home > Pisos e Revestimentos > Tipos de manta impermeabilizante: veja qual aplicar na sua obra

Tipos de manta impermeabilizante: veja qual aplicar na sua obra

tema: Pisos e Revestimentos
#30 - 7 de maio de 2020

Infiltrações são um risco permanente em qualquer construção e evitá-las deve ser uma prioridade máxima de segurança. Mas você sabe quais tipos de manta impermeabilizante pode usar para proteger sua obra?

Lajes e telhados com diferentes tipos de infiltrações e vazamentos podem desestabilizar a construção e até provocar desabamentos. Escolher a manta impermeabilizante mais apropriada é essencial porque deixará sua obra protegida da ação da chuva e livre dos riscos da umidade de ambientes fechados.

A impermeabilização com manta líquida costuma ser a escolha óbvia por ser de fácil aplicação e por, em alguns casos, também ajudar no isolamento térmico e acústico. Mas há outros tipos de mantas que podem ser mais adequados para outros casos específicos.

Ninguém quer perder tempo em tarefas maçantes, como tirar mofo da parede, certo? Vamos conferir, então, quais são os tipos de manta impermeabilizante e em quais situações eles devem ser aplicados.

Tipos de manta impermeabilizante

Existem dois tipos de manta impermeabilizante para lajes, telhados e outras superfícies:

Manta líquida

Feito à base de resina acrílica, é o produto mais utilizado na impermeabilização de superfícies. Podendo ser aplicadas com rolo de pintura ou trincha, esse tipo de manta é especialmente indicado para lajes intransitáveis.

As mantas líquidas podem ser usadas para cobrir áreas expostas como lajes, muros e beirais de varanda. Além disso, podem ser aplicadas em áreas internas da casa ou misturadas a massas colantes para assentamento de alvenaria e acabamento.

Manta-liquidaCompre esse produto aqui

Já a manta líquida em telhado, por exemplo, forma uma camada protetora contra o sol e a água da chuva. Algumas marcas contêm ainda substâncias que ajudam a reduzir o calor dos ambientes.

Além disso, há vários tipos de telha que podem completar esse trabalho de isolamento térmico.

Manta asfáltica

O segundo tipo de manta impermeabilizante é indicado para quem deseja uma proteção mais potente. O produto leva asfalto modificado na sua composição e outros materiais que potencializam a durabilidade e a resistência.

Manta-AsfalticaCompre esse produto aqui

A manta asfáltica é mais indicada para locais transitáveis e área superior a 10m². Esse modelo tem formatos e acabamentos diferentes para cada tipo de superfície:

  • Manta asfáltica aderida: esse é certamente o modelo mais utilizado, uma vez que pode ser aplicado tanto em lajes de cobertura como em outras áreas descobertas, como varandas e até piscinas. A aplicação é feita por meio da aderência com maçarico ou da aderência com asfalto.
  • Manta asfáltica flutuante: nesse caso, a manta apenas envolve a superfície, sem aderir à base. Sua aplicação é especialmente indicada para locais propensos a sofrerem deformações.
  • Manta ardosiada: esse tipo de manta possui a face superior revestida com grânulos minerais (grãos de ardósia) e é recomendado para coberturas não transitáveis, como cúpulas ou edificações com pequenas deformações.
  • Manta aluminizada: trata-se de uma manta autoprotegida por ter uma camada de alumínio, o que funciona também como isolante térmico. É mais indicada para telhados e outros locais intransitáveis e podem ser autocolantes ou aplicadas com asfalto e com maçarico.

No caso dos telhados, além de escolher a manta mais apropriada, é importante também saber quais tipos de forro de teto podem fornecer mais conforto térmico e acústico para o ambiente.

Aplicação das mantas asfálticas

Como vimos acima, a aplicação da manta asfáltica é mais trabalhosa e não deve ser realizada por leigos. O trabalho requer um profissional especializado e uso de maçaricos e equipamentos de proteção individual.

Se você optar por esse modelo, certifique-se de que o profissional contratado passe uma camada grossa de argamassa por cima da manta, para proteção. Já o maçarico será usado no final, para o acabamento.

Além disso, preste atenção redobrada nos locais onde ficam os ralos e juntas. Esses são pontos mais vulneráveis no processo de impermeabilização.

Aplicação das mantas líquidas

Por sua vez, a manta líquida é bem simples e prática de ser colocada na laje. Ela já vem pronta para uso e você só vai precisar de um recipiente para misturar o produto e um rolo para fazer a aplicação.

Antes de começar a aplicação, não se esqueça de:

  • Limpar e regularizar a superfície com argamassa. No caso da manta líquida impermeabilizante para telhado, a superfície também deve estar sem rastros de gordura.
  • Secar totalmente a superfície. No caso de lajes recém-concretadas, a recomendação dos fabricantes é que se aguarde pelo menos 15 dias para aplicar a manta líquida.

Com a superfície pronta, siga essas dicas para caprichar na impermeabilização:

  • A aplicação deve ser feita em três demãos, de maneira cruzada (horizontal e vertical) e com um intervalo de três horas entre cada uma delas. Antes de começar, não se esqueça de mexer bem o produto para que ele fique homogêneo.
  • A maioria dos fabricantes sugere que a primeira demão seja diluída em água, na proporção de 10%. Já a segunda e a terceira devem ser realizadas com o produto na sua forma natural.
  • Se chover, a área tem que ser protegida com uma lona para evitar o contato com a água. E a aplicação só poderá ser retomada após alguns dias de estiagem para que a superfície esteja seca novamente.
  • A manta líquida não deve ser aplicada em superfícies abaixo de 10ºC ou acima de 35ºC. Temperaturas fora deste limite podem comprometer os processos químicos de cura do produto.
  • O tempo de secagem da manta líquida, após a finalização das três demãos, normalmente é de três dias, mas varia de acordo com a superfície. Verifique o tempo correto nas especificações do produto e faça um teste com água ou outro líquido para testar a impermeabilização.
  • O tipo de superfície também influencia no rendimento da manta líquida, mas é comum fazer um cálculo de pouco mais de meio metro quadrado para cada litro do produto. Dessa forma, um balde de 18 litros, por exemplo, é o mais indicado para superfícies de 10m².

Onde comprar manta impermeabilizante

Agora que você já sabe tudo que precisa para aplicar manta impermeabilizante em telhados e lajes, é hora de saber onde comprar a sua. E a Telhanorte é a resposta que você procura.

Além de manta impermeabilizante para laje e telhado, você também pode precisar de produtos específicos para paredes e rodapés. Visite nossa seção de Impermeabilização e Vedação e encontre tudo para proteger sua obra.

Está esperando o que pra fazer sua encomenda? Você nem precisa sair de casa. Basta acessar nossa loja virtual ou comprar pelo WhatsApp ou pelo telefone (011) 3434-3610. As compras podem ser parceladas em até 8 vezes sem juros e entregamos em todo o Brasil!