Uma piscina naqueles dias de calor cai bem, né? Por isso, separamos tipo de piscina para você já se planejar e, quem sabe, ter a sua própria!
Muitas pessoas sonham em ter em sua casa, uma piscina para aqueles dias de quentes de verão, né? No entanto, para instalar uma piscina não é do dia pra noite. É necessário pesquisar os diferentes tipos disponíveis no mercado e ver qual se encaixa melhor no seu orçamento.
Para que você saiba, estão disponíveis no mercado, 3 principais tipos de piscinas: em concreto, fibra de vidro e vinil. Porém, para saber qual o melhor tipo de piscina para sua área externa, é preciso analisar critérios como:
- custo;
- projeto arquitetônico;
- tempo de duração da obra;
- manutenção e outros critérios (iremos tratar mais a seguir).
Piscina de concreto, fibra de vidro ou vinil?
Vamos conhecer os três tipos mais comuns nas construções em casas brasileiras. Acompanhe a seguir:
Concreto
Para construir uma piscina de concreto, é preciso cavar o buraco, cobrir com concreto, fixar o revestimento para piscina em azulejo ou pastilhas e impermeabilizar. Todo esse processo demora entre 2 a 4 meses para ser concluído.
O custo pode ser um problema, já que esse tipo de piscina pode ser até 3x mais cara do que as de fibra de vidro e vinil. Mesmo com esse contra no quesito instalação, ela tem um bom custo-benefício, além de valorizar o imóvel caso um dia você pense em vendê-lo: uma casa com piscina pode conquistar um adicional de 20% no valor final da casa.
Uma das vantagens da piscina de concreto é que ela se adequa perfeitamente a qualquer projeto arquitetônico criado e pode ser construída em diversos formatos. Além de ser considerada a mais resistente!
Apesar da piscina de concreto ser bastante durável, – e com a manutenção certa pode durar uma vida toda – isso não a impede de seus azulejos ou pastilhas ficarem desbotados ao longo do tempo por causa do sol.
Então, depois desse apanhado geral sobre o modelo, a seguir uma lista com as principais características da piscina de concreto:
- Tempo de instalação: de 2 a 4 meses;
- Durabilidade: muito alta;
- Custo: mais elevado do que as demais opções, podendo alcançar um custo 3x maior;
- Custo-benefício: alto a médio/longo prazo.

A piscina de concreto é a mais resistente! (Foto: Homify / Reprodução)
Fibra de vidro
O principal diferencial da piscina de fibra de vidro é que ela é pré-fabricada, ou seja, não é necessário investir em revestimentos ou impermeabilização. Para a construção, só é necessário retirar a terra e instalar a piscina já pronta.
Tudo isso faz com o tempo de instalação da piscina de fibra de vidro seja bem mais curto.
Mesmo com todas essas facilidades, a qualidade do material e a alta durabilidade não deixam de ser pontos fortes da piscina em fibra de vidro. O material é resistente e dificilmente apresentará rachaduras.
Não é o tipo de piscina mais barato mas possui um custo mais baixo que a piscina de concreto.
A manutenção e limpeza são mais simples na piscina de fibra de vidro, já que ela não possui rejunte entre azulejos/pastilhas e não acumula sujeira entre as peças.
Podem ser encontradas em diferentes formatos, como:
- retangular;
- oval;
- redondo;
- quadrado e outras opções com acessórios, como hidromassagem.
É claro que todas essas vantagens vão demandar a escolha de um fornecedor de piscinas de fibra de vidro de qualidade.
A seguir resumimos as principais características desse tipo de piscina:
- Tempo de instalação: de 1 a 2 semanas;
- Durabilidade: alta (alguns fornecedores oferecem 15 anos de garantia);
- Custo: alto, com ótimo custo-benefício agregado.

A piscina em fibra de vidro é muito fácil de limpar! (Foto: Tua Casa / Reprodução)
Vinil
A piscina de vinil tem uma estrutura construída, normalmente em alvenaria, que é coberta pelo material em vinil.
Pela necessidade de retirada de terra e construção da estrutura, o tempo para a finalização desse modelo de piscina é maior do que o da piscina de fibra de vidro; entretanto, é menor do que o investindo na construção de uma piscina de concreto.
Em média, o tempo necessário é de um mês. Também não é necessário o uso de nenhum impermeabilizante, uma vez que o próprio vinil faz este trabalho.
O vinil possuiu uma ampla gama de estampas para a cobertura da estrutura de alvenaria.
Possui uma manutenção bastante simples, mas você deve ter atenção ao usar produtos como o cloro, para não desbotar o vinil.
A seguir, as principais características desse tipo de piscina:
- Tempo de instalação: 1 mês;
- Durabilidade: do vinil é menor do que os demais materiais;
- Custo: médio.

As piscinas de vinil possuem uma variedade imensa de estampas! (Foto: Decorfácil / Reprodução)
Qual melhor tipo de piscina e onde encontrar?
Você sabia que não existe um tipo certo piscina? Cada uma se adequa melhor a um público e suas preferências! Escolha uma das opções que cabe no seu orçamento e prepare-se para se refrescar nos dias quentes, lembrando-se sempre de analisar os prós e contras!
Na Telhanorte, você encontra revestimentos para piscinas de concreto e alvenaria com preços incríveis.
Além disso, você também pode contar com o cartão de crédito da Telhanorte para parcelar suas compras em até 10 vezes sem juros!
Viste uma das nossas lojas físicas ou compre pelo site!
Edição de João Victor Quintino e Murilo Bonício