home > Tintas > 7 tipos de tinta para parede explicados

7 tipos de tinta para parede explicados

tema: Tintas
#30 - 13 de novembro de 2019

Escolher uma cor √© apenas parte da miss√£o de definir qual dos tipos de tinta para parede v√£o estar na sua casa. Porque, sim, voc√™ pode usar v√°rias op√ß√Ķes para compor cada c√īmodo de acordo com sua fun√ß√£o.

Não sabe qual tinta é melhor para sua obra ou para uma pequena reforma? Um conselho inicial: não economize em pesquisa. 

O tipo de tinta para parede que você escolher vai ser tão importante quanto a cor e pode ter um efeito importante na aparência e na vibração que você deseja alcançar. 

Continue lendo e saiba mais sobre os tipos de tinta para parede ‚ÄĒ e potencialmente evite um erro que pode consumir seu tempo e dinheiro.

Tipos de tinta para parede + acabamentos

1. Tintas à base de água

A maioria dos tipos de tinta para parede vendidas hoje é à base de água, principalmente devido à sua facilidade de uso. 

Se uma superfície tiver sido previamente pintada com um produto à base de óleo, tenha cuidado ao mudar para tinta à base de água, pois você pode ter problemas de aderência. 

Nessa situação, o recomendado é remover um pouco da tinta, lixando a parede com uma lixa de gramatura média a fina, deixando-a limpa, seca e sem brilho, a fim de evitar o descamação da nova demão.

Para os casos em que uma tinta √† base de √≥leo √© a melhor op√ß√£o, mas voc√™ deseja um produto √† base de √°gua, v√°rios profissionais recomendam tintas esmaltes √† base de √°gua ou resina alqu√≠dica sol√ļvel em √°gua.¬†

Esses materiais parecem e se comportam como op√ß√Ķes √† base de √≥leo, porque possuem boas capacidades de nivelamento para um acabamento suave.

Vantagens das tintas à base de água

Рnão requer preparação;

– evita o crescimento de mofo;

– baixos n√≠veis de emiss√Ķes t√≥xicas;

– limpeza f√°cil com √°gua;

– secagem r√°pida;

Рacabamento elástico, flexível e resistente a rachaduras;

Рpode ser usado em quase todas as superfícies;

Рcor estável ao longo do tempo, não fica amarelada ou desbota à luz do sol.

tinta-parede-base-agua

2. Tintas à base de óleo

A tinta à base de óleo pode ser usada em quase todas as superfícies de parede e é elogiada pela durabilidade e qualidade de acabamento. 

Mesmo com essas caracter√≠sticas, tenha cuidado, pois a tinta a √≥leo tem cheiro forte que pode ser bastante inc√īmodo e n√£o pode ser lavada com √°gua.¬†

Se você escolher tinta a óleo, solventes como aguarrás serão necessários para lavar pincéis ou outros materiais que tiveram contato com a tinta.

Vantagens das tintas à base de óleo:

– acabamento brilhoso;

– boa para c√īmodos com muita umidade (por exemplo, banheiro ou cozinha);

– maior tempo de secagem (ideal para fazer corre√ß√Ķes);

– bom “nivelamento” (as pinceladas criam um acabamento suave);

– acabamento resistente e dur√°vel.

tinta-parede-base-oleo

3. Tinta acrílica

As tintas acrílicas estão entre os tipos de tinta para parede mais populares do mercado. À base de água, ela também é a mais fácil de limpar. Infelizmente, esse tipo de tinta seca rapidamente, dificultando a pintura de grandes áreas. 

Tintas acrílicas e tintas a óleo não se misturam. A acrílica pode nem aderir a uma parede se ela tiver sido previamente pintada com tintas à base de óleo. As tintas acrílicas também não se misturam bem entre si. 

Se você estiver trabalhando com uma seção grande ou tentando misturar cores, tenha uma garrafa de água à mão e borrife nas paredes para ajudar a manter a tinta molhada e conseguir o melhor resultado. 

Se você fizer um esmalte com tintas acrílicas, escolha um esmalte à base de água, pois o esmalte a óleo não vai se misturar. Este tipo de tinta geralmente vem em uma lata de tamanho galão.

4. Tinta l√°tex

A tinta l√°tex tamb√©m √© √† base de √°gua, mas difere da acr√≠lico. √Č uma tinta muito vers√°til, pois pode ser usada dentro e fora de casa com a vantagem de ser f√°cil de limpar.¬†

Existem dois tipos de tinta para parede diferentes à base de látex: interior e exterior. A tinta látex geralmente é comprada em quantidades maiores que os outros tipos de tinta.

