home > Climatização > Climatizador ou aquecedor? Entenda as diferenças e escolha o melhor para você!

Climatizador ou aquecedor? Entenda as diferenças e escolha o melhor para você!

tema: Climatização
#30 - 5 de março de 2020

Quem é do time que defende a importância do conforto térmico do ambiente — seja ele uma residência, um escritório ou ambiente comercial — já deve ter se questionado sobre a melhor escolha a fazer: climatizador ou aquecedor.

Ambos os equipamentos são importantes aliados na busca por espaços mais confortáveis e aconchegantes. Entretanto, há, entre eles, algumas diferenças de características que podem influenciar na decisão de escolha, como as indicações de uso e a forma de equilibrar o ambiente.

Quer entender melhor o que levar em conta antes de definir se o seu ambiente precisa de um climatizador ou aquecedor? Então prossiga na leitura!

Climatizador ou aquecedor: quais as características de cada um?

A melhor forma de definir se a escolha ideal para o seu caso é o climatizador ou aquecedor é entendendo as características de cada um.

Climatizador

A função do climatizador é tornar o ambiente mais agradável por meio de mecanismos de evaporação da água e circulação de ar.

Eles são responsáveis por uma sensação de frescor que, em muitos casos, é determinante para alcançar o conforto térmico.

Versáteis, os climatizadores podem ter as funções de ar quente e frio, que atendem às necessidades em qualquer época do ano.

Afinal, climatizador de ar quente e frio: é bom?

Já que tocamos neste assunto, vamos esclarecer uma das principais dúvidas de quem pesquisa as características do climatizador: climatizador de ar quente e frio é bom? Sem mais delongas, podemos dizer que sim, especialmente para quem vive em locais com grandes variações climáticas.

Isso porque, em regiões caracterizadas por mudanças climáticas marcantes, calor e frio tendem a ter temperaturas extremas. Neste caso, ter um equipamento versátil ajuda muito a regular o conforto térmico em ambas as ocasiões.

Embora sua função não seja diminuir a temperatura, ele auxilia no equilíbrio de sensação térmica, chegando a ajustá-la em margens de 3 a 4 graus, para mais ou para menos.

Vantagens e desvantagens do climatizador

Vantagens

  • É recomendado para quem sofre de doenças respiratórias, pois umidifica o ar;
  • Não precisa ser instalado em locais fechados;
  • Consome menos energia que um ar condicionado;

Desvantagens

  • Pouco indicado para clima quente e úmido;
  • Resfria (ou aquece) pouco o ambiente;
  • Não é indicado para locais grandes.

Aquecedor

climatizador ou aquecedor capa

Em contrapartida, o aquecedor tem como principal atribuição a tarefa de aquecer espaços. Por essa razão, é muito utilizado no período noturno e em quartos e salas, locais onde as pessoas tendem a se reunir e passar muitas horas do dia.

Os aquecedores são subdivididos de acordo com suas especificidades:

  • Equipamentos de resistência incandescente (popularmente conhecidos como elétricos);
  • Aquecedores cerâmicos (contam com uma placa cerâmica que armazena o calor gerado pela resistência elétrica)
  • Aparelhosa gás (como o nome diz, funciona com a queima de gás, não sendo muito recomendado para ambientes pequenos e fechados);
  • Aquecedores a óleo (ligado à rede elétrica, o aparelho esquenta o óleo que há no seu interior).

Vantagens e desvantagens do aquecedor

Vantagens

  • Equipamentos elétricos podem ter tamanhos portáteis e de fácil manuseio;
  • Aparelhos a gás possuem baixo consumo energético e aquecem o ambiente com rapidez;
  • Aquecedores a óleo possuem ruído nulo, sendo uma ótima alternativa para aquecimento noturno.

Desvantagens

  • Equipamentos elétricos de pequeno porte são recomendados apenas para ambientes pequenos;
  • Aquecedores a óleo levam mais tempo para aquecer os ambientes;
  • Aparelhos a gás costumam ser pesados e de difícil mobilidade.

Climatizador ou aquecedor: o que levar em conta antes de escolher o melhor para o seu caso?

Além da necessidade do cômodo (aquecer, resfriar ou equilibrar a temperatura), também é preciso levar em consideração os prós e contras de cada equipamento para definir, entre climatizador ou aquecedor, qual é o ideal para o seu caso.

Por exemplo, se você vive em um lugar com temperaturas bem definidas, provavelmente não usará o seu aquecedor durante todo o ano, já que no verão ele será dispensável. O climatizador, em contrapartida, é preparado para atuar em ambientes quentes ou frios, embora não seja a opção mais indicada para temperaturas extremas ou para ambientes muito grandes.

Qual a diferença entre climatizador e ar condicionado?

Outra dúvida comum no momento de escolha do melhor equipamento de regulação de temperatura é sobre a compreensão da diferença entre climatizador e ar condicionado. Isso porque ambos os aparelhos têm formas de funcionamento semelhantes.

Entretanto, a maior diferença entre os dois equipamentos diz respeito à forma de funcionamento.

Em sua essência, o ar condicionado promove a troca da temperatura do ambiente externo com o ambiente interno. Enquanto isso, o climatizador apenas refresca o ambiente, funcionando como uma espécie de ventilador acoplado a um reservatório de água.

Resumindo…

Depois de ler sobre tantos equipamentos, características, formas de funcionamento e principais diferenças, a escolha deve estar parecendo ainda mais difícil, não é mesmo?

Mas não se preocupe! Fizemos um resumo com as principais informações sobre climatizador ou aquecedor para te ajudar a tomar a decisão:

Aquecedor: tem como função deixar o ambiente mais quentinho. É recomendado para ambientes que, em geral, possuam temperaturas iguais ou inferiores a 25 graus.

Climatizador: seu objetivo é otimizar a sensação térmica, amenizando temperaturas extremas.

Agora ficou mais fácil escolher entre climatizador ou aquecedor, certo?

Nossa sugestão é que, após esta leitura, você corra para a seção de climatização no site da Telhanorte e conheça todas as nossas soluções para tornar seus ambientes mais agradáveis e aconchegantes! Que tal?