Conheça os 8 principais tipos de dobradiças! | Blog Telhanorte
home > Ferragens > Conheça os 8 principais tipos de dobradiças!

Conheça os 8 principais tipos de dobradiças!

dobradica-ferragem-porta-metal-madeira

| Ferragens

 

Se quiser conhecer os principais tipos, suas aplicações e algumas dicas para fazer a manutenção de dobradiças, continue a leitura deste artigo!

 

Você sabia que a função de cada tipo de dobradiça é sustentar e garantir que as portas se abram e fechem de forma correta? Mais do que pequenos detalhes, as dobradiças são, na verdade, itens extremamente funcionais!

Os principais tipos de dobradiças são divididos de acordo com sua finalidade: para móveis, portas, portões ou janelas. As principais matérias-primas são o aço, o bronze e o latão e suas características as fazem ser divididas em uma série de subcategorias, de acordo com seu tipo de acabamento.

A seguir, falaremos sobre cada um dos tipos de dobradiças especiais e para que caso são recomendados.

 

Tipos de dobradiças para armários de cozinha e móveis

Também conhecidos como “dobradiças de pressão”, os tipos de dobradiça para armários de cozinha e móveis são formados por um sistema de molas com pressão, o que possibilita abertura e fechamento das portas com facilidade.

No caso de portas sobrepostas, a recomendação é outra: em razão de sua dinâmica de fechamento, é indicado utilizar dobradiças retas. Por fim, para as portas embutidas, a indicação é apostar em dobradiças curvas ou supercurvas.

dobradiças-pressão

Tipos de dobradiça de pressão (Foto: Tudo na Mão / Reprodução)

 

Um dos tipos de dobradiças especiais mais utilizado nestes casos é a dobradiça invisível. Ela tem esse nome por ser acoplada à parte interna do móvel, sendo vista apenas quando a porta é aberta.

 

dobradiça-invisivel

Dobradiça invisível (Foto: Salice / Reprodução)

 

Tipos de dobradiças para portas

Os tipos de dobradiças para portas são comuns em dois modelos: de anel e pino.

No caso de portas de entrada ou estruturas mais pesadas, a recomendação é utilizar a dobradiça com anel, por ser mais resistente.

 

dobradiça-com-anel

Dobradiça com anel (Foto: Painel Design / Reprodução)

 

Já as dobradiças com pino são mais comuns – e você provavelmente tem algumas em sua casa. Elas são indicadas para portas leves, como as que temos no interior de nossas residências.

 

dobradiça-pino

Dobradiça com pino (Foto: Casa das Fechaduras / Reprodução)

 

Tipos de dobradiças para portão de ferro

Para garantir mais firmeza e segurança em sua instalação, os tipos de dobradiças para portão de ferro são feitas de metal e possuem dois módulos: um deles é instalado no portão e o outro, chumbado à parede.

Em casos de portões pesados ou grandes, é comum que sejam instalados mais conjuntos de dois módulos, dando sustentação e segurança à sua abertura e fechamento.

 

Tipos de dobradiças para janela

Todos os tipos de dobradiças para janela são instalados em pares. Isso acontece para que haja maior sustentação da estrutura. O modelo mais popular de dobradiça para janelas e portas estilo balcão é a dobradiça palmela. Trata-se de uma versão reforçada das dobradiças convencionais, na qual o eixo e o parafuso ficam mais distantes, proporcionando maior estabilidade no apoio.

dobradiça-palmela

Dobradiça Palmela (Foto: Painel Deisgn / Reprodução)

 

Modelos de dobradiças

Agora que você já sabe quais são os tipos de dobradiça mais indicados para armários de cozinha, móveis, portas, janelas e portões, vamos falar um pouco sobre os diferentes modelos de dobradiças e suas principais funcionalidades:

  1. Dobradiça fiel: é indicada para portas e janelas. Neste modelo, o fiel pode ser retirado, o que permite desmontar as portas sem retirar os parafusos.
  2. Dobradiça invisível: indicada para portas de armário. Seu diferencial é não ser uma dobradiça aparente, ficando à mostra apenas quando as portas do móvel são abertas.
  3. Dobradiça leme: possui uma espécie de alavanca (semelhante a um leme) que possibilita a abertura e o fechamento da estrutura. É indicada para portões de madeira, em geral.
  4. Dobradiça de ponto: alternativa recomendada para portas que não podem receber dobradiças convencionais, instaladas na lateral. Por isso, é embutida nos cantos superiores e inferiores das portas.
  5. Dobradiça desmontável: encontrada com as designações “removível” ou “destacável”, a dobradiça desmontável possibilita a fácil remoção de portas.
  6. Dobradiça de mola: recomendada para uso em portas que devem retornar sozinhas à sua posição original. Está disponível no formato simples (com apenas uma mola) ou dupla (com duas molas), para casos de portas que se abrem nos dois sentidos.
  7. Dobradiça pivotante: para uso em portas pivotantes, deve ter suas peças instaladas nas partes superior e inferior da porta. Dessa forma, a dobradiça atua como um pivô, que permite que a porta gire para abrir e fechar.
  8. Dobradiça contínua, lateral ou de piano: muito utilizada em tampas de caixas ou baús, é, como o próprio nome diz, contínua, sendo cortada de acordo com o comprimento da superfície na qual é instalada.

 

Manutenção de dobradiças: como fazer?

Seja qual for o tipo de dobradiça escolhido para o seu caso, é importante ter em mente que alguns cuidados são essenciais para prolongar a vida útil do acabamento.

A manutenção das dobradiças deve acontecer periodicamente ou sob demanda, quando sentir dificuldade para abrir uma porta ou quando perceber a presença de rangidos ao realizar o movimento.

A melhor forma de conservar os diferentes tipos de dobradiça é aplicando lubrificantes em sua estrutura, evitando a corrosão e a falta de mobilidade.

Para lubrificar uma dobradiça, siga os passos abaixo:

Conhecendo os principais tipos de dobradiça, fica mais fácil escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades!

Na Telhanorte, temos uma seção completa com dobradiças para portas, janelas e armários. Que tal visitar a categoria Dobradiças em nosso site e conferir nossas opções e preços?

 

Edição de Murilo Bonício e João Victor Quintino