home > Elétrica > Tipos de filtro de linha: como escolher o melhor para sua casa

Tipos de filtro de linha: como escolher o melhor para sua casa

tema: Elétrica
#30 - 26 de novembro de 2019

Você investe nos seus aparelhos eletroeletrônicos e deseja que eles tenham vida longa e fiquem protegidos das oscilações da rede elétrica, não é mesmo? Para isso, existem vários tipos de filtro de linha para fazer essa função.

Mas qual o melhor e como escolher um filtro de linha? Aposto que você já chegou em uma loja e foi logo perguntando pelo modelo mais barato.

Mas saiba que o barato pode sair caro se você não tiver seus aparelhos conectados a uma fonte segura e que realmente os protege.

Para te ajudar a não errar mais na escolha dos tipos de filtro de linha, respondemos neste post os pontos principais sobre esta categoria de produto para você saber escolher o melhor para sua casa. Continue lendo!

Para que serve o filtro de linha?

A principal função dos tipos de filtro de linha é proteger os aparelhos das variações que acontecem na rede elétrica. 

Como um sistema complexo, a rede de energias tem suas oscilações e algumas delas podem estragar seus produtos.

O filtro de linha tem uma estrutura interna que previne que correntes irregulares cheguem até o aparelho. 

Ou seja, você “perde” o filtro de linha, mas não seu aparelho principal. Se o filtro não for de qualidade, não poderá cumprir o seu papel de proteção adequadamente.

E, claro, o filtro de linha permite ampliar o número de tomadas disponíveis para ligar os aparelhos, sem precisar instalar uma nova caixa a cada necessidade. 

Podem ser usados para qualquer tipo de equipamento — computadores, aparelhos de áudio e vídeo, etc.

Os filtros de linha são contraindicados para eletrodomésticos como televisão, ar condicionado, máquina de lavar, geladeiras e cafeteiras.

Entendido suas funções, vamos conhecer os tipos de filtro de linha que você encontra no mercado.

Tipos de filtro de linha

Nós dividimos os tipos de filtro de linha em três categorias: simples, com entrada USB e com conexões de TV e internet.

Um mesmo produto pode agregar todas esses tipos, mas é mais comum encontrá-los aos pares. Conheça as características de cada um:

1- Filtro de linha simples

filtro-de-linha-simples

Filtro de linha 10 Tomadas Bivolt Preto – Force Line.

O tipo de filtro de linha que chamamos de simples é que que possui apenas entradas para tomadas de aparelhos eletroeletrônicos.

Todos os fabricantes já seguem o padrão de três pinos, o que permite usar o filtro sem problemas.

Um alerta: nunca arranque o terceiro pino nem das tomadas dos aparelhos e nem do próprio filtro de linha. O pino terra (o terceiro) permite o aterramento adequado dos produtos. Sem ele, a filtragem dos picos de tensão não pode ser feita como necessário. Fique atento!

2 – Filtro de linha com entrada USB

filtro-de-linha-com-usb

Filtro de linha 6 tomadas e 2 tomadas USB 1A Bivolt – Prosteel.

Já o tipo de filtro de linha com USB é um upgrade do primeiro tipo. Com inúmeros gadgets a mão, sendo o celular o mais popular, é uma mão na roda poder carregá-lo por perto.

Existem modelos de filtro de linha que possuem entradas USBs para carregar smartphones, tablets, e-readers e outros aparelhos com esse tipo de fonte de carregamento.

Então além das tomadas extras e de poder ligar eletroeletrônicos maiores, quando existe o USB, o filtro de linha ganha uma nova função.

Mas aqui também fazemos outro alerta. Antes de conectar seu precioso smartphone ao filtro de linha, confira a amperagem oferecida pelo produto que pode ser de 1 ou 2 amperes.

Os smartphones geralmente pedem 1A, já os tablets 2A. Cheque nas especificações do produto também para evitar surpresas, ou seja, a perda do aparelho.

3- Filtro de linha com conexão para telefone e internet

Se você quer proteção de todas as possíveis fontes que possam te gerar perdas, o tipo de filtro de linha com conectores para telefone e internet são os ideais. 

Esse tipo pode ser um pouco mais caro do que os dois anteriores, mas fará o trabalho de proteção completo, pois as variações elétricas também atingem as redes de telefonia e internet.

Agora que você conhece os tipos é hora de comprar, certo? Ainda não. Você precisa de mais algumas informações para fazer a escolha certa. Então vamos para o próximo tópico!

Como escolher filtro de linha

como-escolher-filtro-linha

Quantidade de joules

O joules é uma unidade de medida que mede tanto a capacidade térmica quanto a mecânica de um sistema. 

Nos tipos de filtro de linha, a capacidade de joules suportada pelo produto permite saber quanta carga de proteção ele oferece. Ou seja, até que carga ele suporta antes de parar de funcionar.

Em linhas gerais, quanto mais joules melhor o filtro de linha e mais longevidade de uso. Mas com o passar do tempo, essa capacidade de proteção tende a diminuir à medida que o filtro trabalha. 

Existem modelos que avisam quando a vida útil do produto chegou ao fim e é bastante útil ter um desses em casa. Além, claro, de um filtro extra de estoque para fazer a substituição imediata. 

Número de entradas

Na hora de comprar, você vai se deparar com modelos de quatro, seis, oito até dez tomadas. 

Para escolher o melhor modelo de filtro de linha, a dica é comprar sempre a mais do que você precisa e não a quantidade exata.

Precisa de quatro tomadas extras no momento? Compre um filtro de linha com seis entradas. Assim, você tem um produto mais dinâmico e que pode ser melhor aproveitado.

Filtro de linha é diferente de extensão

Este é um equívoco que muitas pessoas cometem, mas é importante reforçar que filtro de linha e extensão são coisas completamente diferentes.

A extensão é apenas um fio prolongado com várias tomadas e que não oferece nenhuma proteção. Manter equipamentos ligados por extensão é um risco.

Na hora de escolher o filtro e não fazer essa troca, repare na chave de liga/desliga presente em todos os tipos de filtro de linha. Observando esse item não tem erro!

Filtro de linha ou estabilizador: qual o melhor?

A escolha por comprar um estabilizador além de um dos tipos de filtro de linha dependerá de como é o fornecimento de energia onde você mora.

Se você tem aparelhos de qualidade e uma rede elétrica interna e externa adequada, não precisa ter um estabilizador.

Os aparelhos mais modernos de hoje em dia são projetados para fazer essa estabilização internamente na sua estrutura, eliminando ruídos e usando a energia adequadamente para funcionar.

Agora você está pronto para comprar!

Você conhece os tipos de filtro de linha, sabe o que analisar para escolher o melhor tipo e quando adicionar um estabilizador.

Aproveite que você está no PC (ou no celular!) e navegue pela seção de Filtros de linha do site da Telhanorte. 

Temos diversos modelos e opções de preço para garantir que você compre o produto ideal, com as melhores condições de pagamento. Vem pra Telhanorte!