home > Iluminação > Como calcular quantidade de lâmpadas por m²: fórmulas, variáveis e exemplo

Como calcular quantidade de lâmpadas por m²: fórmulas, variáveis e exemplo

tema: Iluminação
#30 - 26 de agosto de 2019

É muito comum que seu engenheiro ou arquiteto sejam os responsáveis por definir quantas lâmpadas serão necessárias para o ambiente que você está construindo ou reformando. Entretanto, também é interessante que você saiba como calcular quantidade de lâmpadas por m².

A seguir, vamos abordar quais os níveis de iluminação você precisará em diferentes ambientes de sua casa e para diferentes atividades, e como calcular a quantidade de lâmpadas por ambiente. .

Unidades de iluminação

Não podemos falar muito mais sobre o método de como calcular quantidade de lâmpadas por m² sem antes darmos uma olhada em como medimos a luz. Aqui estão algumas palavras que você precisa saber para fazer o resto deste conteúdo fazer sentido.

Lúmen

De maneira simples, um lúmen (símbolo lm) é uma medida da quantidade total de luz visível emitida por uma fonte em qualquer direção específica. Também entendido como fluxo luminoso.

Lux

Lux é uma maneira de medir a quantidade de luz que existe em uma determinada área de superfície.

[Tutorial] Como calcular quantidade de lâmpadas por m²?

Para ficar mais didático e assim mais fácil de compreender como fazer o cálculo para iluminação de ambiente, separamos a descoberta em 3 etapas simples. Antes, entretanto pegue uma calculadora, para não precisar ficar quebrando muito a cabeça.

Etapa 1: Descubra quantos lux você precisa

A tabela de iluminação abaixo informa quantos lux você precisa em cada cômodo ou para cada tarefas.

Os valores indicados abaixo visam garantir segurança e conforto de cada ambiente, e claro podem variar de acordo com fatores diversos, como a incidência de iluminação solar.

Como as atividades realizadas em cada cômodo de uma casa são diferentes, a quantidade de lux necessários para iluminação também é diferente para cada ambiente. Para tornar mais fácil o processo de como calcular a quantidade de lâmpadas por ambiente, criou-se uma padronização de lux por ambiente. Alguns exemplos são os abaixo:

  • Cozinha: 300 lux.
  • Bancada da cozinha: 750 lux.
  • Quarto: 300 lux.
  • Banheiro: 300 lux.
  • Sala de estar: 300 lux
  • Área de serviço: 200 lux
  • Sala de jantar: 200 lux
  • Escritório: 300 lux

Com essa “tabela” em mãos, vamos seguir para o próximo passo e aprender como calcular quantidade de lâmpadas por m² para uma cozinha. Antes, entretanto, é preciso que você memorize que, segundo a tabela acima, precisamos de 300 lux para a cozinha.

Etapa 2 –  Como calcular lumens por metro quadrado

Digamos que temos uma cozinha de 4m x 3m. Devemos multiplicar esses dois números para obter uma área de 12 m².

Para aprender como calcular quantidade de lâmpadas por m², precisamos descobrir a quantidade de lumens necessários. Para isso, multiplicamos o requisito de lux do passo 1 pela área do local. Isso nos dá:

12 x 300 = 3600 lumens

Esse é o valor responde a pergunta sobre como calcular lumens por metro quadrado em um ambiente.

Etapa 3 – Calcule quantas lâmpadas você precisa

O número de lúmens que uma lâmpada atinge é geralmente rotulado na embalagem. No exemplo abaixo o valor em lúmens é de 560lm.

como calcular quantidade de lampadas por m2

Digamos que quiséssemos usar essa lâmpada de LED para a iluminação da cozinha. Para  calcular quantidade de lâmpadas por m² precisamos dividir o número de lúmens necessários para iluminar a cozinha, pelo número de lúmens oferecidos pela lâmpada.

No exemplo que usamos aqui de como calcular quantidade de lâmpadas por m² o cálculo seria:

3600/560 = 6,42

Isso significa que precisamos de 7 lâmpadas para iluminar a cozinha de maneira satisfatória, com a lâmpada acima.

O número de lâmpadas vai variar de acordo com fatores como tamanho do cômodo e fluxo luminoso da lâmpada.

A importância de saber como calcular a quantidade de lâmpadas por ambiente

O planejamento e a finalização da parte elétrica é um dos momentos mais delicados de uma obra ou reforma. Ela exige atenção redobrada para que não falte nada no resultado final. Um erro em como calcular quantidade de lâmpadas por m² pode ser muito prejudicial para a usabilidade do ambiente, impedindo que os moradores utilizem o espaço da maneira mais satisfatória possível.

Cômodos usados para a realização de atividades mais complexas como cozinhar, costurar e ler, não podem correr o risco de ficarem com pouca iluminação.

Por isso, novamente, é importante que você esteja atento em como calcular quantidade de lâmpadas por m² e acompanhe de perto a inclusão desses pontos de luz. Ao contrário, você corre o risco de ter ambientes escuros ou com luz em excesso. Para consertar esse problema, apenas começando o quebra-quebra de novo!

Contar com o apoio de um profissional é fundamental para todo o processo, então, acesse o arquiteto de bolso da Telhanorte.

  • Elimine todas as suas dúvidas com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores.
  • Visualize seu espaço em 3D e obtenha uma lista com produtos, quantidades e preços.
  • Resolva 1 ambiente em até 2 horas de consultoria 100% online.

Nossa loja virtual e unidades físicas também contam com um departamento de Elétrica completo para atender sua obra, como caixas e quadros elétricos, disjuntores e fusíveis, fios e cabos e mais. Você também pode comprar todas as lâmpadas do seu projeto dentro do setor de Iluminação. Aqui você encontra LED, fluorescente, halógenas, lâmpadas de filamento e mistas.

Acesse nosso setor de lâmpadas e faça um orçamento gratuito.