Conheça 4 tipos de ar condicionado residencial | Blog Telhanorte
home > Climatização > Conheça 4 tipos de ar condicionado residencial

Conheça 4 tipos de ar condicionado residencial

fatores-para-escolher-btu-ar-condicionado

| Climatização

Ao sair para comprar um ar condicionado, existem algumas variáveis a serem consideradas. Confira nossa matéria e saiba o modelo certo para você!

 

Antes de escolher um modelo, não deixe de conferir todos os diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado residencial disponíveis no mercado e analisar fatores como custo, saída de BTU, controles e eficiência de energia.

Confira nossa matéria a seguir e saiba mais sobre os tipos de ar condicionado que você pode ter em sua casa!

1. Ar condicionado de janela

O ar condicionado de janela é um dos mais comumente utilizados. Com certeza você já deve ter observado em uma caminhada pelas ruas, este tipo de ar condicionado instalado nas casas ou prédios.

Este modelo possui um sistema de exaustão que empurra o ar quente para trás e pelos lados, enquanto o sistema de refrigeração é apontado para dentro de casa.

Além de ser um dos mais baratos, é um dos mais compactos. Portanto, pode ser utilizado por pessoas que vivem em pequenas casas ou apartamentos. Já se você possuir uma casa grande, talvez seja necessário instalar um em cada cômodo que deseja refrigerar, já que ele possui a capacidade de resfriar um lugar por vez.

Uma das desvantagens do tipo de aparelho é a perda do uso da janela na qual ele está instalado, tanto em termos de acesso ao ar fresco quanto à quantidade de luz que entra no cômodo.

 

ar-condicionado-de-janela

Ar Condicionado de Janela (Foto: Viva Decora / Reprodução)

 

2. Ar condicionado portátil

Semelhante aos aparelhos de janela, o ar condicionado portátil é outro exemplo de sistema de ar condicionado “unitário” ou autônomo. Isto significa que eles têm todos os seus componentes importantes contidos em um único aparelho.

As versões portáteis são mais comumente usadas em situações em que o projeto de uma sala – ou as regras e regulamentos de construção – impede a instalação de uma unidade de janela.

A maneira como eles funcionam é resfriando o ar com uma bobina do condensador contida dentro da unidade e, em seguida, enviando o ar quente através de uma grande mangueira de exaustão. Esta é, por sua vez, um tubo grande que conecta a unidade a um kit de janela – que vêm geralmente juntos com o aparelho –  e direcionando a exaustão para o exterior.

Como o condensador e o exaustor estão localizados dentro da mesma carcaça, essas unidades são tipicamente um pouco mais barulhentas se comparadas a outros modelos de ar condicionado. Além disso, essas unidades provaram ser ineficazes em salas maiores que 46 metros quadrados.

Por causa do ruído e da fraqueza relativa, muitos veem o ar condicionado portátil como último recurso.

Uma vantagem: essas unidades geralmente possuem rodas, o que acaba facilitando a movimentação entre os cômodos.

 

ar-condicionado-portátil

Ar Condicionado Portátil (Foto: Já Cotei / Reprodução)

 

3. Ar condicionado Split

Sistemas de ar condicionado do tipo Split são aparelhos que fornecem resfriamento para diferentes “zonas” dentro de uma residência ou comércio, além de ser um dos mais silenciosos e econômicos do mercado e de possuir fácil instalação.

Esses sistemas, diferentemente das unidades de ar condicionado de janela ou dos condicionadores de ar portáteis, não são aparelhos autônomos, mas, como o nome sugere, são compostos por um sistema de duas partes.

Eles são chamados de “sistemas divididos”, porque consistem em uma unidade condensadora, que é instalada na área externa, e unidades compactas de sopradores ou evaporadoras, que geralmente são montadas em paredes com uma baixa incidência solar na área interna. Essas peças são conectadas via conduítes, que transportam as linhas de energia e refrigeração.

A vantagem de dividir sistemas é que eles podem resfriar diferentes ambientes a diferentes temperaturas, já que cada unidade compacta é equipada com seu próprio termostato.

Temos diversos modelos no mercado que são capazes de desempenhar várias funções como a de refrigerar, ventilar e até mesmo aquecer o ambiente.

 

ar-condicionado-split

Ar Condicionado Split (Foto: Telhanorte / Reprodução)

 

4. Ar condicionado de parede

Assim como o ar condicionado de janela, os aparelhos de parede levam o ar quente para fora, enquanto enviam ar frio de volta para o cômodo. Como os dois primeiros modelos, estes são sistemas independentes.

Para aqueles sem janelas acessíveis, os tipos de ar condicionado de parede são uma opção viável, mas exigem algum planejamento, porque, ao contrário das unidades de janela, eles serão montados permanentemente e não podem ser removidos.

Para montar um destes, um corte deve ser feito em uma parede externa, na qual uma espécie de luva é instalada. Estas são necessárias para suportar o peso do ar condicionado, uma vez que a parede em si não é suficientemente forte.

Como você vai cortar uma parede de sua casa, é altamente recomendável que essa instalação seja realizada por um profissional.

Uma das vantagens de um ar condicionado de parede – quando comparado a um de janela – é que você não perde o uso de sua janela. Outra vantagem é que existe um selo hermético criado, tornando a unidade mais eficiente energeticamente.

 

ar-condicionado-de-parede

Ar Condicionado de Parede (Foto: Telhanorte / Reprodução)

 

Saiba como comprar ar condicionado online

Quer garantir uma casa fresquinha e arejada durante o alto verão? Aproveite os tipos de ar condicionado da Telhanorte.

Além dos aparelhos de ar condicionados, temos vários acessórios para climatização da sua casa como aquecedores de arventiladores e outros produtos para tratamento de ar. Escolha seus itens favoritos, compre e pague online com segurança e receba direto em casa!

 

Edição de Álvaro Oliveira e Murilo Bonício