home > Banheiro > 6 tipos de torneiras para banheiro: guia para escolher o melhor modelo

6 tipos de torneiras para banheiro: guia para escolher o melhor modelo

tema: Banheiro
#30 - 18 de agosto de 2019

Escolher um dos tipos de torneiras para banheiro pode ser mais complicado do que se imagina inicialmente. Acredite ou não, existem muitos modelos de torneira para banheiro disponíveis em vários tipos de cores, acabamentos, estilos e tamanhos. É uma dificuldade boa, vamos dizer assim! 

Escolher qual a melhor torneira para banheiro deve ser feito com muito cuidado, pois como você normalmente vai manter a mesma torneira por muitos anos, ela deve combinar com a decoração geral e seus outros dispositivos elétricos do banheiro.

Continue lendo para saber tudo que você precisa sobre os diferentes tipos de torneiras para banheiro antes de fazer uma compra.

Tipos de torneiras para banheiro

1. Ponte

Se você está procurando combinar o estilo retrô com a tecnologia atual, as torneiras de ponte podem ser para você! Nesses tipos de torneiras para banheiro, as alavancas e a torneira se ramificam de uma única parte. Isso requer dois furos na bancada do banheiro, em oposição a três.

Muitas vezes você pode encontrar torneiras de ponte com pias de submontagem. Esta combinação oferece a liberdade de experimentar diferentes opções de torneira para a pia. 

Normalmente, as torneiras de ponte são montadas na bancada do banheiro, o que também facilita a limpeza ao redor da torneira e, portanto, facilita a limpeza e higienização da pia do banheiro.

2. Conjunto central

Os tipos de torneiras para banheiro que formam um conjunto central trabalham com bacias com três furos e têm alças com quatro centímetros de distância. Essas torneiras incluem um bico e duas alças, uma de cada lado da unidade base. 

No entanto, algumas torneiras do centro têm duas alças que são montadas em uma placa de seis polegadas – aproximadamente 1,55m – na pia do banheiro.

3. Mão única

Também conhecido como alavanca única, esse tipo de torneira para banheiro é exatamente como o nome descreve – um modelo de torneira para banheiro com apenas uma alça. 

O controle de torneiras de mão única controla a temperatura e a pressão da água. As torneiras de alavanca única também são um estilo popular de torneiras para cozinha.

A maioria das torneiras de mão única de lavatório só precisa de um ou dois orifícios. Isso significa que essas torneiras exigirão apenas um furo na bancada para instalação.

No entanto, se houver furos adicionais, algumas torneiras vêm com uma placa de montagem para cobrir os orifícios extras.

4. Ajuste de espalhamento

A conexão abaixo do deck do dissipador de calor ou do deck de pia de bancada é escondida com torneiras de ajuste de espalhamento. Esses tipos de torneiras para banheiro têm um bico e as alças separadas. 

Normalmente, os furos para estas torneiras de pia são colocados até 10 centímetros de distância um do outro. Você também pode montar essas torneiras em configurações fora do padrão. 

Por exemplo, você pode posicionar o bico no canto traseiro e as alças para a torneira para o lado, o que pode tornar mais fácil a instalação em espaços apertados. Esta torneira é muito semelhante à torneira de banheiro do tipo conjunto central.

5. Montagem na parede

Esses tipos de torneiras para banheiro estão presos na parede, em vez de estarem presas à pia ou ao balcão, como uma torneira convencional. Essas torneiras se estendem sobre a pia e estão disponíveis em uma ampla variedade de estilos, tamanhos, cores e acabamentos.

Muitas pessoas escolhem esse modelo de torneira para banheiro presa na parede pela aparência “limpa” que dá ao ambiente. É um estilo moderno e de aparência utilitária.

A principal vantagem de uma torneira com montagem em parede é que torna mais fácil manter a área ao redor da pia limpa. 

Como sujeira tende a se acumular na parte de trás da pia, é uma área crucial para limpar. É definitivamente mais fácil alcançar sem uma torneira no caminho.

6. Bico único

Esse tipo de tipo de torneira para banheiro tem um bico único. Em vez do tradicional bico cilíndrico, ele usa uma configuração onde a água sai em um padrão retangular. 

Uma pequena série de bordas vai para os lados do bico, onde o corpo plano no meio permite que a água flua suavemente para a pia ou banheira embora uma cobertura possa girar ao redor de toda a superfície do bico. Isso cria uma aparência única e moderna.

Toques finais: design e estilo de torneiras 

O acabamento (cor/metal) é tão importante quanto o design do modelo de torneira. Aqui estão algumas opções comuns de acabamento para escolher qual a melhor torneira para o seu banheiro:

  • O cromado é um acabamento brilhante com tons azuis frios. Eles se tornaram mais populares nos últimos 70 a 80 anos porque se encaixam bem com designs de banheiro elegantes e minimalistas. As melhores torneiras cromadas são duráveis, resistentes a manchas e com baixo orçamento.
  • O níquel pode ser polido ou escovado, proporcionando um acabamento brilhante ou fosco. Como o cromo, o níquel polido é resplandecente – mas tem uma tonalidade dourada quente em vez de um azul frio. Com esta cor, os acessórios devem ter tons mais quentes de laranja, verde e marrom. O níquel escovado, às vezes chamado de estanho, dá um tom mais suave às bacias e banheiras. Como o níquel pode ser difícil de manter com o tempo, ele requer polimento regular para evitar que perca seu brilho. Se você escolher um acabamento de níquel para suas torneiras para banheiro, o níquel escovado pode ser uma escolha melhor – é mais resistente a manchas do que polidas.
  • Sabe-se que o aço inoxidável tem propriedades antibacterianas, por isso é uma boa escolha a considerar quando se pensa na manutenção a longo prazo das suas torneiras. Como o cromado, também é brilhante, mas é uma alternativa mais luxuosa, sendo mais duradoura e resistente.
  • O óleo esfregado bronze é tradicional, escuro, rico e durável. Pode ser um pouco mais caro que o cromo ou o níquel escovado.
  • O bronze dá uma aparência mais tradicional, mas pode ser emparelhado com um dissipador moderno para um olhar mais contemporâneo. Se o seu banheiro tiver um tema de madeira, o bronze polido ou escovado vai completar o visual vintage vitoriano.

Dica final: saiba a altura ideal de cada tipo de torneira

Que atire o primeiro paninho quem nunca ficou de cabelo em pé com uma pia toda molhada. 

Na hora de planejar essa parte, além de escolher o tipo de torneira para banheiro – bica alta ou bica baixa – é importante pensar no tipo de cuba: de apoio ou embutida.

Independente da sua escolha é importante ter um espaço de 10 a 15 cm entre a torneira e a cuba como você pode ver na imagem abaixo.

dica-altura-torneira-banheiro
Imagem: Reprodução/Celite.

Assim, você evita os respingos e pode lavar as mãos e escovar os dentes usando todo o espaço disponível de forma confortável.

Quer ver mais tipos de torneiras para banheiro?

A Telhanorte tem uma sessão completa com tipos de torneiras para banheiro como misturadores, monocomandos e bicas. Acesse e conheça as opções de tamanho, cores, acabamento e formas para cada formato de pia de banheiro

Acesse nossa loja virtual, selecione os produtos para sua construção ou reforma e receba tudo em casa. Você também pode visitar uma de nossas unidades físicas e comprar por telefone ou WhatsApp. 

Conheça também nossa sessão Outlet e faça suas compras com o cartão Telhanorte