Leitura: 5 min

Saiba escolher entre climatizador e aquecedor

Quer entender melhor o que levar em conta antes de definir se o seu ambiente precisa de um climatizador ou aquecedor? Então prossiga na leitura!

 

Quem é do time que defende a importância do conforto térmico do ambiente — seja ele uma residência, um escritório ou ambiente comercial — já deve ter se questionado sobre a melhor escolha a fazer: climatizador ou aquecedor?

Ambos os equipamentos são importantes aliados na busca por espaços mais confortáveis e aconchegantes. Entretanto, há, entre eles, algumas diferenças nas características que podem influenciar na decisão de escolha, como as indicações de uso e a forma de equilibrar o ambiente.

A melhor forma de definir se a escolha ideal para o seu caso é o climatizador ou aquecedor é entendendo as características de cada um.

 

Climatizador

A função do climatizador é tornar o ambiente mais agradável por meio de mecanismos de evaporação da água e circulação de ar. Eles são responsáveis por uma sensação de frescor que, em muitos casos, é determinante para alcançar o conforto térmico.

Versáteis, os climatizadores podem ter as funções de ar quente e frio, que atendem às necessidades em qualquer época do ano.

 

Afinal, climatizador de ar quente e frio é bom?

Já que tocamos neste assunto, vamos esclarecer uma das principais dúvidas de quem pesquisa as características desse aparelho: climatizador de ar quente e frio é bom? Sem mais delongas, podemos dizer que sim, especialmente para quem vive em locais com grandes variações climáticas.

Isso porque, em regiões caracterizadas por mudanças climáticas marcantes, calor e frio tendem a ter temperaturas extremas. Neste caso, ter um equipamento versátil ajuda (e muito!) a regular o conforto térmico em ambas as ocasiões.

Embora sua função não seja diminuir a temperatura, ele auxilia no equilíbrio de sensação térmica, chegando a ajustá-la em margens de 3 a 4 graus, para mais ou para menos.

 

Vantagens do climatizador

  • É recomendado para quem sofre de doenças respiratórias, pois umidifica o ar;
  • Não precisa ser instalado somente em locais fechados;
  • Consome menos energia que um ar condicionado.

 

Desvantagens do climatizador

  • Pouco indicado para clima quente e úmido;
  • Resfria (ou aquece) pouco o ambiente;
  • Não é indicado para locais grandes.

 

Aquecedor

Em contrapartida, o aquecedor tem como principal atribuição a tarefa de aquecer espaços. Por essa razão, é muito utilizado no período noturno e em quartos e salas, locais onde as pessoas tendem a se reunir e passar muitas horas do dia.

Os aquecedores são subdivididos de acordo com suas especificidades:

  • Equipamentos de resistência incandescente (popularmente conhecidos como elétricos);
  • Aquecedores cerâmicos (contam com uma placa cerâmica que armazena o calor gerado pela resistência elétrica);
  • Aparelhos a gás (como o nome diz, funcionam com a queima de gás, não sendo muito recomendados para ambientes pequenos e fechados);
  • Aquecedores a óleo (ligados à rede elétrica, esquentam o óleo que há no interior).

 

Vantagens do aquecedor

  • Equipamentos elétricos podem ter tamanhos portáteis e de fácil manuseio;
  • Aparelhos a gás possuem baixo consumo energético e aquecem o ambiente com rapidez;
  • Aquecedores a óleo possuem ruído nulo, sendo uma ótima alternativa para aquecimento noturno.

 

Desvantagens do aquecedor

  • Equipamentos elétricos de pequeno porte são recomendados apenas para ambientes pequenos;
  • Aparelhos a gás costumam ser pesados e de difícil mobilidade;
  • Aquecedores a óleo levam mais tempo para aquecer os ambientes.

 

Climatizador ou aquecedor: o que levar em conta antes de escolher o melhor para o seu caso?

Além da necessidade do cômodo (aquecer, resfriar ou equilibrar a temperatura), também é preciso levar em consideração os prós e contras de cada equipamento para definir, entre climatizador ou aquecedor, qual é o ideal para você.

Por exemplo, se você vive em um lugar com temperaturas bem definidas, provavelmente não usará o seu aquecedor durante todo o ano, já que no verão ele será dispensável. O climatizador, em contrapartida, é preparado para atuar em ambientes quentes ou frios, embora não seja a opção mais indicada para temperaturas extremas ou para ambientes muito grandes.

 

Qual a diferença entre climatizador e ar condicionado?

Outra dúvida comum no momento de escolha do melhor equipamento de regulação de temperatura é acerca da diferença entre climatizador e ar condicionado. Isso porque ambos os aparelhos têm formas de funcionamento semelhantes. Entretanto, a maior diferença entre os dois equipamentos diz respeito à forma de funcionamento.

Em sua essência, o ar condicionado promove a troca da temperatura do ambiente externo com o ambiente interno. Enquanto isso, o climatizador apenas refresca o ambiente, funcionando como uma espécie de ventilador acoplado a um reservatório de água.

 

Gostou das dicas?

Depois de ler tanto sobre os equipamentos, características, formas de funcionamento e principais diferenças, a escolha ficou mais fácil, certo? Nossa sugestão é que, após esta leitura, você corra para a seção de climatização no site da Telhanorte e conheça todas as nossas soluções para tornar seus ambientes mais agradáveis e aconchegantes! Que tal deixar seu ambiente ainda mais confortável, hoje mesmo?

 

Edição de Murilo Bonício e João Victor Quintino

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...