Leitura: 5 min

Confira os principais modelos de escadas portátil

Conheça 4 modelos de escada portátil e saiba qual a ideal para o que você precisa

  Mesmo que você não seja um profissional que precise da escada diariamente, ter uma escada em casa pode contribuir para muitas funções, desde trocar a lâmpada até limpar uma prateleira, acessar a parte mais alta do armário e mesmo ajudar na pintura de paredes. As escadas que vamos apresentar aqui podem ser tanto de uso profissional quanto de uso doméstico.  

Tipos de escada portátil

1. Banco Escada

Esse é um modelo de escada muito comum, com muita utilidade no dia a dia residencial. Isso porque ela permite alcançar níveis mais altos de armários, ajuda a trocar lâmpadas com mais facilidade e ainda contribui para outras questões rotineiras de um lar.  Ter uma escada dessa em casa é uma mão na roda para necessidades rotineiras que exigem apenas alguns centímetros a mais de altura para que possam ser realizadas. Geralmente, esse modelo permite que você acesse de 30 a 60 cm a mais de altura. Além disso, esse tipo de escada portátil é leve e fácil de ser transportada. Por último, esse modelo de escada ainda pode ser útil como assento extra para diferentes situações e necessidades.   
Banco-escada-de-alumínio-61-cm-3-degraus-Botafogo
Banco escada de alumínio 61cm 3 degraus Botafogo (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

2. Escada articulada 

A escada articulada, ou escada em “A”,  tem uma abertura central, com degraus nos dois lados. É capaz de alcançar alturas maiores e possui diferentes possibilidades em relação ao número de degraus. É um dos modelos mais usados por pintores e eletricistas, por exemplo, por oferecerem um certo conforto para o trabalho a alturas medianas.   
Escada-de-alumínio-articulada-4x3-12-degraus-Exclusivo-Telhanorte
Escada de alumínio articulada 4×3 12 degraus Exclusivo Telhanorte (Foto: Acervo / Telhanorte)
  Preferencialmente, deve possuir travas de segurança, para oferecer mais segurança a quem utiliza, garantindo estabilidade. Se você for um profissional, lembre-se também de buscar por escadas que ofereçam acessórios como ganchos, que permitam o apoio de material como tinta e pincéis
escada-de-aluminio-articulada-4x3-12-degraus-exclusivo-telhanorte
Opções de uso da escada de alumínio articulada 4×3 12 degraus Exclusivo Telhanorte (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

3. Escada doméstica

É parecida com o modelo de escada articulada. A diferença é que esse modelo tem degraus apenas em um de seus lados, sendo a outra usada apenas como apoio para a abertura da escada. Esse modelo é mais usado em áreas domésticas e, geralmente, alcança alturas menores. 
Escada-Doméstica-de-Alumínio-7-Degraus-Botafogo
Escada Doméstica de Alumínio 7 Degraus Botafogo (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

3. Escada profissional extensiva

Como o próprio nome sugere, estamos falando de uma escada que expande seu tamanho original para um tamanho maior.É muito usada por profissionais e, mesmo sendo um pouco mais difícil de ser transportada por seu tamanho e peso, está entre os tipos de escada portátil mais usadas por pintores, eletricistas, profissionais de hidráulica e muitos outros.   

Escada extensiva de alumínio 2-9 degraus Botafogo

  Geralmente é feita de alumínio ou madeira e permite o ajuste de acordo com a necessidade de cada profissional e cada serviço. Podem possuir ganchos de segurança em sua ponta.   

4. Escada telescópica

Como dissemos acima, a escada extensível pode ser mais difícil de ser transportada. Por isso, muitos profissionais já estão optando pelo tipo de escada portátil conhecido como escada telescópica.Ela é construída de tal forma que cada degrau pode ser ajustado, logo, todos podem ser reunidos para diminuir o tamanho e espaço necessário para transporte da escada.   
escada-telescopica
Escada telescópica (Foto: Nakasaki / Reprodução)
 

Atenção à carga e à altura necessária

Acima, conhecemos os principais tipos de escada portátil tanto para profissionais como para uso doméstico. Entretanto, além do modelo, outros parâmetros devem ser observados na escolha da escada ideal para cada necessidade. Principalmente, parâmetros relacionados à segurança de uso. É fundamental garantir a análise das características que essa escada tem para conferir e garantir a segurança necessária. Por exemplo, definir a altura necessária para a escada é fundamental, afinal, emendar escadas é algo perigoso, seja para profissionais ou para uso doméstico. Por isso, é preciso garantir que a escada escolhida tenha a altura necessária para a realização de seus trabalhos. Se você lida com projetos em diferentes tipos de casa, com pé direito variável, por exemplo, as escadas extensíveis ou telescópicas podem ser a solução ideal. Além da altura, outro item de segurança a ser observado é o peso suportado pela escada. Escadas com o mesmo número de degraus podem apresentar limitações de pesos diferentes, por isso, antes de comprar, confira essas informações. Por último, mas não menos importante, lembre-se sempre de usar os equipamentos de segurança, chamados EPIs como capacete de segurança e cinto  

Onde encontrar escadas portáteis?

Para encontrar os tipos de escadas sanfonadas, articuladas, móveis e dobráveis, te convidamos a conhecer a loja virtual da TelhanorteAqui temos uma seção completa com escadas portáteis e escadas profissionais para diferentes tipos de necessidade e usos. Confira nosso outlet e aproveite as melhores formas de pagamento. Faça seu pedido e receba tudo sem sair de casa!  
Escadas de alumínio: 6 modelos e dicas para acertar
 

Edição de Vinicius Marques e João Victor Quintino

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...