Ralos para quintal: Como escolher o ideal? | Blog Telhanorte
home > Área Externa > Ralos para quintal: como escolher o ideal?

Ralos para quintal: como escolher o ideal?

ralo-quintal-area-externa-casa-modelos-agua

| Área Externa

 

Confira o guia que preparamos para facilitar a sua escolha sobre os tipos de ralos para quintal. Veja as dicas gerais sobre formatos e materiais!

 

Os ralos geralmente acabam sendo esquecidos pelas pessoas – muitas vezes, pelo fato de os profissionais da obra cuidarem deste detalhe – e só lembramos deles quando precisamos trocá-los, não é mesmo?

Entretanto, é extremamente importante fazer uma escolha consciente, tanto para sua área externa quando para seu banheiro, box, cozinha e lavanderia. Mas pode ficar tranquilo que não é um bicho de sete cabeças escolher entre os modelos!

Os ralos não são o foco de ninguém que está construindo, mas podem se tornar o pesadelo do pós-obra. Para evitar isso e te ajudar na escolha ideal, criamos um guia com os tipos de ralos para quintal e dicas gerais sobre formatos e materiais.

 

Tipos de ralos para quintal: sifonados ou secos

Quando falamos sobre os tipos de ralos para quintal existem alguns aspectos semelhantes aos dos ralos do banheiro. É este o caso da divisão entre sifonados e secos.

Você também encontra os dois modelos para outras áreas da casa, além do quintal. Mas, uma vez que nosso objetivo aqui é conhecer os tipos de ralos para quintal, vamos nos concentrar nisso, para entender o que são ralos sifonados e ralos secos.

 

Ralos sifonados

Um ralo sifonado possui uma caixa receptora na qual um acúmulo de água se forma para impedir que odores ruins passem pelo ralo e cheguem até o quintal.

Esta é uma ótima opção entre os tipos de ralos para quintal, pois impede que o mau cheiro volte!

Como veremos a seguir, as grelhas (ou grades) desse tipo de ralo podem ser encontradas em diferentes formatos e materiais, como inox e ferro fundido, que funciona muito bem para ambientes externos como quintais, varandas e garagens.

 

ralo-sifonado-quadrado-com-grelha-100x53x40mm-Tigre

Ralo sifonado com grelha (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Ralos secos

Já no ralo seco, a água escoa assim que entra em nele, deixando o caminho livre para que os gases do esgoto retornem pela tubulação e poluam o ambiente. Estes ralos, geralmente são usados nos chuveiros, uma vez que os produtos que por ali escoam tendem a liberar odores mais perfumados.

 

Ralos com grelhas para quintal

Um item importante para qualquer um dos tipos de ralos para quintal é a grelha. Ela protege o encanamento da casa, impedindo que ele sofra ações negativas de elementos que vão ralo abaixo, literalmente, e podem causar entupimento.

Como uma espécie de tampa, a grelha permite que apenas a água escorra para a tubulação, retendo os resíduos. Ela é especialmente importante para os diferentes tipos de ralos para quintal, afinal, estamos falando de uma área que, normalmente, apresenta bastante folhas e outros objetos que poderiam travar o funcionamento comum da tubulação.

Como colocar grelha no quintal? A maneira mais simples é comprar um kit de ralo que já venha com a grelha.

No site da Telhanorte você acha facilmente os mais variados modelos de grelhas, que atendem de todos os tamanhos padrões de “boca” de ralo – as quais, em geral, têm como medidas: 10x10cm, 15x15cm ou 20x20cm.

Além de variedade de tamanho, nosso setor de ralos e grelhas também oferece opções diversas de materiais para a grade.

 

grelha-quadrada-100mm-abre-fecha-branca-Tigre

Ralo de grelha quadrada (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Materiais para as grelhas dos ralos

Enquanto o ralo é feito de PVC, as grelhas podem variar de acordo com o tipo de materiais dos quais são feitas.

É possível encontrar no mercado grelhas de:

– PVC;

– inox;

– ferro fundido;

– plástico, entre outros.

As mais indicadas para quintais e áreas externas, em geral, são as de inox e ferro fundido, principalmente por apresentarem maior resistência.

Uma vez que os ralos e grelhas de quintal devem estar preparados para escoar a água da chuva (ou de atividades relacionadas a limpeza do local), sem permitir que outros elementos além da água entrem no escoamento, é preciso pensar na resistência do material antes de escolher entre eles!

Com um bom conjunto de itens que permitam o escoamento da água, – como tubulação, ralo e grelhas – você aumenta a segurança do local. Afinal, a água acumulada pode causar acidentes!

Além disso você também aumenta a durabilidade de outros revestimentos, como azulejos e revestimentos de parede, que compõem o quintal, bem como pisos e decks.

 

Formatos das grelhas no quintal

Um outro fator relacionado aos tipos de ralos para quintal é o formato escolhido. Ele pode ser redondo, retangular ou quadrado. Essa é uma realidade tanto para ralos de banheiro, quintais, cozinha e demais cômodos que precisam usar esse item.

Caso você tenha um espaço amplo, uma sugestão é usar uma grelha retangular longa. Esse modelo também atende aos tipos de ralos para esgoto. Ela escoa mais rapidamente a água e pode auxiliar no processo de limpeza da própria estrutura do ralo!

Atualmente você também encontra tipos de ralos e grelhas com sistemas anti-insetos e anti-roedores, ajudando ainda mais na manutenção do quintal e da casa como um todo. Essa opção também é encontrada nas versões quadradas e circulares, além de retangular. Sem dúvida, um dos melhores tipos de ralos para quintal que você irá encontrar à disposição!

 

Na loja virtual da Telhanorte, você encontra os diferentes tipos que apresentamos aqui, além de diversos outros modelos, com tamanhos e materiais perfeitos para sua necessidade.

Acesse o nosso departamento de ralos e grelhas, faça seu pedido e receba tudo em casa, facilitando sua obra. Aqui você também encontra tudo o que precisa para parte Hidráulica da sua obra, além de um setor completo de Elétrica, materiais de construção, revestimentos e muito mais!

 

Edição de Álvaro Oliveira e Murilo Bonício