Leitura: 6 min

Tudo o que você precisa saber sobre tinta acrílica

Veja todas as características, vantagens e desvantagens da tinta acrílica antes de escolhe-la para pintar suas paredes
Quem nunca quis se aventurar pintando uma parede sozinho, que atire o primeiro pincel, não é mesmo? Mas para amadores de primeira viagem, é muito fácil cometer erros básicos na hora de comprar os rolos, pinceis e, claro, a tinta. Por isso, separamos tudo que você precisa saber sobre a tinta acrílica, uma das mais utilizadas em reformas domésticas!

O que é tinta acrílica?

A tinta acrílica é um tipo de tinta usada tanto em paredes externas quanto internas e tem aspectos parecidos com a tinta látex. É uma tinta solúvel em água, de secagem rápida e sua fórmula contém resinas acrílicas, o que faz com que ela tenha um alto grau de impermeabilidade. Portanto, as paredes pintadas com essa tinta podem ser lavadas com facilidade, utilizando apenas um pano úmido.

O acabamento da tinta acrílica pode ser mais brilhante comparado ao látex, mas também existem outras opções de acabamento, como o fosco. Mesmo sendo muito utilizada, por questões de adequação a determinados ambientes, aquelas do tipo acrílica costumam ser opções um pouco mais cara.

A tinta acrílica é ótima para pintar, especialmente, áreas externas, devido à sua capacidade de suportar os efeitos da radiação UV do sol e do clima. Também serve para pintar áreas que são molhadas ou limpas com frequência, como banheiro, lavabo, áreas próximas a piscinas e etc. Para obter todos os benefícios, escolha sempre uma tinta 100% acrílica e combine-a com um bom primer (tinta especial para preparação de paredes).

Veja também: Tinta seladora de parede: o que é, para que serve e como usar?
Pintura com tinta acrílica
Mulher pintando a parede com tinta acrílica roxa (Foto: blogdascores.com.br / Reprodução)

Vantagens da tinta acrílica

  • Muitas marcas têm produtos químicos antimofo em suas composições;
  • Excelente retenção de cores. Capaz de resistir aos efeitos do sol e dos raios UV por mais tempo que as tintas à base de óleo;
  • Mantém o brilho por mais tempo;
  • O retoque é mais fácil. Não mostra diferenças chamativas de brilho e cor quanto a tinta à base de óleo;
  • Seca muito rápido, permitindo que uma segunda demão seja aplicada mais cedo;
  • Odor muito fraco, quando comparado aos acabamentos alquídicos.
 

Desvantagens da tinta acrílica

A principal desvantagem é a necessidade de aplicação em várias camadas. Outra desvantagem é que a pintura precisa ser feita com muito cuidado, para não ficar marcas de pincel no resultado final. O uso de um esmalte acrílico e condicionadores de tinta pode diminuir esse efeito. Finalmente, a tinta acrílica não é tão dura quando totalmente seca. Normalmente, isso não é um problema, mas marcas de desgaste e danos podem ocorrer em áreas de tráfego intenso. Especialmente em guarnições de madeira internas, como o revestimento em base de portas.

Veja mais em: Quais os principais tipos de tinta para parede

Qual a diferença entre tinta látex e acrílica?

As tintas acrílicas e de látex são, na verdade, feitas a partir de resinas acrílicas. A principal diferença em suas composições, no entanto, reside nas bases que sustentam essas resinas. Como o acrílico possui produtos químicos, é mais elástico que o látex. A tinta acrílica se contrai e se expande melhor que a tinta látex devido a essa elasticidade, sendo mais durável. No entanto, ao contrário das tintas látex, o acrílico é inflamável, exatamente devido a esses compostos químicos. Além disso, o acrílico também é considerado mais tóxico que a tinta látex. Na pintura de superfícies, o látex é mais fácil de aplicar e seca mais rapidamente do que a tinta acrílica. Caso você queira remover a tinta látex, isso pode ser feito facilmente com água e sabão. No entanto, é difícil remover a tinta acrílica sem os devidos diluentes. Outra diferença entre elas é que as tintas de látex oferecem uma boa cobertura com menos camadas. E em relação ao custo de cada uma, a tinta acrílica tende a ser mais cara que a tinta látex.

Como aplicar

Pelas características e diferenciais da tinta acrílica, você já deve imaginar que para a aplicação também devem existir alguns cuidados especiais. Não são muitos, mas esses três cuidados para usar tinta acrílica são essenciais: 1- Prepare a superfície, lixando e depois retirando toda a poeira, para que não haja interferência no acabamento da pintura. Seja uma parede comum, de madeira, plástico ou alvenaria (não pule essa etapa!); 2- Siga corretamente as instruções do fabricante em relação à diluição da tinta, para evitar divergências no resultado final; 3- Caso você vá aplicar mais de uma demão, é importante esperar a primeira secar completamente. Se você é leigo em questão de pintura de parede ou de outros materiais, pode ser útil contratar mão de obra especializada nessa parte. A pintura, quando bem feita, tem uma vida útil bastante longa e, com certeza, você não vai querer retocá-la tão cedo, não é?

Encontre a tinta acrílica ideal para sua obra!

Agora que você já sabe o que é tinta acrílica, suas características, vantagens e desvantagens, como e onde usá-la, é hora de procurar pelo melhor preço. Comprar a melhor marca vai te ajudar a economizar muito dinheiro e trabalho no futuro. Acesse a seção de Tintas no site da Telhanorte e confira todas as opções disponíveis! Além da tinta, você também vai encontrar todos os acessórios como rolos para pintura, pincéis, lixas, bandejas, fitas, proteção, solventes e removedores e muito mais.

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício

Produtos Relacionados

Posts relacionados

A preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio...
Na hora de escolher os tipos de acabamentos ideais,...
Fazer uma reforma em casa é um trabalho que,...