Isso a torna uma excelente opção para pintar grandes áreas. A tinta látex também pode ser usada para redução de tintas com chumbo. As tintas de látex cobrem e selam adequadamente a tinta à base de chumbo, para que a contaminação não seja possível. 

As tintas de l√°tex n√£o se misturam bem e secam rapidamente. Isso pode levar a imperfei√ß√Ķes no trabalho de pintura que podem causar descascamento.¬†

A umidade tamb√©m desempenha um fator determinante nas paredes com tinta l√°tex. Se elas estiverem muito √ļmidas, a tinta pode empelotar e n√£o vai aderir, ou continuar√° irregular e permitir√° que a tinta sob a camada de l√°tex apare√ßa.¬†

As tintas de l√°tex n√£o se d√£o bem com acabamentos falsos ou qualquer tipo de esmalte.

Acabamentos de pintura

Os acabamentos de brilho para pintura variam de acordo com o fabricante, mas compartilham algumas características comuns nos tipos de tinta para parede. 

À medida que a durabilidade melhora em todos os níveis de brilho com tintas mais tecnológicas, muitas pessoas estão encontrando maneiras criativas de misturá-las e combiná-las.

Por exemplo, pintar uma faixa de brilho total em uma parede fosca da mesma cor cria um efeito diferente e texturizado.

De acordo com o acabamento, existem mais tipos de tinta para parede como:

5. Tinta fosca

Рé a textura matte, sem brilho;

– tem uma textura aveludada;

– ajuda a esconder imperfei√ß√Ķes nas paredes e tetos;

– oferece grande profundidade de cor;

– √© geralmente considerada o ‚Äúbrilho‚ÄĚ padr√£o para paredes;

Рpode ser difícil de limpar.

6. Eggshell e tinta acetinada

Рo acetinado é um pouco mais brilhante que o eggshell;

– tem mais refletividade;

– oferecem maior durabilidade;

Рsão frequentemente usados em ambientes como cozinhas e banheiros, onde é necessária uma limpeza fácil, sem um acabamento altamente brilhante.

7. Tinta semi-brilho e brilhante

– √≥timas para cozinhas, portas, guarni√ß√Ķes de janelas, paredes de destaque e banheiros;

– s√£o os acabamentos mais reflexivos;

– s√£o altamente dur√°veis e suportam v√°rias limpezas;

Рsão tradicionalmente usados em rodapés, molduras e portas;

– pode destacar imperfei√ß√Ķes.

Dicas para n√£o errar na hora da pintura da parede

dicas-pintar-parede

Brinque com os acabamentos e os tipos de tinta para parede para personalizar cada c√īmodo da sua casa. Por exemplo, combine uma parede de detalhes com brilho com o restante pintado com tinta fosca.¬†

Claro que tudo depende de como você deseja definir a atmosfera da sua casa. Um brilho fosco proporciona uma sensação de calma e serenidade, por causa do elemento de textura. 

No outro extremo, o brilho acrescenta energia e emoção. Lembre-se de que cores mais escuras têm um brilho naturalmente mais alto (devido ao aumento do corante). Portanto, você pode considerar um brilho mais baixo ao usar uma cor de tinta mais escura.

Quanto ao acabamento eggshell e acetinado, uma dica é usá-los em espaços menores, com pouca luz natural. 

O acabamento acetinado √© √≥timo para os lavabos, pois reflete a luz para real√ßar a cor. J√° o eggshell tamb√©m √© √≥timo para cobrir imperfei√ß√Ķes nas paredes e √© resistente a arranh√Ķes.

Agora você está pronto para começar a pintar!

√Č importante lembrar que os tipos de tinta para parede que voc√™ escolher devem ser t√£o bons quanto a qualidade das¬† ferramentas com as quais voc√™ pinta.¬†

Embora você ache que os rolos ou as escovas são bons itens para economizar dinheiro, o uso de ferramentas de alta qualidade o ajudará a obter o melhor resultado.

Confira a sessão de Tintas do nosso site e compre tudo que você precisa para a parte de pintura da sua casa: massas, acessórios, verniz e stain e muito mais! 

Bateu alguma d√ļvida durante a compra? Entre em contato com a nossa equipe e esclare√ßa tudo com rapidez pelo WhatsApp!