperatura natural. 

Se esse é um elemento importante para você, confira se há, realmente, essa opção no modelo que gostou. 

Lembre-se também de que nesses casos é necessário ter uma tomada para contato com a energia por perto do local de instalação do purificador.

Na verdade, grande parte dos purificadores devem ser conectados à energia elétrica. 

5. Modelo do equipamento

Entre os modelos de purificadores de água mais comuns estão: 

 

 

Para escolher o modelo certo, considere o tamanho do equipamento, o tamanho do espaço que você pode reservar para ele e quanto você está disposto a pagar por um purificador.

Quanto custa purificador de água?

O custo do purificador de água varia de acordo com as características que você priorizar para o equipamento. Por isso, coloque na ponta do lápis tudo o que é importante para você.

Na loja virtual da Telhanorte você encontra uma seção de filtros e purificadores. Confira as promoções e aproveite para equipar sua cozinha . 

Com diferentes modelos de purificadores de água, na Telhanorte você faz suas compras sem sair de casa. Nossa loja virtual faz entregas em todo o Brasil, com qualidade e confiabilidade, parcelando sua compra em até 8x e levando a você o maior conforto possível. 

Confira também nosso setor de cozinha e lavanderia, banheiro, área externa, além dos melhores materiais de construção e itens para obras em geral.