Conheça os principais tipos de tinta | Blog Telhanorte
home > Tintas > Conheça os principais tipos de tinta

Conheça os principais tipos de tinta

como-escolher-tintas-para-sua-obra-acrilica

| Tintas

 

Conheça as composições de tinta ideais para a sua casa e saiba em que situações utilizá-las

 

Escolher cor de tinta é apenas parte da missão de definir como será a pintura da sua casa. Afinal, você pode usar várias composições diferentes para cada parede, de acordo com as funções e particularidades de cada tipo de tinta.

Caso você esteja começando a planejar a pintura de uma ou mais paredes da sua obra, não poupe tempo pesquisando tipos de tinta diferentes! A composição que você escolher será tão importante quanto a cor, afetando as percepções do ambiente reformado.

Continue lendo para conferir os tipos de tintas mais populares para a pintura da sua parede e evite assim um erro que pode consumir tempo e dinheiro.

 

Principais tipos de tinta para parede

 

1. Tinta acrílica

Tinta-Coral-Coralar-Economica-acrilica-fosca-branco-18L-833

Tinta Coral Coralar Econômica acrílica fosca branco 18L (Foto Acervo / Telhanorte)

 

Essa tinta é a mais fácil de limpar. Assim como acontece com as demais tintas solúveis em água, as acrílicas não se misturam com as tintas à base de óleo. Além disso, elas também não se misturam muito bem entre si. Esse tipo de tinta possui em sua composição grande quantidade de resina acrílica, resultando em um alto grau de impermeabilidade.

Se você estiver trabalhando com uma seção grande ou tentando misturar cores, tenha sempre uma garrafa de água à mão e borrife nas paredes, para te ajudar a manter a tinta molhada e possibilitar o melhor resultado, pois sua secagem é muito rápida. 

 

2. Tinta látex PVA

tinta-suvinil-pva-latex-classica

Tinta Suvinil Clássica Premium Maxx PVA 3,6 litros branco neve (Foto Acervo / Telhanorte)

 

Essa tinta também é à base de água, é fácil de aplicar e possui alta cobertura, além de quase não deixar cheiro. É uma tinta especialmente desenvolvida com uma fórmula que garante duas vezes mais resistência e rendimento. A tinta látex PVA é indicada para superfícies de reboco, massa acrílica, concreto, fibrocimento em ambientes externos, superfícies de massa corrida e gesso em ambientes internos que não tenham contato com água. A aplicação deve ser feita de duas a três demãos.

 

3. Esmalte sintético

Esmalte-sintetico-acetinado-Coralit-Ultraresistencia-branco-900ml-Coral

Esmalte sintético acetinado Coralit Ultraresistência branco 900ml Coral (Foto Acervo / Telhanorte)

 

Foi especialmente desenvolvido para oferecer facilidade na aplicação, proporcionando uma ótima secagem, bom alastramento e aderência. Indicado para superfícies de madeira, ferro, alumínio e galvanizados para ambientes internos e externos.

O esmalte sintético possui menor tempo entre demãos (em torno de 45 minutos), acabamento uniforme, ótima aderência e cobertura. É à base de solvente, não descasca e possui os acabamentos: fosco, acetinado e brilhante.

 

4. Tintas Epóxi

Tinta-para-banheiro-e-cozinha-Epoxi-base-agua-900ml-branco-Suvinil

Tinta para banheiro e cozinha Epóxi base água 900ml branco Suvinil (Acervo / Telhanorte)

 

A tinta epóxi é muito utilizada em pisos, por conta de sua alta resistência, durabilidade e impermeabilidade. Assim, você encontra facilmente esse tipo de pintura no chão de áreas onde há o constante tráfego de pessoas, como em escolas e hospitais.

No entanto, muitas pessoas também aplicam essa tinta em pisos e paredes de ambientes domésticos. Isso porque as superfícies pintadas com tinta epóxi apresentam um ótimo acabamento brilhoso, além de serem extremamente fáceis de limpar, devido ao bom nivelamento proporcionado pela epóxi.

É importante dizer também que tinta epóxi e revestimento epóxi não são as mesmas coisas. Apesar de ambas serem à base da mesma substância (resina epóxi), o revestimento é mais espesso e em sua composição há o plástico termofixo. 

Por essa especificidade, você encontrará o revestimento epóxi com um valor mais elevado no mercado e o seu uso é indicado apenas em pisos, principalmente de estacionamentos, quadras poliesportivas, etc. 

Já em relação à tinta epóxi, seu uso se estende a paredes e ambientes domésticos também, além do seu tempo de cura (secagem) ser mais rápido.

Caso tenha dúvidas sobre as diferenças entre a tinta epóxi e a substância que a compõe, resina epóxi, assista a essa excelente explicação, feita por Clóvis Sakam, especialista em resina epóxi.

 

 

Agora você está pronto para começar a pintar!

É importante lembrar que os tipos de tinta para parede que você escolher devem ser tão bons quanto a qualidade das  ferramentas com as quais você pintaPor mais que rolos e escovas simples são bons itens para economizar dinheiro, o uso de ferramentas de alta qualidade te ajudará a obter o melhor resultado.

Confira a sessão de Tintas no site da Telhanorte e compre tudo que você precisa para a parte de pintura da casa: massas, acessórios, verniz, stain e muito mais! Se bater qualquer dúvida durante a compra, entre em contato com a nossa equipe e esclareça tudo com rapidez pelo WhatsApp!
Prefere visitar uma de nossas lojas físicas? Consulte em nosso site nossas lojas!

 

Tinta esmalte: diferentes tipos e acabamentos

 

Edição de Vinicius Marques e Camila Alexandrino