Quais os tipos de luvas de segurança para profissionais? | Blog Telhanorte
home > Dicas > Quais são os tipos de luvas de segurança para profissionais?

Quais são os tipos de luvas de segurança para profissionais?

tipos-luvas-seguranca

| Dicas

 

Conheça os tipos de luvas de segurança exigidos pela norma ABNT em serviços de eletricista, pedreiro, construção civil e manuseio de produtos químicos.

 

Luvas de segurança são essenciais para garantir a proteção dos profissionais em diversas áreas de trabalho, da construção civil às indústrias siderúrgicas. Estar equipado corretamente contribui para potencializar a segurança, mas também a produtividade, seja em um trabalho doméstico ou nas atividades empresariais. Por isso é importante conhecer os tipos e suas aplicações.

Para ajudá-lo a entender melhor as especificidades dos tipos de luvas de segurança montamos um guia para explicar quais são as luvas adequadas de acordo com o tipo de trabalho. Continue lendo!

 

luvas-seguranca-trabalho-aplicacoes

Profissional com equipamentos de segurança (Foto: Pexels / Reprodução)

Tipos de luvas de segurança | GUIA de uso profissional

Para entender melhor os tipos de luvas de segurança e suas aplicações, as separamos em uma lista, de acordo com o trabalho realizado. Dessa forma, vamos ver opções para profissionais das áreas:

– Elétrica;

– Obras residenciais (pedreiros e serventes autônomos);

– Construção civil;

– Produtos químicos.

 

Cada um desses setores de trabalho exige um nível de segurança e utilizam EPIs específicas. A regulamentação que garante a segurança dos profissionais é determinada por lei. As empresas que descumprem as normas podem ser punidas e responsabilizadas por danos a saúde dos funcionários.

Quem contrata pedreiros e ajudantes para trabalhos residenciais também pode ser responsabilizados civilmente na justiça pelos acidentes na obra.

Para evitar esse cenário aprenda quais são os tipos de luvas de segurança adequados!

 

Luvas de segurança para eletricista

O maior risco dos eletricistas é levar um choque durante os trabalhos de manutenção e reparos de máquinas e circuitos elétricos.

Por isso, as luvas de segurança para esses profissionais trabalharem sem preocupações são fundamentais.

Uma informação que vale ser ressaltada é que os eletricistas devem sempre usar duas luvas em cada mão. O conjunto garante a proteção adequada para trabalhar com segurança. Dito isto:

Conjunto 1: luva de segurança isolante + luva de proteção de couro

As luvas isolantes são feitas de borracha e cobrem as mãos e os braços. Por cima, são usadas as de couro, que protegem a primeira e reforça o isolamento do corpo;

Conjunto 2: luva de segurança condutiva + luva de vaqueta

A luva de proteção condutiva é mais justa e cobre as mãos e os punhos do eletricista. Por cima, deve ser utilizada a luva de vaqueta, que completa a proteção mecânica da primeira.

 

Luvas de segurança para pedreiro

Os pedreiros também lidam com diversos tipos de materiais e ferramentas para executarem as obras e, sem a proteção adequada, ficam expostos aos riscos.

Como as mãos são fundamentais para o trabalho em reformas, elas precisam estar devidamente cobertas por alguma das luvas de segurança.

Devido a variedade de atividades que o pedreiro exerce no dia a dia, eles devem carregar consigo com mais tipos de luvas de segurança. São eles:

luvas de raspa: são grossas, usadas no manuseio e instalação de blocos de concreto, tijolo e outros materiais desgastantes ou que podem perfurar a pele;

luvas de lã pigmentada com palma antiaderente: são grossas e facilitam o trabalho com materiais abrasivos, permitindo melhor aderência e tato na hora do manuseio;

luvas de segurança anticorte: são fabricadas a partir da combinação da fibra de aramida e outros materiais altamente resistentes a cortes. Melhora o tato, protegendo o usuário, também, contra perfurações, rasgos e abrasão.

luva de látex: são as mais simples, utilizadas no trabalho com cimento, argamassa e outros produtos do gênero.

 

Luvas de segurança para construção civil

As grandes obras da construção civil exigem muitos equipamentos de proteção individual (EPIs) e as empresas são fiscalizadas para verificar o cumprimento das normas.

Como existem diversos profissionais trabalhando nos canteiros de obra, os tipos de luvas de segurança são bastante variados. Alguns exemplos são:

luvas de segurança de couro (raspa ou vaqueta): ideais para os trabalhos de carpintaria com acabamento antiaderente na palma e na ponta dos dedos para permitir pegar melhor os objetos. Muito utilizado pelos serralheiros;

luvas de segurança térmica: usadas pelos soldadores para se protegerem das altas temperaturas. Esses modelos tem revestimento interno de algodão.

 

Luvas de segurança para produtos químicos

Os produtos químicos podem causar reações alérgicas na pele e até queimá-la, a depender do composto ou da combinação de elementos usados.

Quando algum desses trabalhos vai ser executado é importante saber quais os tipos de luvas de segurança do trabalho recomendados.

Para usar o modelo certo, confira as orientações de manuseio dada pelo fabricante. O material vai depender do tipo de substância química que o profissional vai manipular.

Alguns exemplos de modelos de luvas de segurança do trabalho são:

luva de borracha nitrílica: é um tipo de borracha bastante resistente e pode ser usado em trabalhos com as graxas da manutenção de maquinário, solventes orgânicos, álcoois e óleos, tintas para pintura automobilística, misturas de substâncias agrícolas, dentre outros;

luva de borracha natural: é um modelo confortável e anatômico, usado em trabalhos com produtos químicos mais leves, como aqueles usados para limpeza doméstica e empresarial. Também é utilizado nos trabalhos da indústria farmacêutica e alimentícia;

luva de neoprene: feito com um tipo de borracha mais resistente, é usada na indústria petroquímica e metalúrgica. Resiste ao contato com substâncias como ácidos orgânicos e inorgânicos, álcoois, solventes e hidrocarbonetos;

luva de segurança PVA: são utilizadas nos serviços laboratoriais para o manuseio de solventes orgânicos hidrossolúveis concentrados.

 

Gostou de conhecer os tipos de luvas de segurança e suas aplicações?

Como mostramos em cada um dos tópicos acima, as luvas de segurança são EPIs essenciais para que diversos trabalhos sejam realizados. E além delas, outros equipamentos de segurança do trabalho são necessários para garantir a proteção dos profissionais.

Confira a seção de EPIs no site da Telhanorte e adquira luvas de segurança do trabalho e outros produtos.

Independentemente de ser uma contratação pessoal para uma obra doméstica ou mesmo para montar um kit de trabalho profissional, é importante ter e oferecer todos os recursos exigidos!

Faça a compra online e receba tudo em casa ou retire em uma das unidades perto de você!

 

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino