Leitura: 6 min

Saiba como fazer o descarte correto de entulho de obras

Confira 5 dicas para fazer o descarte de entulho da maneira certa, preservando o meio ambiente e evitando problemas legais
Pensando em construir ou reformar? Entre tantos detalhes que envolvem esses processos, o descarte de entulho de obra é um dos pontos que não pode ser negligenciado. Além de contribuir com o meio ambiente, o descarte correto dos resíduos da obra, impede que você tenha problemas legais. Mas, se você assim como a maioria das pessoas, tem dúvidas de qual seria a destinação correta dessas sobras, vamos esclarecer todas elas agora.

Como fazer o descarte de entulho de obra corretamente?

O primeiro passo para fazer o descarte de entulho de obra da maneira certa é entender quais materiais são considerados entulho. A resolução 307/2002 do Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, além de estabelecer todos os procedimentos de gestão da construção civil, orienta que é considerado entulho qualquer material residual de reforma, construção, escavação ou demolição. Na lista, entram materiais como blocos e tijolos, tubulações, madeiras, compensados, fiações elétricas, gesso, plástico, vidro, entre outros.

Identifique e separe os materiais

Para fazer o descarte correto dos resíduos da sua obra, você deve começar fazendo a separação dos materiais. Isso é fundamental para a destinação certa, pois, alguns são recicláveis e reutilizáveis, outros não. Assim, o descarte de entulho de obra é dividido por classes:
  • classe A: resíduos recicláveis e/ou que podem ser reutilizados, como argamassa, concreto, placas de revestimento, telhas, blocos e tijolos;
  • classe B: resíduos recicláveis feitos de vidros, madeiras, papel, plástico, metal e gesso;
  • classe C: resíduos que não podem ser reciclados ou recuperados por não possuírem tecnologia para esse fim ou por ser economicamente inviável;
  • classe D: resíduos considerados perigosos, como solventes, tintas, óleos, amianto, produtos de demolição e outros.
Material de construção reciclável

Material de construção reciclável (Foto: www.locacoesmartins.com.br/reprodução)

Informe-se sobre a legislação local

É importante fazer o descarte de entulho de obra da maneira certa para preservar o meio ambiente, mas também para que você não tenha problemas legais. A lei federal 12.305/2010 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), menciona a responsabilidade sobre o gerenciamento dos resíduos de obras e demais prosseguimentos. Além dela, cada município precisa definir suas diretrizes sobre o descarte correto dos entulhos, incluindo o licenciamento dos locais que receberão esses materiais, a reutilização, a reciclagem e o incentivo à redução.

Por isso, é importante que você verifique com a prefeitura quais são as regras para fazer o descarte corretamente. Lembrando ainda que a pessoa responsável pela obra ou reforma também é a encarregada em dar a destinação correta aos resíduos.

Veja também: Como fazer planejamento de obra? 5 dicas fundamentais

Contrate um serviço de caçamba

A melhor maneira de recolher todo o resíduo da sua obra é centralizar em uma caçamba. A contratação desse serviço é fácil e possível de ser encontrado em diferentes regiões. Trata-se de alugar temporariamente uma caçamba, que fica posicionada o mais próximo possível do local da reforma ou construção, geralmente bem na frente.

Mesmo com várias ofertas desse serviço, é fundamental que você verifique se a empresa que pretende contratar está legalizada e licenciada junto à prefeitura. Esse cuidado garante que os resíduos tenham a destinação certa e que não afetem negativamente a natureza.

Contratar uma empresa clandestina coloca a perder todo o trabalho anterior de separação do material e de preocupação com o meio ambiente.

caçamba-para-coleta-de-lixo Caçamba (Foto: G1 / Reprodução)

Atente-se às regras do uso da caçamba

É preciso também atentar-se às regras do uso de caçamba para a coleta de sobras de materiais de construção. Ainda que possa variar dependendo da região, de modo geral, a primeira orientação fica por conta da capacidade de armazenamento, que não deve ser ultrapassada. Caso isso ocorra, há duas opções: ligar para a empresa locadora da caixa estacionária e pedir que retirem os resíduos acumulados, ou contratar duas caçambas.

Neste ponto, chegamos a uma segunda regra, que é referente ao lugar onde esse item ficará estacionado. É preciso respeitar as leis de trânsito e não comprometer a circulação no local. Para evitar esse tipo de transtorno, alguns municípios autorizam a permanência dessas caixas por apenas três dias.

Para finalizar, é fundamental que somente resíduos de construção civil sejam descartados nesses recipientes. O descarte de lixo domiciliar, por exemplo, contamina os materiais e compromete a reciclagem e a reutilização.

Leve os itens recicláveis para as estações de coleta

Outra opção é recolher os materiais recicláveis e levá-los até as estações de coleta da sua cidade. A nossa dica é que, antes de comparecer a uma estação, verifique quais tipos de materiais são aceitos e qual o volume máximo que pode ser descartado. Fazer o descarte de entulho de obra dessa forma dá ainda mais certeza de que os itens reciclados serão realmente aproveitados.
Coleta de resíduos de obra civil

Coleta de resíduos de lixo de obras (Foto: www.reporterdiario.com.br/reprodução)

Como evitar desperdícios na sua obra?

Além de saber como descartar entulho de obra, veja dicas de como evitar desperdício e, por consequência, economizar dinheiro:
  • Tenha um bom planejamento do que vai ser feito;
  • Mantenha a organização, ajudando a visualizar os materiais e produtos utilizados;
  • Reaproveite os materiais que forem retirados na fase de demolição;
  • Faça os cálculos certos para comprar somente o necessário;
  • Compre produtos de qualidade, isso evita quebras, necessidade de reposição de itens e retrabalho.
Quer saber onde conseguir materiais de construção? É muito simples! Visite uma de nossas lojas físicas, ou acesse a loja virtual da Telhanorte. Nela, você ainda tem a vantagem de comprar on-line, pelo televendas ou pelo WhatsApp.

Edição Veronicca Fernandes

Posts relacionados

O isolamento térmico para paredes tem se tornado uma...
Quando se trata de escolher materiais para móveis e...