home > Climatização > Tipos de ventiladores de teto: conheça 5 modelos incríveis e descubra como escolher o melhor para a sua casa

Tipos de ventiladores de teto: conheça 5 modelos incríveis e descubra como escolher o melhor para a sua casa

tema: Climatização
#30 - 17 de fevereiro de 2020

Colorido, cromado, mogno, branco… Com tantos tipos de ventiladores de teto disponíveis, como saber qual é o melhor?

Além da questão estética, é preciso considerar outros fatores na hora de fechar a compra, como o nível de ruído do ventilador de teto, o tamanho das pás, entre outros detalhes.

Quer saber tudo o que precisa para não errar na escolha? Então continue a leitura!

5 tipos de ventiladores de teto

O ventilador de teto é um aparelho ideal para climatizar, refrescar e ventilar os ambientes. Com baixo consumo de energia, promove a sensação de frescor no cômodo onde está instalado e também ajuda a compor a decoração.

Além disso, como grande parte dos modelos vem com luminária acoplada, o ventilador de teto ainda contribui para a iluminação do espaço.

Mas quais tipos de ventiladores de teto são os mais indicados? Tudo depende da sua necessidade e do local onde o equipamento será instalado.

Veja abaixo alguns exemplos que servirão de inspiração para você.

1. Ventilador de teto colorido

O ventilador de teto colorido nem sempre é a primeira opção de compra. Porém, pode ser o toque que faltava para deixar o espaço mais alegre e moderno.

Mas se você segue a linha mais tradicional, que tal usar esse modelo no quarto das crianças? Com certeza, elas vão adorar!

2. Ventilador de teto compacto

O que difere esse modelo dos demais é a quantidade e o tamanho das pás, que menores que as dos outros equipamentos.

Entre os tipos de ventiladores de teto disponíveis, é possível encontrar os que possuem até 6 pás.

Já no modelo compacto temos os de 2 pás, ideal para espaços com até 20m²; e os de 3 pás, que podem ser instalados em ambientes um pouco maiores.

3. Ventilador de teto cromado

O ventilador de teto cromado traz um toque moderno a qualquer ambiente. A grande vantagem desse modelo é que ele combina com qualquer paleta de cores.

Ou seja, além de deixar o ambiente mais fresco e agradável, não interfere na decoração da sua casa, nem deixa visual pesado.

4. Ventilador de teto de mogno

Entre os tipos de ventiladores de teto disponíveis, o modelo em mogno é o ideal para quem procura um visual mais tradicional.

Clássico, recebeu um toque de modernidade nos equipamentos que possuem controle remoto. As pás feitas com essa madeira cumprem perfeitamente a função de climatizar o ambiente e são perfeitas para salas de estar e de TV.

5. Ventilador de teto branco

O ventilador de teto branco é ideal para complementar ambientes que possuem uma decoração mais clean. Mas se você quiser apenas que o equipamento passe um pouco mais “despercebido”, esse modelo também atende muito bem.

Entre os tipos de ventiladores de teto branco que você vai encontrar, existem os que possuem as pás transparentes e em tom fosco. A escolha entre um e outro vai depender do visual final que quer dar ao ambiente.

Como escolher ventilador de teto

Mas é claro que os tipos de ventiladores de teto não se limitam a esses. Cada dia mais criativos e funcionais, é possível encontrar os mais variados modelos de pás, cores e luminárias que, juntos, formam equipamentos incríveis.

Mas como dito no início deste texto, não é somente a parte estética que deve ser considerada no momento da compra. Saber como escolher um ventilador de teto inclui pensar em outros detalhes.

Veja abaixo algumas dicas importantes que vão lhe ajudar a não errar!

Nível de ruído do ventilador de teto

Durante o dia o ruído emitido pode até passar despercebido, mas à noite é essencial que o equipamento emita menos barulho possível.

Assim, escolher um ventilador de teto silencioso para dormir, ou mesmo para instalar na sala de TV ou na sala de jantar sem atrapalhar seus momentos de lazer é essencial.

De modo geral, os ventiladores de teto com pás mais longas são os que emitem menos som. No entanto, sua velocidade também é reduzida.

Os que possuem mais pás também são mais silenciosos, porém o esforço do motor tende a ser maior.

Na dúvida, uma maneira de verificar o ruído é, ainda na loja, colocar o aparelho na velocidade máxima e ficar perto por uns 3 minutos para escutá-lo.

Há também alguns modelos que contam com a função noturna, deixando-o com a rotação mais lenta e com menos barulho. Os de motor de corrente contínua também ajuda nesse quesito, além de terem mais velocidade.

Vazão de ar

Considerando que o objetivo é refrescar o ambiente, a capacidade de vento que o equipamento é capaz de escoar é um critérios de compra.

A medida adotada é de m³/segundo. De acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), os valores aceitáveis são:

  • mínimo de 0,59m³/s na velocidade mínima;
  • mínimo de 1,75m³/s na velocidade máxima.

Para saber a vazão de ar ideal para a sua casa, é preciso considerar o tamanho do cômodo onde o ventilador será instalado:

  • até 10m²: vazão de até 1,7m³/s;
  • até 25m²: vazão entre 1,7 e 3,0m³/s;
  • acima de 25m²: mais de 3,0m³/s (indicada instalação de mais de um aparelho).

Potência e consumo de energia

Ainda que o ventilador de teto seja bem mais econômico que um ar-condicionado, é importante analisar o seu consumo e potência.

Quando falamos em potência, estamos nos referindo à medida de consumo de energia elétrica em watt (W). O ideal é que o equipamento tenha maior potência (vazão de ar), com o menor consumo de W.

Uma forma de verificar isso é através da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) presente nos aparelhos.

Iluminação

Lembra que falamos que a maioria dos ventiladores de teto vem com luminária? Além de deixar o ambiente mais bonito, o item ajuda a compor a iluminação do espaço.

No entanto, para garantir um bom custo-benefício, a dica é optar por lâmpadas fluorescentes compactas, ou de LED. Essa última, apesar de um pouco mais cara, dura até três vezes mais.

Dicas extras

Agora que você sabe tudo sobre os diferentes tipos de ventiladores de teto e como escolher o ideal para a sua casa, que tal algumas dicas extras?

A primeira é sobre como refrescar o quarto com ventilador. Para isso, utilize a função exaustor do aparelho. Ela mistura o ar quente que fica no teto com o frio que está mais abaixo, deixando a temperatura uniforme.

Essa função também pode ser usada no inverno para deixar o ambiente mais aconchegante.

Nossa segunda dica é sobre a instalação, que deve sempre ser feita por um profissional. Além disso, centralize o equipamento no ambiente para uma melhor distribuição do vento e respeite as distâncias mínimas indicadas entre teto, piso e paredes.

Para fechar, compre apenas ventiladores de teto de qualidade e com garantia. Na Telhanorte você encontra diversos modelos que vão deixar a sua casa muito mais bonita e agradável.

Acesse nosso site, compre on-line, pelo WhatsApp ou televendas. Se preferir, visite uma de nossas lojas espalhadas por todo o Brasil.