home > Pisos e Revestimentos > Qual o melhor revestimento para parede interna com umidade?

Qual o melhor revestimento para parede interna com umidade?

tema: Pisos e Revestimentos
#30 - 3 de fevereiro de 2020

Moradora desagradável, a umidade se espalha pelos cantos e rodapés da casa sem que possamos perceber. Quando nos damos conta, os prejuízos já são perceptíveis: cheiro de mofo e manchas por toda parte. Para evitar esse problema tão indesejável, é preciso saber qual o melhor revestimento para parede interna com umidade.

E foi por isso que preparamos este artigo!

Hoje vamos falar sobre os tipos de umidade mais comuns e como combatê-los usando técnicas de revestimento efetivas sem prejudicar a estética do seu espaço.

O que causa umidade?

Existem alguns cômodos da casa mais suscetíveis à presença da umidade, como o banheiro e a cozinha (em razão do tipo de vapor ali gerado), mas nenhum ambiente está verdadeiramente livre do problema, tanto em épocas chuvosas quanto em razão de problemas de encanamento e infiltração.

Para que você entenda melhor o que causa umidade, é preciso saber que existem três tipos básicos de origens para o problema. Cada um deles demanda uma tratativa diferente.

  • Tipo 1: umidade por condensação: Nesse caso, a umidade é gerada pelo acúmulo de vapor de água sobre superfícies, como paredes e móveis, especialmente em locais mal ventilados ou fechados. O resultado desse acúmulo é o surgimento de fungos e manchas.
  • Tipo 2: umidade por infiltração:  Aqui, a umidade surge a partir da penetração de água da área externa da casa. Isso pode acontecer em construções abaixo do nível do solo ou em residências convencionais (e até prédios), com a incidência da água da chuva, por exemplo.
  • Tipo 3: umidade por ascendência: Nesse caso, que ocorre especialmente nas casas construídas diretamente sobre o solo, a umidade sobre pela base da edificação e é retida na estrutura da casa, prejudicando as paredes.

Deu para perceber que, apesar de ser gerada de diversas formas, a umidade tem uma causa-raiz, não é mesmo? A entrada de água nos cômodos pode ser evitada com a impermeabilização do espaço, técnica sobre a qual falaremos a seguir.

Qual o melhor revestimento para parede interna com umidade?

Para entender qual o melhor revestimento para parede interna com umidade, é preciso saber que o mais importante, nesse caso, é saber o que não usar.

Linhas autoadesivas e com acabamentos metalizados podem ser uma ideia ruim de revestimento, uma vez que, com a ação da umidade, podem descolar ou enferrujar, perdendo sua funcionalidade.

Além disso, separamos outras dicas interessantes de revestimento para parede interna com umidade. Veja só!

  1. Cerâmica

Por sua durabilidade e resistência, o revestimento de parede cerâmico é uma opção muito indicada para revestimento de parede interna com umidade.

Uma grande vantagem do material é que ele conta com diversas formas e texturas, podendo ser aplicado em vários cômodos com conceitos diferentes.

Para ambientes com muita retenção de umidade (como depósitos e garagens), a aplicação da cerâmica é recomendada tanto para a parede quanto para o chão.

  1. Mármore ou granito

Aqui vai uma dica dupla: mármores e granitos são opções bastante utilizadas no revestimento de paredes e pisos de áreas úmidas, como banheiros e áreas de piscina.

A diferença entre eles está no preço, uma vez que o mármore possui um valor elevado, e na durabilidade. Enquanto o mármore é mais durável, o diferencial do granito se concentra em sua baixa porosidade. Isso significa menor suscetibilidade à aparição de manchas de mofo.

  1. Porcelanato

O porcelanato também é uma opção bastante versátil de revestimento para parede interna contra umidade. Por ser impermeável, possui uma porosidade muito baixa, o que o torna, assim como o granito, pouco propício ao acúmulo de manchas.

  1. Tintas impermeabilizantes

Nos casos em que o revestimento para parede interna não é a melhor opção, é preciso escolher muito bem a tinta que dará cor e textura às paredes.

Opte sempre por produtos resistentes, como as tintas impermeabilizantes, que evitam que a água penetre nas paredes.

Como identificar umidade nas paredes internas?

Agora que você já tem uma ideia de revestimento para parede contra umidade, chegou a hora de entender como identificar o problema.

Tenha atenção às nossas dicas e evite que a umidade se espalhe em sua casa, tornando-se um desafio difícil de ser solucionado.

  • Preste atenção ao estado das paredes, teto e piso. Se houver formação de bolhas, áreas descascadas ou manchas de água, é hora de fazer uma inspeção profunda em busca da causa do problema.
  • Observe se há condensação interna nas janelas. A condensação interna é traduzida pelo acúmulo de vapor na parte interna das janelas e superfícies de vidro, e é um sinal de que a umidade da casa está sendo retida.
  • Busque pelo odor de mofo. Ele é um forte indício da presença de umidade, uma vez que o mofo é a principal consequência do acúmulo de água nas paredes, teto e piso.

Como combater a umidade na casa?

Sabendo identificar os focos de umidade, é hora de combatê-las! Além de investir em um bom revestimento para parede interna com umidade, há, também, algumas estratégias de redução do problema perfeitas para o dia a dia.

Vamos conferir?

Dica 1: Produtos naturais que combatem o mofo

Você já ouviu falar no poder de alguns produtos naturais para combater a umidade e o mofo? Pois saiba que, além de comuns em nosso dia a dia, tais elementos podem ser importantes aliados na luta contra esse problema.

Faça pequenos saquinhos com cravos, ou coloque montinhos de sal em pequenos potes e armazene-os em áreas críticas para a umidade, como o interior de armários e cantos da casa.

Fazer limpezas periódicas com vinagre também ajuda a sugar a umidade de gavetas e remover focos de ácaro e outras bactérias.

Dica 2: Faça do sol um aliado

A luz natural faz bem em qualquer contexto. E, para combater a umidade, não seria diferente. Procure acomodar móveis como guarda-roupas e armários em paredes que recebam raios solares ou possam absorver um pouco de luz e calor diariamente.

Outra ideia é deixar as portas dos móveis abertas por algumas horas do dia, evitando que os itens armazenados não fiquem confinados, gerando mofo e ácaros.

Ideias para ventilação de ambientes

Dica 3: Tenha plantas!

Além de embelezar o ambiente e melhorar nossa qualidade de vida, as plantas são verdadeiras armas contra a umidade.

Samambaias, lírios e palmeiras têm a capacidade de captar umidade e toxinas suspensas no ar.

Isso faz com que o ar fique mais saudável e livre de poluentes danosos à saúde e à estrutura da casa!

Viu só como é possível aliar diversas técnicas ao revestimento para parede interna contra umidade? O mais importante é incluir na rotina um cronograma de limpezas profundas, arejando os ambientes, tirando os utensílios guardados para que tomem um ar e renovando a vida útil do seu espaço!

Ideias para ventilação de ambientes

Visite nosso setor de pisos e revestimentos

Agora que você já sabe qual o melhor tipo de revestimento para parede interna com umidade, que tal visitar nosso setor de pisos e revestimentos?