4 tipos de cobogó para melhorar o décor dos ambientes | Blog Telhanorte
home > Decoração > 4 tipos de cobogó para melhorar o décor dos ambientes

4 tipos de cobogó para melhorar o décor dos ambientes

cobogo-madeira-decoracao-amadeirado-divisoria-sala-estar-ambiente-interno

| Decoração

Conheça o que é cobogó, como instalar e 4 principais modelos que irão revolucionar a decoração da sua casa nessa matéria

 

Ainda que muitos os associem ao passado, os cobogós estão voltando com força total, para dar um toque especial às casas contemporâneas. Moda entre quem gosta de decorações que misturam personalidade, luminosidade e um acessórios vintage, esses elementos vazados podem combinar com diferentes cômodos da sua residência.

Já pensou que charme fazer uma parede de cobogós separando a sala de estar e a cozinha? E se eles fossem colocados na sua área externa para, em contraste com suas plantas, estilizar a fachada?

 

tipos de cobogó

Cobogó metálico em cozinha industrial (Foto: Casacor / Revista Abril / Reprodução)

 

No texto de hoje, vamos apresentar 4 tipos de cobogó para melhorar a decoração dos ambientes:

Quer conhecer mais sobre eles e ficar por dentro do assunto? Siga com a gente!

 

O que é cobogó?

O cobogó é uma peça vazada que, normalmente, é feita de cimento ou cerâmica. Sua função é completar paredes, levando mais ventilação e iluminação aos mais diferentes cômodos de uma casa.

Quando adotado na decoração, deixa o design do ambiente mais bonito e despojado. Contar com os cobogós é deixar a estrutura do seu lar muito mais moderna e divertida. E, por isso, quando você conhece quais são os tipos de cobogó existentes, fica mais fácil mapear suas opções e comprar o certo sem qualquer arrependimento.

Em suma, a diversidade de cobogós, em suas mais diferentes cores e materiais, serve justamente para contemplar gostos distintos. E, quanto mais você conhecê-los, as chances de que você fique satisfeito com sua escolha aumentam.

 

Como instalar os cobogós?

Antes de passarmos para os tipos, é importante entender que a própria instalação dos cobogós é uma forma de determinar o estilo. Mas como? É simples!

Em muitos dos casos, cobogós com diferentes formatos podem ser combinados para dar um ar mais ousado. Em outros, mesmo que sejam peças iguais, elas até mesmo podem ser instaladas em posições alternadas, variando o desenho. A depender do seu gosto, qualquer uma dessas escolhas pode ser decisiva para dar o resultado que você espera para a sua casa!

De modo geral, para que, independentemente da sua opção, você possa fazer a instalação de forma adequada, é recomendado chamar um profissional especializado. Isso, porque a distância das peças deve ser minuciosamente calculada, para que fiquem firmes e não gerem rachaduras com o tempo.

Caso opte por fazer o trabalho sozinho, mesmo sem experiência, há o risco de arranhar os cobogós ou até mesmo quebrá-los. Portanto, tome cuidado nesse momento.

 

Quais os tamanhos mais comuns dos cobogós?

Em geral, as alturas dos elementos vazados podem variar de 30cm a 40cm. Já as larguras costumam variar de 60cm a 70cm.

As dimensões costumam ser similares aos dos tijolos. Ainda assim, eles são mais comuns de serem encontrados em formatos um pouco mais quadrados, o que também pode ser um diferencial estético.

Entre as cores disponíveis de cobogó, as mais comuns são branco, cinza, branco, preto, vermelho, azul, amarelo, verde e palha. Esse amplo leque de opções facilita e muito que você saia satisfeito com a sua escolha!

 

Veja mais em: Como usar cobogó na decoração da sua casa

 

Quais são os tipos de cobogó? Conheça os 4 principais

Os cobogós podem ser encontrados com desenhos internos variados, o que é fundamental para que ele façam tanto sucesso.

Você pode adquirir desde modelos mais tradicionais, com designs geométricos e que simulem pétalas de flores, até cobogós num estilo contemporâneo. Estes últimos, normalmente, seguem padrões mais ousados para dar uma maior personalidade à sua casa. Se sua intenção for por aí, eles são perfeitos para você!

Veja abaixo os principais modelos de cobogó:

 

1. Vidro

Um dos principais tipos de cobogó é o de vidro. Eles são ideias para quem deseja ter o máximo de luminosidade em um dos cômodos, seja uma cozinha mais moderna ou uma sala, por exemplo.

cobogo-vidro

Bloco de Vidro A: 20cm X L: 20cm Diamante Ibravir para cobogó (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

2. Cerâmica

Os cobogós de cerâmica são ideias para dar um estilo mais moderno à sua casa. Para isso, eles são encontrados em vários tipos de desenho e cores, o que contribui para que atendam aos mais diferentes gostos.

tijolo-vazado-cobogo

Cobogó de tijolo cerâmico (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

3. Esmaltado

O cobogó esmaltado, por sua vez, é um feito de cerâmica e tem uma textura um pouco diferente em seu exterior. Muitas vezes, eles são mais brilhantes, sendo perfeitos para revitalizar espaços da sua casa que contam com tons mais opacos.

 

Cobogó Piazza

Cobogó Piazza esmaltado amarelo girassol Cerâmica Martins (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

4. Concreto

Por fim, o cobogó de concreto é um dos mais tradicionais. Isso, porque, ao mesmo tempo em que traz leveza e luminosidade, ele traz a robustez do concreto. Por ser mais cru, costuma ser adotado em casas de estilo mais rústico.

É importante lembrar que esses 4 tipos de cobogó podem ser encontrados em diferentes formatos. Portanto, a partir do momento em que você define seu material preferido, é importante também fazer uma pesquisa dos modelos e dimensões.

Elemento-vazado-Cobogo-Flor-concreto-39x39x7cm-cinza-Ecobloco

Bloco de cobogó (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

E aí, já sabe qual é o seu preferido?

Depois de ter conhecido os 4 principais tipos de cobogó para renovar a decoração da sua casa, continue acompanhando mais materiais por aqui. E não se esqueça, a Telhanorte é a principal aliada para a revolução que você quer fazer no seu lar!

 

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino