home > Cozinha > Tamanho de cuba de pia de cozinha: 6 dicas para escolher certo

Tamanho de cuba de pia de cozinha: 6 dicas para escolher certo

tema: Cozinha
#30 - 6 de março de 2020

Não importa se você está fazendo uma grande reforma na sua cozinha ou trocando apenas a cuba da pia. Definir o tamanho de cuba de pia de cozinha que seja ideal para o seu espaço vai ajudar a deixar o ambiente mais harmônico visualmente e mais funcional. 

 

Basta acessar uma loja virtual como a da Telhanorte para encontrar dezenas de modelos de cubas para cozinha de dimensões e materiais diferentes

 

O primeiro passo antes de fazer sua compra é saber, exatamente, qual é o tamanho do espaço que você tem livre para instalar esse item tão importante. 

 

Para te ajudar a definir o tamanho de cuba de pia de cozinha listamos 6 critérios que você precisará observar. 

 

Como você verá, isso não precisa ser um bicho de sete cabeças!

 

Tamanho de cuba de pia de cozinha: 6 dicas para escolher a ideal

A cuba de pia é um dos itens mais importantes em uma cozinha. Garantir que ela esteja alinhada com o estilo de decoração escolhido e com os demais móveis e itens do ambiente vai permitir que você tenha um cômodo mais funcional e, claro, bonito!

 

Além de considerar os aspectos decorativos é fundamental que você tenha em mãos as informações necessários para escolher o tamanho de cuba de pia de cozinha, ideal.

 

Ela não deve ocupar toda a sua bancada, nem ser pequena ao ponto de não ajudar na organização da casa nem suportar o volume de itens que precisam aguardar para serem limpos.

 

Quer saber mais sobre como escolher a cuba de cozinha ideal? Então continue lendo!

 

1. Medir a banca

A primeira etapa para escolher o modelo de cuba ideal para a cozinha é medir o tamanho da sua bancada da cozinha

 

Essa etapa é importante para que você escolha uma cuba de pia de cozinha com a profundidade adequada e com uma largura que não ocupe todo o espaço da bancada.

 

Cubas muito grandes podem atrapalhar o uso do gabinete para outras tarefas como processar os alimentos.

 

2. Delimitar as medidas da cuba

Com as medidas da bancada em mãos é hora de definir as dimensões de pia de cozinha.

 

Você precisará analisar com atenção critérios como altura, a largura e a profundidade da cuba.

 

Comece pensando no conjunto: cuba de cozinha e torneira para pia.

 

Essa é uma análise importante porque caso a torneira seja fixada na bancada é importante que você reserve pelo menos 10 centímetros da bancada para sua instalação. Se a torneira seja de parede esse você pode ignorar essa informação.

 

Entretanto, independente de outros fatores, qualquer cuba precisa ter pelo menos 5 cm livres na parte da frente, em relação a borda da bancada.

 

Dessa forma você tem um tamanho padrão de pia de cozinha que estará alinhado em relação ao balcão e armário para cozinha.

 

Acredite, esse cuidado faz toda a diferença no resultado final!

 

Observação: se você está construindo é importante que saiba qual altura padrão de uma pia de cozinha. A resposta é 90 cm. Essa é a medida ideal para facilitar o uso da pia sem causar desconfortos.

 

3. Uso da pia

Uma casa com muitas pessoas ou que recebe muitas pessoas precisa de uma cuba de pia que suporte o movimento para que você não tenha que lavar a louça a cada 10 minutos. 

 

Entretanto, se a sua bancada for pequena você pode optar por um modelo de cuba com profundidades maiores. Isso ajudará no dia a dia e em ocasiões especiais em que você precisa armazenar um volume maior de itens de cozinha usados. 

 

Caso você more sozinho e receba poucas pessoas, sua pia pode ser menor. Nesses casos você pode aproveitar mais a bancada. Ela pode ser útil para posicionar eletrodomésticos, por exemplo.

 

4. Defina o modelo

De maneira geral existem dois modelos de cuba para cozinha: cuba de embutir e de sobrepor. 

 

A cuba de cozinha de embutir é instalada por debaixo da bancada o que dá essa sensação de cuba embutida.

Tamanho de cuba de pia de cozinha

 

No modelo de cuba para cozinha de sobrepor há uma beirada da cuba que fica para fora, dando acabamento na pedra. 

Tamanho de cuba de pia de cozinha

As cubas de embutir são ideais para bancadas pequenas, pois dão uma sensação de amplitude maior. 

 

Caso você ainda não tenha a pedra da bancada da cozinha, o ideal é comprar a cuba antes e depois entregá-la para o profissional que fará o recorte. Assim você garante o corte e o acabamento sejam perfeitos. 

 

Além desses dois modelos você também pode optar por formatos de cuba de pia retangular ou redondo.

 

5. Número de cubas

Caso você tenha um espaço amplo para a instalação da cuba de cozinha é possível optar por modelos de cuba dupla ou cuba tripla. 

 

Essas opções oferecem mais possibilidades de uso a pia e a bancada da cozinha, como por exemplo, separar a limpeza dos alimentos da lavagem da louça usada.

 

6. Material

O material da pia não interfere diretamente no tamanho de cuba de pia de cozinha, entretanto, é um item importante, que merece sua atenção antes de realizar a compra. 

 

Nossa recomendação é que você opte pela cuba de inox. Ela permite uma manutenção mais simples, além de apresentar boa durabilidade. 

 

Os modelos de cuba de inox com brilho são as mais tradicionais, mas se você deseja um aspecto mais sofisticado invista em cubas de inox foscas

 

Leia também: Tipos de pia para cozinha: 4 modelos e tipos de revestimento

 

Onde encontrar modelos com diferentes tamanhos de cuba de pia de cozinha?

Na Telhanorte você encontra um setor completo de Cozinha, para escolher entre os diferentes modelos e tamanhos de cuba de pia de cozinha além dos acessórios para a instalação como válvula, flexíveis e sifões, além de triturador de alimentos e, claro, da torneira para cozinha

 

Se você está reformando todo o ambiente, indicamos que conheça também nossa seleção de dicas no artigo;Como organizar a cozinha: dicas ILUSTRADAS para copiar!”. 

 

Acesse nossa loja virtual, conheça os modelos de cuba para cozinha, faça sua encomenda e receba tudo em sua casa.

 

Aqui você encontra tudo o que precisa desde materiais de construção, hidráulica, elétrica, pisos e revestimentos, até tintas, chuveiros e outros acabamentos.